Atualização [Mar/23]: Essa postagem foi atualizada para conter todas as partes da Referência do Romeo feita em 2020. Algumas partes foram reescritas e outras adicionadas para deixar essa postagem atualizada. As partes originais estão disponíveis do Wayback Machine: [1], [2], [3], [4], [5], [6], [7], [8]. [9], [10] e [11]. Alguns dos comentários, foram feitos com a minha visão de 2023.
Depois da Referência do Hideo, comecei a fazer a Referência do meu Fursona Principal. A minha intenção para o Romeo é fazer uma referência mais completa para uma nova fursuit dele, e quero testar um novo estilo de referência.
Organizando as Coisas… [15/06/20]
Uma das coisas que mais influenciaram na decisão de criar uma referência nova para o Romeo, foi a mudança recente para o estilo Kemono, que passei a aplicar.
Acabei mudando para o estilo Kemono logo depois de ver uma Fursuit extremamente fofa nesse estilo
E desde então, o Romeo é desenhado nesse estilo e a referência atual dele ainda estava no estilo antiga e um pouco desatualizada em algumas coisas. Essa é a atual referência do Romeo.
Como falei no post da Evolução das Referências, pretendo fazer um novo tipo de referência que seria em forma de revista.
O que eu tenho e pequenas mudanças
Algumas pequenas mudanças irão ocorrer no Romeo, como a volta da Bandana (agora, na cor roxa e totalmente opcional), e a opção de desenhar o Romeo com as orelhas dobradas pra frente, como um coelho.
E quando acertei as orelhas, eu simplesmente amei o resultado. Vou realmente deixar assim como secundário mesmo :3
E também, tenho agora o desenho de corpo inteiro do Romeo. Agora, faltam o desenho de costas e de vários detalhes dele.
Poses de Costas do Romeo e Alguns Detalhes [17/06/20]
Continuando a fazer os desenhos da referência com as poses de costas! Estou com duas opções de poses. Essa seria a primeira opção, e como eu colocarei as orelhas dobradas como opção, provavelmente eu use a primeira imagem como exemplo de como ele ficaria com as orelhas dobradas.
E essa ficou como a segunda opção, que poderia ser usada para uma Referência na forma de uma Revistinha. Pessoalmente, gostei muito dessa pose.
Também fiz mais desenhos para a Referência do Romeo, para a Referência ficar bem mais completa. Aqui fiz um desenho das coxas do Romeo da parte de trás, para mostrar as almofadas de pata dele, e um outro desenho com outros detalhes das patas e da cauda do Romeo.
Mais coisas a serem incluídas e mais opções de poses [24/06/20]
Depois acabei fazendo mais algumas coisas para serem incluídas na referência (embora que muita coisa possa ser descartada da referência digital e ser colocada na impressa) e fazendo mais opções de poses. Começando, por duas novas poses de frente. Talvez eu até faça uma mescla desses dois desenhos.
Depois eu fiz dois desenhos do Romeo com o Cachecol dele, sendo um deles uma versão do segundo desenho em que o Romeo está com os braços por trás da cabeça.
Por fim, acabei fazendo outra opção para a pose de frente e um desenho Halfbody que talvez eu possa usar na referência impressa.
Também pretendo fazer outro desenho de costas. E estava pensando em pequenas alterações na cauda dele para ser mais “Fursuit-Friendly”, pois a cauda branca dele suja bastante, e a cauda dele seria bem longa, o que faria ela arrastar no chão.
Começando a Digitalizar Alguns Detalhes [26/06/20]
E depois de colocar as coisas na mesa, agora é hora de começar a digitalizar algumas coisas. Irei usar o Paint Tool Sai 2 para isso.
Detalhes do Romeo
Começarei a digitalizar pelos detalhes do Romeo, que é este desenho embaixo.
Decidi colocar todas os detalhes do Romeo que eu havia desenhado e fazer em um único arquivo.
E assim eu fiz todos os detalhes do Romeo. Fiz a Cauda e os detalhes das patas do Romeo.
Optei por não mudar a cauda do Romeo para ser mais Fursuit-Friendly. Acho que fica mais bonita do jeito que ela é.
