Mais um ano, mais um desenho de Páscoa! Eu já fiz o Romeo buscando ovos por aí em 2021, com um Ovo Gigante em 2023 e uma cesta de Ovos em 2024. E com isso, pensei: Por que não fazer o Romeo pintando alguns ovos?
Fazendo o desenho no Tradicional
Comecei o desenho com o Grafite Azul e as primeiras linhas da pose do Romeo e depois, comecei a esboçar o desenho. Aqui decidi fazer o Romeo segurando um Ovo com uma pata o um pincel na outra. E também decidi fazer o Romeo sentado, o que gostei bastante.




Com isso, comecei a esboçar o desenho com a lapiseira com o grafite normal. Assim, fiz os olhos, focinho, boca, orelhas, marca do rosto e pelos das bochechas e da cabeça. E avancei mais no desenho, fazendo o colar de pelos, coxas, patas e barriga.
Claro, também fiz os pelos das patas do Romeo.




Com isso, apaguei os traços em excesso, pintei as pupilas e fiz as sardas e a cauda do Romeo.




Colocando o Mocha no desenho
Porém, achei que o desenho estava meio vazio. E como o Romeo parecia estar conversando com alguém, tive uma ideia: Por que não fazer mais um personagem nesse desenho? Isso é algo que eu faço bem raramente, e decidi tentar.
Assim, comecei a esboçar a pose do outro personagem. E a pose que decidi, foi que o personagem estaria ajoelhado. Quanto ao personagem, inicialmente eu estava pensando no Nicco…




… e prossegui um pouco mais no desenho, fazendo a pata que está segurando o pincel e decidi que seria o Mocha o segundo personagem. Assim, comecei fazendo as orelhas, olhos e focinho.




Com isso, prossegui mais no desenho. Fiz os pelos do peito, marcas da pelagem, o colar com o guizo e as patas dele. Depois, fiz a cauda, apaguei os traços em excesso e reforcei outros traços do desenho.




Detalhando mais o desenho
Para mim, o desenho estava bom. Eu adorei como os dois ficaram nesse desenho, e como o Romeo e o Mocha parecem estar tendo uma conversa bem casual. Simplesmente adorei isso.


Porém, achei que o desenho estava meio vazio. Com isso, decidi fazer mais alguns detalhes. Comecei fazendo um cesto onde ficaria os ovos que já foram pintados.




Também decidi fazer um cesto com os ovos que estão para serem pintados. Talvez para colocar uma segunda demão de tinta ou para colocar detalhes? Não sei, mas eu gosto dessas duas ideias. Com isso, fiz alguns potinhos de tinta no lado do Romeo…




… e no lado do Mocha. Posso dizer que gostei bastante disso.


Comentários no Tradicional
Eu simplesmente adorei esse desenho. Desde 2021, eu não fazia um desenho tão detalhado assim, quando fiz aquele desenho de Páscoa no Affinity Desginer.


Esse é um desenho que eu ainda irei digitalizar no Krita, e acho que esse será o desenho mas detalhado que já fiz nesse programa. Acho que esse é um desenho que ficou legal, mesmo sendo com dois personagens e que é algo que eu faço pouco.
Digitalizando o desenho
Alguns dias depois, foi a hora de digitalizar o desenho. Como esse é um desenho mais detalhado, tive que dividir ele em três etapas: Digitalizar o Romeo, Digitalizar o Mocha e fazer o cenário do desenho.
E para fazer o desenho, comecei copiando o desenho com todos os detalhes para o Canvas do Krita, e colocando ele numa pasta, como sempre faço.


Digitalizando o Romeo
E depois foi a hora de digitalizar o desenho em si. Comecei fazendo os pelos da cabeça do Romeo, naquele mesmo esquema de “fazer os traços mais grosseiros e depois arrumar eles”.


Com isso, fiz as orelhas do Romeo. Esqueci de fazer os pelos das orelhas do Romeo no rascunho, e assim deixei na digitalização.


Com isso, comecei a fazer o Colar de Pelos do Romeo, com aquelas linhas bem grosseiras…


… e depois arrumei as linhas. Também fiz as patas do Romeo e gostei disso e para mim o Romeo já estava bem fofinho.


Com isso, parti para as pernas do Romeo. Assim, fiz as coxas dele…


… e depois, fiz as almofadas de patas e as patas do Romeo e também gostei bastante de como ficou. E acabei percebendo uma coisa: Cadê a barra de menus do Krita?




Porém, estava com dificuldade em usar o rascunho com os detalhes, pois queria fazer todo o corpo do Romeo, inclusive o que estava sendo escondido pela cesta que está entre as coxas do Romeo.
Assim, tive a ideia de usar o Rascunho em que tinha apenas o Romeo e o Mocha, sem as cestas e os potes de tinta. Como o Krita estava sem a Barra de Menu; pois antes estava usando um Menu Global há um tempo e acabei retirando por ser inútil; tive que encerrar a sessão e logar novamente.
Depois de abrir o Krita novamente (e dessa vez com a Barra de Menus), pude prosseguir mais tranquilamente no desenho. E também fiz a cauda do Romeo.


