Minha experiência na Brasil FurFest 2024

A Brasil FurFest 2024 aconteceu entre os dias 19 e 21 de Julho e resolvi relatar a minha experiência com a edição desse ano. Gostei muito dessa edição.

A Brasil FurFest já passou. Coloquei tudo o que eu esperava dessa edição da Brasil FurFest no post da quinta-feira antes do evento acontecer, e agora é ver se o evento ao menos aprendeu com os seus erros. E essa é uma segunda parte para aquele post.

Dessa vez, estou participando como um mero espectador, ao contrário da Brasil FurFest de 2022 e da de 2023: não estou participando do Bazar e também não tinha nada a falar que daria conta de uma palestra. Dito isso, isso é tudo o que aconteceu no evento desse ano.

Antes da Brasil FurFest

Claro, que sempre tem que ter o “Antes da Brasil FurFest”. Dessa vez, não teve a preparação para o Bazar, até porque eu não estou participando nesse ano do Bazar, mas tiveram algumas pequenas coisinhas que eu gostaria de compartilhar.

Claro que também antes de qualquer preparativos, fui para o Rio de Janeiro comprar uma caralhada de Guaracamp para levar para a Brasil FurFest, distribuir para alguns amigos e levar para algumas atrações.

A Badge para a Brasil FurFest 2024

Sei que a temática era ser de “Hotel Assombrado”, mas não consegui nenhuma ideia que eu conseguisse executar e que ficasse boa.

Felizmente, um desenho me deu uma excelente ideia para um desenho para a Badge, e que foi esse desenho em que eu simplesmente amei e que afastou qualquer ideia de fazer um desenho com alguma inspiração no tema do evento. E o desenho em questão foi esse, do Romeo num Jardim na casa dele.

E assim como no ano passado, eu fiz uma Badge dobrável, mas consegui melhorar bastante o processo e ela ficou bem mais fina e leve. Também refiz o desenho que eu gostei, e de uma forma que ele ficasse adequada para o novo tamanho das Badges: 175 mm x 110 mm.

O que eu esperava

Eu serei bem sincero: Eu não esperava nada desse evento. Tipo, a minha expectativa não era de que o evento seria tão grandioso quando fora outrora, mas eu não queria que o evento fosse um desastre completo.

Resumindo, as minhas expectativas eram baixas. Justamente para eu não me decepcionar com o evento, como foi no ano anterior. Pensei que talvez isso me ajudasse a não me frustrar tanto com o evento, caso o evento fosse um desastre.

Credenciamento do Evento

Fiz o Credenciamento na Quinta, antes do evento ocorrer. E apesar do caos por estarem usando um novo sistema para Credenciamento e o fato do pessoal estar um pouco perdido, o Credenciamento foi relativamente tranquilo.

E o evento parecia que estava com uma vibe melhor do que o evento do ano passado, e não sei se é pela minha expectativa baixíssima ou se o evento realmente estava melhor. Só sei que o evento parecia estar bem mais leve.

Os Brindes da Brasil FurFest 2024

E quando resgatei os brindes do evento, vi que ao menos tiveram algum empenho a mais nos brindes do que na edição passada.

A novidade dessa Brasil FurFest é uma pulseira em que o participante tem que usar durante o evento inteiro.

A Pulseira da Brasil FurFest. Não perca ela.

E serei sincero: Gostei muito dos brindes desse ano. Deu para ver que nesse ano eles capricharam bastante

Decoração, um capítulo a parte

A decoração do Evento, foi um capítulo a parte. Ao contrário do ano passado, em que a decoração foi bem fraca, nesse ano a decoração foi cheia de pequenos detalhes que fizeram a decoração ser especial e dava para perceber que teve um carinho especial. Como esses banners:

Indo para o Jardim tinha algumas lápides com os nomes de cada membro da Staff e da Cúpula e claro, com piadinhas se referindo ao nome ou alguma característica do membro.

Outro detalhe, são essas flores que tem olhos. Elas estavam por vasos em cada mesinha no corredor dos Andares da Convenção e do Lobby do Hotel. É um detalhe bem interessante.

E outro detalhe bem interessante foram os pôsteres que estavam espalhados pelo evento e que seriam versões Furries de alguns filmes de Terror. Ao menos, consegui reconhecer dois filmes: Frankstein e Jogos Mortais.

