Hewyo!
Sou Guilherme de Oliveira, mais conhecido por Romeo. Ou por Rapoelho. Tanto faz. Adoro desenhar e escrever sobre o meu processo e outras coisas mais.
Sou carioca, nasci nos confins de Santa Cruz na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mas foi em São Paulo que eu cresci, me tornando o Carioca mais Paulista da Família. Carioca de nascença e Paulista por opção.
Eu sempre fui uma pessoa bem inquieta. Os meus projetos anteriores nessa coisa gigantesca que é a World Wide Web não deixam mentir. Também adoro desenhar, principalmente personagens antropomórficos e escrever sobre o meu processo. E é isso que eu faço nesse Blog: Desenho e escrevo sobre o meu processo. Principalmente fazendo personagens Furries.
E entrei de cabeça no mundo Furry em Maio de 2017, e no mês seguinte eu já estava indo em meus primeiros meets. Não conhecia nada do que estava por vir, mas eu amei esse mundo e foi com meus desenhos que mergulhei nesse mundo.
Eu sou uma pessoa que adora desenhar personagens antropomórficos, embora eu me considere um artista amador, e gosto de um estilo mais fofo e busco evoluir e melhorar no que faço.
Adoro o processo de fazer as minhas artes e compartilhar o que há por trás delas, seja o próprio processo ou o que me inspira.
Por isso, deixo as pessoas terem um vislumbre de meus bastidores. Mostro o passo a passo para aprender com o meu processo e porque acho que isso pode ser útil para outras pessoas. É essa a minha Filosofia. A Filosofia do Compartilhar para Aprender, do Dividir para Multiplicar.
E o Blog do Cantinho do Romeo é o meio que eu uso para me reinventar e ver a minha evolução em meu processo e no resultado final de minhas artes.
O Cantinho do Romeo
Em 27 de Abril de 2017, deu um estalo na minha mente: Ao invés de Compartilhar a mesma arte em vários grupos, por que não criar uma página no Facebook para postar a arte e dela compartilhar para os grupos que eu participo?
E assim surgiu o Cantinho do Romeo no Facebook, que era a Rede que me era mais familiar e a que eu mais usava.
Em 2018, o Cantinho começou a realmente crescer e no Final de Janeiro de 2019, um evento me fez perceber que eu não podia apenas ficar no Facebook: Do dia para a noite, todo o meu trabalho de 2018 e de Janeiro de 2019, foi excluído devido a um bug no Facebook.
Apesar dos posts terem voltado alguns dias depois, aquilo me deu uma oportunidade de me mexer. Não poderia depender de uma Rede Social, pois eu poderia desaparecer.
Assim, testei outras três redes: Twitter, Instagram e Telegram. Claro que sempre fui totalmente inconstante nelas, mas eu encontraria algo que onde eu ficaria bem mais constante.
O Blog do Cantinho do Romeo
Mas a minha maior virada veio no aniversário de 3 anos do Cantinho do Romeo, com a criação deste Blog. Inicialmente, o Blog seria nada mais do que um “ponto fixo” na Internet, mas logo acabou sendo o lugar onde eu posto as minhas artes. Evoluí na minha maneira de escrever, evoluí nas postagens e passei a descrever o Processo e a me focar cada vez mais nessa mídia que tanto gosto.
Apesar de que ter em Blog em plena era das Redes Sociais é uma coisa totalmente contraintuitiva, eu me sentia um peixe fora d’água em um local onde o desespero pela atenção é lei.
E este Blog é muito mais do que um lugar para meramente postar a minha própria arte, mas sim um grande caderno de anotações onde anoto coisas do meu Processo, coisas que podem ajudar os outros e ideias futuras para desenhos. Claro, mostrando isso para o Mundo. É disso que que gosto.
É um local onde posso apreciar o processo das minhas artes sem a pressa do algoritmo das Redes Sociais, lentamente e no meu próprio ritmo. E por fim, é um lugar onde posso me proteger das intempéries e da imprevisibilidade completa das Redes Sociais.
É o meu próprio Castelo construído em meu próprio Reino, que apesar de pequeno, é apenas meu. Ainda mais nesses tempos em que depender de um terceiro para cuidar do que você cria é a verdadeira loucura desses tempos.
Faço o Verbo e Desenho no Papel
Aqui, faço o Verbo, não sou um Substantivo. Eu desenho, e gosto disso. Com isso, eu faço a minha arte com leveza. Quase como se fosse uma brincadeira.
Desenho com as minhas regras e no meu próprio ritmo. Sem ser escravo de um algoritmo. Faço o que faço por gostar do que faço. E também porque acredito no que faço. Para mim, essa é a melhor coisa.
Também gosto de desenhar principalmente no papel, uma forma de sentir que estou fazendo arte. Até mesmo os meus poucos desenhos Digitais, começam no Papel, pois é onde gosto de trabalhar. Gosto de sentir o papel em minhas mãos, ouvir o som do grafite rabiscando na folha e ver um desenho surgindo de meus traços.
Uso as minhas mãos. Por isso desenhar, para mim, é como uma diversão. É quase como uma brincadeira.
Bazares que já Participei
Também tiveram alguns eventos em que eu participei como expositor no Bazar. E como não pode deixar de ser, cada um dos bazares tem a sua própria página, onde detalhei o processo de fazer os itens que eu vendi.