Romeo com o Cachecol
E agora, começando a digitalizar o desenho do Romeo com o Cachecol dele. O desenho que será digitalizado, é este:
Comecei o desenho organizando o PaintTool SAI, fazendo as pastas e diminuindo a opacidade da “Camada Base”.
Depois de organizar o PaintTool SAI, comecei a digitalizar o desenho, fazendo as Orelhas, a Franja e parte dos Pelos da Cabeça do Romeo.
Neste ponto, terminei os Pelos da Cabeça e fiz a Franja, a Marca do Rosto com os Pelos das Bochechas.
Neste ponto, comecei a fazer o Colar de Pelos e o Cachecol do Romeo. Gostei de como eles ficaram aqui.
Depois fiz os olhos, focinho, boca e os braços do Romeo. Achei que ele ficou bem fofinho.
Depois fiz os brilhos de coração nos olhos do Romeo.
Por fim, colori o desenho. E assim ficou o desenho do Romeo com o Cachecol. Pra mim ele ficou bem fofinho, e pode muito bem ser um exemplo de como o Romeo fica com o Cachecol dele.
Resultados Preliminares
E este foram os resultados até agora. Esses itens podem ser incluídos ou não na referência do Romeo.
Digitalização do desenho de Corpo Inteiro e do desenho de Meio Corpo [29/06/20]
Agora, partindo para a digitalização de alguns dos desenhos desenhos de frente e do meio corpo. Dos desenhos que eu havia feito até agora, dois me agradaram muito e decidi digitalizar eles. Os desenhos em questão foram esses aqui:
Com isso, fui para a Digitalização de ambos os desenhos.
Desenho de Corpo Inteiro
Comecei o desenho organizando o Canvas com as pastas que eu normalmente faço.
Diminuí a Opacidade da “base” e comecei a fazer o desenho pela Franja do Romeo.
Depois da franja, eu fiz os pelos da cabeça, as orelhas, as bochechas e a marca do rosto do Romeo.
Nesse ponto fiz os olhos, focinho e a boca do Romeo. Gostei dessa expressão dele.
Depois de um descanso, comecei a fazer os braços e as coxas do Romeo. Essa é uma pose que eu gostei de fazer.
Depois fiz o colar de pelos, a outra coxa, as patas, a cauda e terminei o corpo do Romeo.
E por fim, colori o desenho do Romeo.
O resultado do desenho de frente foi este aqui, e eu simplesmente amei! Para mim, o Romeo ficou bem fofinho nesse desenho.
Desenho de Meio Corpo
Comecei esse desenho como o outro desenho: organizando as pastas do PaintTool SAI.
Como os desenhos eram bem parecidos, copiei a parte da cabeça do outro desenho para esse. E até gostei de como ficou. Depois fiz o colar de pelos do Romeo.
Depois fiz as patas e as costas do Romeo. E estava gostando ainda mais de como estava ficando.
Depois terminei de fazer as coxas e fiz a cauda do Romeo, assim terminando a Linework desse desenho.
E por fim, colori o desenho.
Este foi resultado do desenho de meio-corpo, e que pra mim ficou bem adorável.
Resultados Preliminares
E estes foram os resultados finais dos dois desenhos. Eu simplesmente amei esse desenho de meio corpo do Romeo. Ele ficou bem fofinho nesse desenho. O outro desenho, eu gostei, mas para mim não ficou tão bom quanto o de meio-corpo.
Nova Pose de Costas do Romeo [24/07/20]
Estava insatisfeito com as poses da Referência e não estava me sentindo tão inspirado para continuar fazendo a Referência, então acabei deixando um pouco de lado e partindo para outros projetos. E esses desenhos de costas me agradaram muito mais do que os outros:
E bem provável que esse desenho é o que será escolhido para a pose de costas do Romeo. Para agora, partir para a Digitalização desse desenho de costas.
Digitalização da Pose de Costas do Romeo e Novos Detalhes [28/07/20]
E agora, com gás novo para fazer a nova referência do Romeo, comecei a digitalizar o desenho de costas do Romeo e os novos detalhes adicionais dele.