Durante o Evento

E depois de falar sobre o que ocorreu antes do evento, agora é hora de falar sobre o evento em si, sobre o que ocorreu em cada um dos primeiros dias.

Sexta-Feira, apenas o começo

Fizemos um bom rolê de VLT por Santos, e com isso acabamos atrasando um bocado para o evento. Fomos de Santos a São Vicente, retornamos para o Airbnb, nos arrumamos e fomos para o Sheraton Santos Hotel ver a Cerimônia de Abertura e algumas coisitas mais.

Cerimônia de Abertura do evento

Tirando o Caos da parte final e da tortada na cara da Ruby – que já virou tradição no evento -, todo o resto ocorreu relativamente bem. E dava para perceber que o evento estava bem cheio.

Claro, encontrei alguns Fursuiters fofíssimos por aqui, como Yuki, uma raposa fofíssima que encontrei por aí no evento. E também um velho conhecido de Fandom que há tempos eu não via ele.

Uma Selfie com o Klaus e Yuki, um fursuiter fofíssimo
Uma Selfie com o Klaus e Yuki, um fursuiter fofíssimo. E como essa raposinha é fofa!

Também me encontrei com o Theo Young, outro velho conhecido e que de vez em quando encontro ele em alguns eventos.

Uma foto com o Theo Young

Também encontrei outros fursuiters bem criativos como esse carinha com uma Caixa com um rostinho desenhado e esse outra fursuit roxinha que ficou bem fofa.

E claro, tirei uma foto com a Convidada de Honra, a Telephone. Que é ainda mais fofa pessoalmente.

A Minha foto com a Telephone, convidada de honra dessa edição.

Uma Preparação para a Balloon Party e correndo como uma Maid no mercado

E depois da Cerimônia de Abertura, uma proposta decorosa de uma amiga minha: Fazer a Balloon Party no quarto dela no Sheraton, lá no quarto 2010. Com muito mais espaço, mas tendo que alterar o dia da Ballon Party. E com um horário mais reduzido: Da meia-noite até as três e quinze da manhã.

E nisso, tivemos que correr bastante para podermos fazermos a Balloon Party, afinal depois das dez da noite, nada mais fica aberto em Santos. A não ser algumas poucas farmácias que ficam abertas até as onze da noite e uma Farmácia 24 horas.

E corremos tanto, que eu e mais um amigo fomos com as roupas de Maid para o mercado mais próximo para pegarmos o que precisaríamos para a festa. Depois disso, descarregamos tudo no Airbnb e voltamos para o Sheraton para o Meet and Greet das Maids.

E antes de chegar no Meet and Greet, me encontrei com o Eddy, que estava muito bem caracterizado com o tema desse ano.

Eddy the Teddy, como sempre muito bem caracterizado

Meet and Greet das Maids

Eu adorei esse Meet and Greet. Acabei indo de cara limpa mesmo, afinal não havia levado a Fursuit do Romeo, pois ela estava bem velhinha, precisava de reparos e eu estava com bagagens demais.

E por lá encontrei aquele fursuiter fofíssimo que eu tinha encontrado mais cedo. Essa foi a segunda vez que teve essa atividade na Brasil FurFest e ela melhorou um bocado. E como gostei muito da fursuit de Yuki, eu tirei mais uma foto com ele nesse Meet.

Mais uma foto com Yuki, aquele fursuiter fofíssimo.

Da madrugada da Sexta para o Sábado, uma Balloon Party fora do padrão

E depois foi a hora de fazer a Balloon Party! Essa foi uma festa que gostei muito, e que seria feita tradicionalmente no Sábado para Domingo, mas que acabou sendo antecipada. Enchemos balões e jogamos conversa fora, como deve ser em toda boa festa.

E dessa vez, consegui ficar até o final da festa, e ajudei a esvaziar as bexigas e a limpar o quarto, para sairmos às quatro da manhã do sábado.

Sábado, apenas correria

No Sábado, foi uma bela correria. Tudo porque o que há mais de interessante está no Sábado. Dessa vez, pude aproveitar um pouco mais do evento do que nos anos anteriores, pois eu não estava vendendo coisas no Bazar.

Querida, torrei o cartão no Bazar!