Mas ainda faltavam algumas coisas para terminar o Romeo. Assim, eu fiz os olhos, focinho, boca, o pincel e o ovo que o Romeo está pintando.


E depois de fazer isso, detalhei mais os olhos, fiz as sardas do rosto e as marcas da barriga e patas do Romeo e colori ele.


Digitalizando o Mocha
E com o Romeo terminado, dei uma pausa e depois fui para o Mocha. Comecei a digitalização do Mocha com as orelhas e os pelos da cabeça dele.


Depois disso, fui para o corpo dele, o que foi bem fácil de fazer e fiz as patas da mesma maneira que as do Romeo.


Com isso, usei uma série de elipses para fazer a Pata do Mocha. Eu achei esse método bem eficiente, e me facilitou bastante…


… e com isso, apaguei os traços em excesso e fiz os pelos do peito e ombros, a outra pata e os braços do Mocha. Também fiz o colar do Mocha.


E logo em seguida, fiz o Guizo que fica no colar do Mocha. Simplesmente amei como esse Guizo ficou…


… e amei tanto que copiei o Guizo do jeito que ele estava. Depois fiz o Ovo que o Mocha está segurando e o pincel.


E depois fiz a cauda do Mocha. Que pra mim ficou muito bonitinha com esse guizo preso nela. Como não pode deixar de ser, fiz naquele mesmo esquema de “Primeiro, linhas grosseiras, arrumar depois”.


Com isso, fiz o rosto do Mocha – o que foi bem fácil, já que ele está com os olhos fechados – e a pintura do ovo.


Depois fui para as marcas da pelagem dele e com isso, fui para a pintura do Mocha. até que percebi um pequeno detalhe: Eu tinha feito a marca do rosto dele um pouco errada.
O que deixou ele com uma marca no rosto bem interessante…


… mas que decidi corrigir. Talvez eu use isso em outro personagem que não no Mocha. Depois de colorir o Mocha, o Ovo e o Guizo da Cauda, ele já estava terminado.


Fazendo o Cenário
E o desenho já estava no rumo inevitável da Finalização. Com isso, trouxe de volta aquele rascunho com as cestas, pois agora eu iria fazer o cenário do desenho.
Para começar a digitalizar a cesta que está entre as coxas do Romeo, copiei justamente as coxas do Romeo para uma nova camada, e coloquei a pasta dos rascunhos por cima do restante do desenho.


E comecei a digitalizar a cesta e depois fiz os ovos que estavam dentro dela. Eu gostei muito de como eles ficaram dentro dessa cesta. Também apaguei os traços em excesso dos ovos, deixando eles bem mais agradáveis de se ver.


E claro, também apaguei os traços em excesso das coxas do Romeo. Deixei apenas o que seria necessário para delimitar a área da Cesta, para ficar mais fácil para selecionar com a Varinha Mágica.


E assim terminei essa cesta que está entre as coxas do Romeo. Com isso, fiz a outra cesta, que está entre o Romeo e o Mocha. Comecei com um quadradão e copiei os ovos para essa cesta.


Depois fui ajustando as linhas da cesta até chegar no formato que queria. E isso me agradou bastante. Claro, também fiz o Laço que estava no Cesto – e que é o mesmo que apareceu no desenho de 2021.


Com isso, estampei os ovos e colori os ovos, o laço e as cestas. Decidi fazer os ovos da cesta do Romeo e da cesta do meio das mesmas cores dos ovos do desenho de 2024.


Com isso, foi a hora de fazer as latinhas de tinta, o que foi bem fácil. E para as cores, escolhi nada mais, nada menos do que aquelas tintas guache como referência.


E assim fiz. Pintei cada um dos potes de tinta com uma cor de tinta guache. E também fiz como se a tinta estivesse escorrendo nos potinhos.


Como eu não queria deixar esse desenho sem um cenário, acabei seguindo uma ideia de fazer um cenário dentro de uma casa.
E acabei usando dois desenhos como referência para as cores: O Chão e o Rodapé vieram do desenho de Natal de 2020. Já a parece, veio de um desenho que eu gosto muito: O do Romeo e do Wonny na cozinha.


E assim, finalizei esse desenho.
Comentários do Desenho
De acordo com as informações da Timelapse que gravei, foram quatro horas de trabalho em cima desse desenho. E que pra mim, valeu muito a pena.
Sem dúvidas, esse é o desenho mais detalhado que fiz no Krita até agora, e que me deixou mais satisfeito, pois tudo ficou bem adorável nele.


E posso fizer que esse foi um desenho que também me desafiou no Tradicional. Principalmente quando se trata de fazer mais de um personagem. Eu acho que consegui me dar bem nessa, fazendo um desenho que já ficou bom o suficiente no Tradicional e que ganhou vida no Digital.
Embora que eu ache que se eu fizesse esse desenho 100% no Tradicional, eu ficaria ainda mais satisfeito com ele, e isso me desafiaria ainda mais. Bom, quem sabe algum dia em faça isso: Um desenho tão detalhado como esse, mas sendo feito no Tradicional?
Deixe um comentário