Digitalização do Desenho de Costas do Romeo
Comecei como sempre, com aquela organização do PaintTool SAI.
A primeira coisa que comecei a fazer nesse desenho, foi fazer os pelos a cabeça e a franja do Romeo.
Depois fui fazer a marca o rosto, o focinho, boca e os pelos das bochechas do Romeo. E até que gostei bastante de como o Romeo estava ficando.
Com parte da cabeça do Romeo pronta, comecei a fazer o corpo dele. Comecei pelo “colar” de pelos.
Nesse ponto, fiz as costa do Romeo e comecei a fazer as coxas dele. E sinceramente, gostei de como elas ficaram.
Depois fiz as patas do Romeo. Mas achei que o braço que está mais escondido ficou um pouco estranho, porém isso não interferiu tanto assim no desenho.
Por fim, terminei de fazer o corpo o Romeo. Fiz a outra coxa e os pézinhos do Romeo.
Depois fiz as orelhas do Romeo e os olhos dele. Gostei de como eles ficaram.
Depois faço a última coisa que faltava: A cauda do Romeo.
Colorindo o Desenho do Romeo de Costas
E depois de anos, coloquei a primeira mudança na cauda do Romeo, uma começo da cor âmbar, para depois a cauda ir para a cor branca. A mudança me agradou mais do que o antigo tufo de pelo âmbar que começava a cauda.
Nesse ponto, comecei a colorir o desenho do Romeo. Optei por começar a colorir o desenho pela Cauda do Romeo.
Depois colori o restante do desenho. E gostei muito de como esse desenho ficou colorido.
Detalhes Adicionais do Romeo
E agora, os detalhes que irão complementar os anteriores que já foram feitos. Somente a Cauda que irá ser substituída.
Digitalizando os Detalhes do Romeo
Abri o PaintTool SAI já com os detalhes do Romeo que eu digitalizei. Nesse ponto eu ainda não havia feito aquela organização rotineira que sempre faço ao digitalizar alguma arte.
Depois organizei cada detalhe em uma pasta diferente e comecei a digitalizar eles. Comecei a fazer isso pela Cauda do Romeo…
… para depois ir para o dorso da pata do Romeo.
Depois disso, comecei o outro detalhe. Uma visão do Romeo segurando algo. E sinceramente, eu havia adorado esse ideia. Primeiro fiz um dos lados dos braços, patas e colar de pelos…
… e depois copiei a Linework, virei horizontalmente e assim completando esse detalhe.
E por fim, colori tudo. De como se o Romeo estivesse segurando algo, optei por esse detalhe ser outra opção para o dorso das patas. Para mim, poderia ser uma opção boa pra mostrar isso.
Resultado Preliminar
Esses novos desenhos da pose de costas, realmente me agradaram bem mais do que todos os anteriores.
E os detalhes adicionais, que serão adicionados ao lado dos anteriores, ficaram assim:
Nova Pose de Frente e Novo Desenho com o Cachecol [30/07/20]
E como eu havia feito um desenho novo de costas do Romeo e alguns detalhes novos para a referência, decidi fazer dois desenhos novos. Um deles é um desenhos que foi refeito e o outro é um desenho de frente novo, e que gostei muito mais do que os outros.
Digitalizando o Desenho de Frente
Depois daquela organização rotineira do PaintTool SAI, comecei a fazer o desenho de fato. A primeira coisa que eu fiz na pose de frente do Romeo foram as orelhas dele.
Depois de fazer as orelhas, fiz a franja e os pelos da cabeça do Romeo. Também fiz os pelos das bochechas e a marca do rosto dele.
Logo em seguida fiz os olhos, focinho, boca e o “colar” de peitos do Romeo. Os olhos e o colar de pelos, fiz daquela forma: Fazendo um lado, duplicando e invertendo horizontalmente. Isso para deixar os olhos e o colar de pelos mais certinhos.
Depois avancei mais no corpo do Romeo, fazendo as patas dele.