Assim como na Brasil FurFest 2019, eu estava do outro lado do balcão. Decidi dar uma olhada no Bazar, e entre muitas mesinhas, eu comprei algumas coisas. E quero falar sobre algumas das mesas que eu vi por lá. E como não pode deixar de ser, vi outra fursuit bem fofinha por lá.

Um coelho bem fofo que encontrei perambulando pelo Bazar.
Algumas mesas de alguns amigos e de artistas fofíssimos

A primeira mesa que eu gostaria de falar, é das Criações Bakster. A Kyara é uma Maker que evoluiu bastante e que diria que hoje em dia vale a pena comissionar com ela. E a mesa dela estava uma graça.

A mesa das Criações Bakster. Vale muito a pena acompanhar [Telegram].

Outra mesa bem adorável, era a do Mundo de Cass Moon. E meu Deus, as coisas que ela estava vendendo estavam muito fofas! Era um item mais fofo que o outro.

A mesa d’O Mundo de Cass Moon. Outra pessoa que vale a pena acompanhar [Telegram].

Outra artista Fofíssima que estava por lá era a Rachel Loal. Todos os itens estavam muito bonitinhos, e ela é outra artista que vale muito a pena acompanhar.

A mesa da Rachel Loal. Também vale a pena acompanhar ela [Telegram].

E mais uma pessoa fofíssima que estava no Bazar era o Katsumi. Ele estava vendendo chaveirinhos e outras coisinhas que ficaram bem fofinhas. Ele é um artista que gosto bastante e que tem bastante potencial.

A mesa do Katsumi, que tinha um monte de coisinhas fofas. É um artista que vale a pena acompanhar [Telegram]

E por fim, um artista que eu conheci pessoalmente por lá, que foi o Kiro. Esse é um artista que acompanho bastante no Telegram e que eu adoro as artes dele. E lá estava outra artista que gostei muito.

Mesa da Suki e do Kiro. Dois artistas que valem a pena acompanhar, tanto o Kiro [Telegram] como a Suki [Telegram].
As mesas das quais eu comprei algumas coisinhas

Eu fui com um objetivo no Bazar: Comprar coisinhas pequenas, principalmente Bottons para a minha coleção e para usar em eventos por aí. Assim, fui comprando essas coisinhas em algumas mesas que vi no Bazar.

Pulim e Vega

Assim, uma das primeiras mesas na quais eu comprei alguma coisinha, foi no Pulim e Vega. Eles estavam vendendo coisas fofíssimas, e acabei comprando três bottons que eu gostei muito.

Pulim e Vega, um casal que vale muito a pena acompanhar o canal deles [Telegram]
FurStok

Depois disso, passei no FurStok. O pessoal do FurStok sempre fazem coisinhas bem legais, tanto em madeira como em impressão 3D. E nessa mesa, comprei uma raposinha bem fofinha, e pronta para colorir e alguns chaveiros de madeira que eu gostei muito.

FurStok, sempre fazendo coisinhas legais em Madeira e impressão 3D
Akapan

Também dei uma passada na mesa do Akapan. Ele estava vendendo o Passaporte Furry, que é um caderninho bem fofinho para pegar autógrafos de outros furries por aí, e que pra mim é uma ideia bem legal.

E claro, o Akapan é quem fez os quadrinhos do Beto e Bobby, que são bem fofinhos e que acho bem adoráveis. E vi que tinha alguns Bottons de Estados do Brasil, e assim comprei um Botton do estado de São Paulo e da bandeira do Brasil.

Akapan, uma pessoa fofíssima, vendendo coisas bem fofinhas [Telegram].
Felipe Marcantonio

Outra mesa que também dei uma passadinha foi a do Felipe Marcantonio, que é um quadrinista Furry, que tem um quadrinho com um coelho que gostei muito. E como não poderia deixar de ser, comprei um pôster A4 do Pascoale.

Felipe Marcantonio, um quadrinista Furry de quem ainda quero comprar os quadrinhos.
Patas

Também dei uma olhada na mesa do Patas, e tinha vários itens que eu gostei. E como gostei da maioria dos itens, decidi levar um Kit que vinha um pequeno Conbook, um Chaveiro com um Abridor de Garrafas, uma caneta, um Botton, um Caderninho e um Cordão de Badge. São itens bem simples e adoráveis.