E logo em seguida, fui fazer as coxas e a parte da barriga do Romeo. Fiz da mesma forma que fiz os olhos e o colar de pelos: Fazendo um dos lados e copiando para o outro lado.
Depois fiz os pézinhos do Romeo da mesma forma que as coxas, colar de pelos e os olhos. E a Linework já estava assim:
Por fim, fiz a cauda do Romeo e assim, terminei a Linework dele. Agora é a hora de colorir o desenho.
Começo a pintura selecionando as partes que irei pintar de determinada cor. Por exemplo, aqui eu selecionei as partes do Romeo que são na cor Âmbar.
Fazendo assim, eu consigo fazer uma pintura bem rápida do desenho. Colori todo o desenho e fiz os brilhos dos olhos do Romeo.
Digitalizando o Desenho do Cachecol
E depois do desenho da pose de frente, prosseguindo com o desenho do Romeo com o cachecol dele! Eu já perdi as contas de quanto desenhos do Romeo com o cachecol dele foram feitos, mas esse foi mais um nesse estilo. Assim comecei o desenho do Romeo com a marca do rosto, pelos das bochechas, olhos e focinho dele.
Depois fiz a franja, os pelos da cabeça, o “colar” de pelos e o cachecol do Romeo.
E para terminar a Linework, eu fiz as orelhas do Romeo…
… e por fim, colori o desenho do Romeo com o Cachecol.
Resultados Preliminares
E agora, estou pronto para fazer a primeira parte da referência do Romeo, e provavelmente, farei uma parte da referência com o macacão dele.
E achei que o desenho de frente ficou bastante fofo, mas não gostei muito do desenho dele com o Cachecol, e provavelmente eu usarei o desenho anterior.
E também, provavelmente a parte Impressa da referência do Romeo, estará sendo descartada, já que o Romeo não é tão “fursuit-friendly” como o Hideo, que é o meu segundo fursona.
Começando a Fazer a Referência [03/08/20]
Continuando a referência do Romeo, irei colocar a roupa dele em uma referência a parte, para tentar manter a referência o mais simples possível (e para não ficar tão poluída como foi a minha segunda referência do Romeo), e juntarei as duas referências, para fazer uma mais completa, porém, sem perder a simplicidade.
Digitalizando o Romeo com a Roupa na pose de Frente
Comecei a fazer a roupa com base no desenho do Romeo com a pose de frente. Assim, copiei o desenho no Tradicional para o canvas do PaintTool SAI e diminuí a opacidade dele.
Assim, comecei a fazer o desenho da roupa do Romeo. Fiz as alças, bolsos, cachecol e algumas outras partes da frente do macacão.
Depois, terminei a Linework do Macacão. Porém, algumas partes ficaram “sobrando” por que o Romeo é bastante peludo…
… mas como salvei o desenho do Romeo com o macacão em outro arquivo, acabei apagando as partes que ficaram sobrando e terminando de colorir o macacão dele.
Digitalizando o Romeo com a Roupa na pose de Costas
E agora, indo para a pose de costas do Romeo. Assim como no desenho do Romeo de Frente com as roupas, coloquei o desenho no Tradicional no Canvas do PaintTool SAI e diminuí a Opacidade da imagem.
Depois fiz toda a roupa do Romeo. Decidi por fazer uma espécie de velcro na altura da cauda para passar a cauda por lá. Imaginei esse pequeno detalhe para a cauda do Romeo e até gostei disso.
Depois comecei a colorir a roupa do Romeo. Colori o Cachecol dele e depois comecei a colorir o Macacão dele.
E depois, finalizei a pintura das roupas do Romeo.
Resultado das roupas
Sinceramente, eu gostei de como esses desenhos ficaram. Para mim, o Romeo ficou bem fofinho com esse macacão e gostei disso. Até o detalhe da abertura da cauda ficou bom na minha opinião. E um pouco que não gostei foi a pose da cabeça do Romeo que ficou um pouco estranha. Mas acho que isso pode ser remediado.
Começando a referência!
Para fazer a referência do Romeo, irei usar como base a referência do Hideo, e dela, irei fazer as modificações necessárias para a referência do Romeo.
Comecei a Referência modificando as informações para as do Romeo e colando as imagens do Romeo na referência.
Depois colei as poses de costas do Romeo e comecei a alterar outros textos com mais detalhes sobre o Romeo.
Com isso, coloquei a imagem da cauda do Romeo, um texto sobre ela e coloquei as cores dele. Também coloquei os códigos de cor e o que era cada uma das cores.
E um dos grandes problemas em se fazer uma referência e desenhos em tamanhos grandes: O computador fica no limite o tempo todo.
Como as coisas não estavam cabendo muito bem no tamanho que defini para a referência, decidi aumentar o minha área de trabalho.
Aqui eu copiei o detalhe sobre a para que eu havia feito. E com mais área para trabalhar, tive que reorganizar algumas coisas…
… porém, mudei de ideia, e acabei diminuindo a largura da referência para ficar na mesma proporção que a referência anterior do Romeo.
Depois eu reorganizei as cores com os seus devidos códigos…
… e depois de mais alguns ajustes, terminei a primeira parte da referência do Romeo.
Resultado da Primeira Parte
A primeira parte da referência está feita, e fiz questão de deixá-la no mesmo tamanho da referência de 2019 para fins de comparação.
Para mim, o traço Kemono caiu bem para o Romeo, bem melhor do que o anterior, mais Cartoon.
Fazendo a Referência das Roupas e a Referência Completa [07/08/20]
E retomando a referência do Romeo, agora com a referência das roupas! E sinceramente, gostei mais desta ideia do que da ideia de uma referência impressa. Talvez, eu faça essa ideia como um teste no futuro. Porém, quero colocar um novo tipo de referência mais completa do que a atual.
Referência das Roupas
Comecei a Referência das Roupas com base na Referência do Romeo. Para mim, seria apenas colocar as artes do Romeo com as roupas dele.
Porém, como eu tinha achado que a cabeça do Romeo ficou um pouco estranha na pose de costas, coloquei a parte de costas do Macacão como um detalhe na Referência.
E nesse ponto, eu adicionei a imagem do Romeo com o cachecol dele E sobrou bastante espaço na Referência.
E como sobrou bastante espaço, reorganizei a referência e recortei a área do desenho.
Referência Completa
Assim como a Referência das Roupas do Romeo, usei a Referência Normal como ponto de partida para fazer a Referência Completa do Romeo.
Assim, comecei a fazer essa referência ampliando a área que eu tenho para trabalhar e a copiar os desenhos do Romeo com as roupas dele. Aqui eu tinha copiado o Romeo na pose de Frente com as roupas.
Depois copiei os detalhes da parte de trás do macacão do Romeo e do cachecol dele, e reorganizei algumas coisas na referência dele. Assim como copiei os textos e reorganizei tudo. Também, as cores das roupas do Romeo não teriam tanto destaque, sendo apenas os círculos com as cores…
… depois mudei de ideia, e fiz como as cores do Romeo, com o que cada cor é e código de cada uma delas. Mas eu precisava de uma forma de diferenciar as cores do Romeo e das roupas dele.
E resolvi isso (em parte), dando um leve destaque a parte as cores do Romeo. Também acertei algumas coisas do leiaute da referência.
Resultados Preliminares
Sinceramente, amei o resultado da nova referência. Ela realmente ficou bem completa, e manteve a simplicidade da referência passada (que era o meu objetivo desde a primeira parte).
E essa referência nova, abriu margem para que surja um novo tipo de referência completa para oferecer nas próximas vezes que eu for abrir comissões.
Também, foi uma ótima evolução, se comparar com a referência de 2018 do Romeo, que era bem mais poluída (e que envelheceu muito mal na minha opinião) e tinha informações completamente desnecessárias.
E a referência mais simples, não mudou muito em relação a do ano passado, apenas o traço que passou a ser mais Kemono e com o Romeo ficando mais fofo na nova referência.
Ainda tenho que fazer pequenos ajustes na referência completa.