A mesinha do Patas! Itens bem fofinhos do evento [Canal de Anúncios no Telegram]
Daieny Schuttz

Depois passei pela mesa da Daieny Schuttz. E meu Deus, que itens mais fofinhos! A Daieny é uma artista bem fofinha e que faz itens incrivelmente fofos! E dela comprei três Bottons e um Bloquinho bem fofinho e adorável.

Daieny Schuttz, especialista em Fofura. E em Pitayas [Site | Telegram].
Tayroth Creations

Também fui para a mesa da Tayroth. E por lá, comprei três bottons: Um do Clube dos Coelhos e um do Clube das Raposas para o Romeo e o do Clube dos Gatos para o Mocha.

Tayroth, mais uma mesa bem fofinha. [Telegram]

E a Tayroth tinha mais coisas que estavam sendo vendidas além dos Bottons, como Copos e Plaquinhas. Talvez eu compre numa outra oportunidade.

Furs

Mais uma mesa que gostei muito! Aqui tinha bastante coisa sendo vendida, desde Bottons até Sprays para limpar fursuits. E sabe aquele aviso de “Alto em Açúcar” que tem em Doces e outras coisas? Então. Comprei um Botton de “Alto em Fofura”, que acho que combinaria com o Romeo ou o Mocha.

Tinham várias coisinhas bem bonitinhas [Telegram]
Deericorn Creations

E por fim, a mesa da Deericorn Creations. Nessa mesa, comprei apenas uma Camiseta que eu gostei muito e que achei que combinaria muito com o Nicco ou o Hideo: “Em minha defesa, fui deixado sem supervisão”. Simplesmente adorei essa camisa. E de brinde, peguei uma Badge do Clube Felino para usar com o Mocha.

Deericorn e suas camisetas fofinhas [Telegram]
Jinlong

Também dei uma passada na mesa da Jinlong. Acabei não tirando foto da mesa dela, mas também comprei por lá dois Bottons: O do Time Raposa e o do Time Coelho para usar com o Romeo. Eu queria esses Bottons desde o ano passado, e finalmente comprei eles.

Outra artista que vale a pena acompanhar [Telegram]

Assistindo a Fursuit Parade

Novamente eu não estava na Fursuit Parade, mas eu estava lá assistindo e vi um monte de Fursuits bem legais, mas teve uma em especial que me chamou muita atenção: Um Protogen. É incrível como esse tipo de Fursuit me chama atenção. Eu acho isso muito legal! E claro, que depois da Fursuit Parade tirei uma foto desse Protogen.

Simplesmente adorei esse Protogen. Ficou bem fofinho.

E claro, o Zeng estava lá, e com isso tirei uma Selfie com o Zeng, Acir e mais dois Furries.

Apenas uma fotinha com o Zeng, o mago das Fursuits.

Trocando Guloseimas com os amiguinhos

Depois da Fursuit Parade, fui para a troca de Guloseimas. Acabei levando um dos Guaracamp que eu havia comprado no Rio de Janeiro, e fui preparando um monte de copinhos de Guaracamp e dando para o pessoal.

E teve um que amou esse suco Carioca. Tanto que essa pessoa bebeu uns quatro ou cinco copinhos de Guaracamp. Claro, experimentei um Doritos extremamente ardido, alguns doces argentinos e algumas coisas mais.

E pela primeira vez, experimentei a Gengibirra da Cini. E essa bebida é deliciosa! Mas por algum motivo, a Troca de Guloseimas que era para durar duas horas, acabou durando apenas uma hora. Mas fora isso, foi uma boa atividade.

Uma passadinha na Sala de Desenhos

Também dei uma passadinha na Sala de Desenhos, para um pequeno Meet and Greet dos Artistas. Apesar de ter pegado essa atividade bem no finalzinho, continuei na Sala por um tempo junto com o Renato, Acir e outros artistas.

Conversamos por um bom tempo, trocamos dicas e conhecimento. Acabei sentindo um pouco de sono e acabei até puxando um ronco e acordei perto da hora de subir para o quarto 1515 para fazer a outra edição da Balloon Party.

A Balloon Party que acabei perdendo

Também teve mais uma edição da Balloon Party no mesmo evento. E essa edição da Balloon Party estava literalmente competindo com o After Dark da Brasil FurFest. E seria interessante para definir qual seria o dia da Ballon Party: Na Sexta ou no Sábado.