Alguns pequenos ajustes nas Referências…
Depois foi a vez de fazer alguns pequeno ajustes no posicionamento das cores da Referência Completa…
… e na Referência normal, onde fiz um pequeno acerto nos círculos das cores.
E outro pequeno acerto no posicionamento das cores na referência, para que o texto caiba no espaço para as cores.
Resultados Finais
Da referência do Romeo, surgiram três referências: A nova referência normal, uma referência de roupas e uma nova referência completa. Delas, as que mais me agradaram, foram a nova referência normal e a nova referência completa. Apesar do bloqueio criativo que tive no meio do processo dessa referência, foi bem divertido fazer.
Olhando para as três referências…
Eu gostei das artes para as três referências. Na Referência Normal, ficou até que bem harmônica, e gostei do resultado dela. Ficou com os detalhes mais importantes, mas uma coisa que incomoda em menor grau nessa referência, é a quantidade de texto. Isso é um problema maior na referência mais completa.
Já a referência das Roupas do Romeo, foi a que menos gostei. Pra mim, ficou bem desorganizada, pois não tinha muita coisa para incluir nela. Ela poderia ser bem melhor.
E já a Referência completa, gostei bastante dela. Embora que ela caiu num problema grande: O Excesso de texto. Isso atrapalha demais na compreensão da Referência, e acho que isso pode ser melhorado.
Refazendo o Estilo da Referência [27/11/20]
Como comentei anteriormente, eu vi alguns problemas grandes na Referência do Romeo, como a quantidade de textos e outras coisas me incomodando…
E também, gostei muito do novo modelo de que foi estreado na Referência do Wonny, que ficou simples, e cumprindo muito bem a sua função, que é mostrar o personagem em uma visão geral.
Assim, decidi refazer a Referência do Romeo nesse modelo que eu fiz a do Wonny.
Captura de Tela do Processo
Primeiramente, abri a referência do Romeo. Decidi transformar a referência mais completa em algo mis simples, mas que ainda fosse bem completa, com alguns detalhes importantes do Romeo.
A primeira coisa que fiz, foi alterar as cores, fontes e centralizar as informações do Romeo no topo da referência.
Para depois começar a fazer a nova paleta de cores na lateral da referência. Isso foi algo que gostei muito na referência do Wonny e que trouxe para a do Romeo.
E assim fui prosseguindo na paleta de cores, colocando primeiro a paleta do Romeo…
… e depois comecei a fazer a paleta de cor das roupas dele. Mas eu ainda tinha que ver uma posição melhor para essas paletas ficarem.
Nesse ponto, era assim que a Referência do Romeo estava parecendo. Aqui, estava bem longe de ser terminada e ainda tinha muitos ajustes a fazer nela.
Depois ocultei tudo e comecei a trabalhar nos dados do Romeo. Decidi colocar a caixa com as letras brancas e o fundo âmbar.
E depois removi praticamente todos os textos que tinha na referência. Apenas mantive o mais essencial possível nela. Nesse ponto, ela já estava bem limpa, mas alguns ajustes no leiaute eram necessários.
Aqui estava a Referência quase concluída. Decidi por colocar a paleta de cores na parte de baixo da referência e aproveitar bem melhor o espaço que eu tinha para trabalhar.
E tem algumas coisas que acabei fazendo após fechar a gravação, como colocar o aviso na parte inferior da Referência e o acerto do leiaute para algumas coisas.
E por fim, coloquei os créditos do personagem e da referência em baixo das cores…
… e acertei um pouco mais a caixa das cores, que estava muito colada na parte de baixo da referência…
… e mais fiz um ajuste na parte de dos créditos, colocando a mesma cor que estava nos dados do Romeo, e assim finalizei a referência.
Resultados Finais
O resultado final da nova referência do Romeo, é uma referência bem mais enxuta e somente com o essencial, sem aquela quantidade de textos desnecessários.
E com um destaque ainda maior para o Romeo do que para os detalhes, em relação à referência antiga do Romeo. E esse destaque aumenta ainda mais, comparando com a referência de 2018!
Timelapse
Para essa referência nova, também está presente a Timelapse de tudo o processo, que levou uma hora para ser feita:
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