Porém, eu simplesmente acabei não participando pois o meu cérebro resolver falar “Nah, vou dormir, boa noite”. Deitei na cama, para me esquentar um pouco e simplesmente apaguei. Só fui acordar no final da festa, às três e meia da manhã! Então acabei não vendo muita coisa da festa.

Domingo, um bom final

E por fim, o Domingo. O Domingo é sempre aquele clima de despedida, e não foi diferente. Eu participei de bem poucas atividades e tirei algumas fotos. Eu passei na palestra da Telephone, que era sobre Criação de Espécies. Seria uma palestra interessante, se eu tivesse pegado ela no começo. Mas infelizmente peguei ela bem na metade.

Uma palestra bem interessante. Pena que peguei na metade.

E depois dei uma passada na Balada Sunset. Foi uma boa ideia, uma baladinha no Jardim do Hotel, feita de Tarde. E a música estava bem agradável, gostei disso.

Uma baladinha de Tarde e com música boa. Gosto disso.

Também encontrei um cara que estava controlando um drone bem pequeno que estava voando por aí. E eu tentando tirar foto. Como não estava dando muito certo, desisti um pouco da ideia e tentei filmar. Também não deu lá muito certo.

Coloquei a mão por baixo do drone e o cara desligou ele, fazendo ele cair na palma da minha mão. Assim pude tirar uma foto. E é bem fofinho mesmo.

Olha só! Um mini furry dirigindo um mini drone.

E claro, encontrei outra fursuit bem fofinha e criativa. Eu simplesmente adorei a ideia desse fursona e tive que tirar uma foto dele.

Não sei que bicho seria, só sei que é muito fofinho.

A Cerimônia de Encerramento

Mas todo evento precisa ter a seu encerramento. E assim se seguiu depois do Leilão de Caridade, que não prestei muita atenção, afinal gastei uma boa grana no Bazar, e não precisava gastar mais no Leilão.

Mas também precisava comprar as passagens de volta. E assim, segui com o Maiqs, Renato e Acir para o Guichê da Ponta da Praia, que estava fechado, e depois para o da Rodoviária, onde foi possível comprar as passagens de volta.

E depois disso, corremos de volta para o Sheraton. Perdemos o começo do Encerramento, mas conseguimos chegar a tempo de uma atração que iria precisar da gente: Do convite para a Cotton Party que irá ocorrer no Patas 2025.

Mas teve uma coisinha: Esqueci que o Bastão de Selfie – daqueles que tem um P2 que é colocado no celular para tirar a foto – deixava os microfones totalmente mudos (Do’h!). Erro meu. E acabou ficando com um vídeo oficial da BFF que estava ruim, mas com áudio e o meu que estava razoável, mas mudo.

Números e o Tema de 2025

Também teve a revelação de quanto a Brasil FurFest arrecadou nessa edição para a SOS Vida Pet Litoral: R$ 31.000. E do número de Participantes: 1.121 participantes, sendo a maior BFF de todos os tempos.

E também uma revelação do tema: Heróis e Vilões. Com um vídeo que é o mais puro suco de Brasil, com alguns pequenos detalhes que fez tudo ficar muito bom. Sério, o vídeo é excelente e pode tirar boas risadas.

Animação da Brasil FurFest 2025: Heróis e Vilões. Vídeo retirado da Live da Cerimônia de Encerramento da Brasil FurFest 2024.

E claro, para quem faz histórias de Heróis, como o Acir, que faz Odaiment (Sério, leiam Odaiment e também está disponível no Tapas.io), é excelente. E eu achei esse tema muito bom, e pode dar boas ideias.

Fotos que tirei na Cerimônia de Encerramento

E depois que a cerimônia de Encerramento terminou, acabei tirando mais fotos com algumas outras pessoas. Começando pelo Nico, o mascote do Patas. Eu achei ele bem fofinho.

Que Macaquinho mais fofinho

E claro, tirei uma foto do Ping Panda com a Telephone. Ficou uma foto bem fofinha.

Ping Panda junto com a Telephone. Ao fundo, o tema da próxima Brasil FurFest.

E também flagrei o Pepper com algumas latinhas de Brahma, um potinho de doces e um copo de caipirinha.

Pepper, provavelmente o Gringo da Furry Fandom mais brasileiro que tinha no evento. Talvez junto com o Uncle Kage.

Por fim, uma foto com outro fursuiter fofíssimo: Sky Roxine. Eu simplesmente amo o personagem e gosto ainda mais da Fursuit. É extremamente fofo e adorável!

Sky Roxine, um personagem que adoro e um fursuiter adorável.

Considerações Finais

Eu fui com expectativas baixas e estava bem cético. Não esperava muita coisa, dado tudo o que aconteceu no ano anterior, mas também não queria que essa edição fosse um desastre.

Mas se posso dizer algo com certeza é que essa Brasil FurFest foi boa. Talvez tão boa quanto a de 2022, que pra mim foi excelente. Ou talvez, só um pouco abaixo da de 2022. Mas ela foi bem melhor do que a de 2023.

Posso dizer que eles conseguiram colocar as coisas nos trilhos e que apesar de não ter visto com bons olhos o fato deles terem fechado o Hotel inteiro para o evento por causa dos valores dos quartos, que ficaram bem salgados, vi que isso fez com que eles realmente fizessem uma decoração com mais carinho do que no ano anterior.

E teve uma coisa que eu estava um pouco cético: Com as pulseiras de identificação. Elas me surpreenderam, foram bem resistentes, não quebrando e nem saindo do pulso com facilidade. Até mesmo para retirar elas sem romper elas foi bem difícil.

Para alguns dos meus amigos, para retirar a pulseira depois do evento, tive que realmente cortar o pino para que ela saísse inteira. Posso dizer que essa pulseira passou no teste. Não desbotou nem com a água do mar e nem no banho.

Para mim, essa é uma Brasil FurFest para ser lembrada como uma boa edição e que conseguiu voltar aos trilhos. O que pra mim, foi um alívio. Realmente não queria que a Brasil FurFest acabasse e que essa edição fosse um desastre.

Pois esse é um evento bem relevante e que carrega as dores de ser pioneiro e que andou para que o FuRSmeet e o Patas pudessem correr.

O que me espera na edição de 2025?

Posso dizer que estou empolgado pela edição do ano que vem. Mas estou com as expectativas sob controle – pois a chance de frustração é bem grande e vi isso no ano passado, que ao menos pra mim, foi uma edição bem esquecível – mas me empolguei bastante com o tema.

E pode ser que eu tente voltar com tudo para o Bazar Furry. O meu passeio pelo Bazar me deu algumas pequenas ideias que adorei. E claro, teve pessoas que adoraram o jeito que fiz a minha Badge dobrável, e pretendo abrir Slots de comissão para esse tipo de Badge.

Também quero voltar a fazer as Placas que fiz em 2022. Talvez, com muito mais tempo, fazendo um tanto de Placas por mês, para vender na Brasil FurFest do ano que vem. Também pretendo fazer mais estampas de Adesivos e Bottons, mas dessa vez precificando eles corretamente.

Estou mais confiante com a minha arte e acho que consigo fazer bons itens para a próxima edição. Sinto que não ir para o Bazar tenha sido bom no final das contas, afinal deu pra explorar mais o que fazer, e a não ficar tão perdido assim.

Um resumo do que achei dessa edição

Como uma conclusão final, estou feliz que estava errado, quanto ao que esperava. Aparentemente o evento reconheceu e aprendeu com os erros. Tiveram percalços? Claro, afinal todo evento tem os seus probleminhas.

E posso dizer que a Brasil FurFest desse ano valeu a pena. E que provavelmente valeria a pena pegar os ingressos com um nível mais alto. Mas se tem uma coisa que aprendi é a controlar as minhas expectativas.

Nem ir com a expectativa lá em cima, como no ano passado e nem ir com elas tão baixas assim, como foi nesse ano. Apenas ir com ela sob controle, na média, sendo bem realista. Ao menos, deu para perceber que eles reconheceram os erros.

E claro, quero ir com o ingresso VIF, no mínimo. Acho que um evento que foi bom, merece ser incentivado a melhorar. Eu apenas tinha ido com o Fursona+ por falta de grana no ano passado e pelo meu ceticismo nesse ano.

Mas como vejo que essa edição de 2024 foi boa, porque não ir com um Ingresso num nível mais alto?

Categorias:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.