Atualização [Mar/23]: Essa postagem foi atualizada para conter todas as partes do Processo de Criação da Yuki. Esse post foi escrito em em 2020 e algumas partes foram reescritas e outras adicionadas para deixar essa postagem atualizada. As partes originais estão disponíveis do Wayback Machine: [1] e [2]. Alguns dos comentários, foram feitos com a minha visão de 2023.
Como a primeira referência feita no Blog do Cantinho do Romeo, me surgiu um pedido inesperado e que aceitei, em 2020. E decidi juntar as partes desse processo para facilitar a leitura.
Um Pedido Inesperado [11/05/20]
Hoje me veio uma curtidora da página do Facebook, me pedindo para ajudar a criar a Fursona dela, já que ela não sabia desenhar, e aceitei isso como um desafio para mim mesmo.
Ideias e Inspirações
E começamos pela ideia, de onde tudo começa. A ideia inicial da Fursona, foi dela ser uma Tigresa-de-dentes-de-sabre (Ou Smilodon). Uma espécie que nunca desenhei, e ainda sendo um personagem feminino, o que me tira de minha zona de conforto, e que será divertido de se fazer.




E eu também fui buscar mais ideias para um fursona Smilodon, para se ter alguma ideia de como seria um fursona dessa espécie. E achei essas ideias:
Depois das inspirações e das primeiras ideias…
E agora com a ideia e as inspirações em mãos, mãos à obra!
E fiz um primeiro rascunho que ficou assim. Hora de adicionar alguns detalhes, como um cabelo.


E acabei por adicionar o cabelo na Fursona (o que deu uma diferença bem grande).


E também acabei fazendo alguns testes a pedido da curtidora da página, como colocar o cabelo como um rabo-de-cavalo


E depois, fui fazer o desenho de corpo inteiro dessa Fursona




No próximo post, será a digitalização e alguns dos desenhos da Fursona e o começo da criação de uma referência simples para ela.
Digitalizando os Desenhos e Fazendo a Referência [13/05/20]
Depois de fazer os primeiros rascunhos da Fursona da Lilian, foi hora de digitalizar os desenhos dela e fazer uma referência mais simples para ela. E a dona da Fursona, também colocou um esquema inicial de cores, o que irá ajudar bastante.


E mãos a massa!
Digitalizando a pose de Frente
Comecei o desenho fazendo a Linework da cabeça da Fursona da Lilian e parte do corpo dela.


E assim eu fui prosseguindo na Referência dela, e nesse ponto apenas faltavam as marcas da pelagem dessa Tigresa-dente-de-sabre…


… e assim foi feito: Comecei a fazer as marcas da pelagem dela e de quebra, a colorir o desenho. A primeira paleta que eu usei foi a paleta que a Lilian havia enviado. Nesse ponto, colori a cabeça dela…


… depois fiz o cabelo e colori ele. Decidi fazer o cabelo em uma camada separada do restante do corpo dela, e gostei disso.


E por fim, fiz as demais marcas da pelagem dela.


E também, fiz diferentes combinações de cores para essa Fursona, para ter uma ideia de qual se encaixava melhor


















E no final, a dona da Fursona, escolheu essas cores


Com o corpo da Fursona finalizado, era hora de fazer as roupas dela.
Fazendo as Roupas da Fursona da Lilian
E agora, começar a Linework das roupas. Assim eu fiz as Roupas da Lilian por cima do desenho, e assim como o cabelo dela, eu fiz numa camada separada.


Depois fiz a Linework da bermuda que a fursona da Lilian usaria, assim finalizando a Linework.


E assim, colori a roupa dela também. Tentei procurar cores que combinassem com as cores ela, e essa foi a primeira paleta para as roupas dela.


Mas a dona da Fursona me deu outra sugestão de paleta de cores e que gostei muito.


Imagens Finais e Fazendo a Referência
E essas foram as imagens finais da referência da Lilian. Essas serão as imagens que irão para a referência dela.






Com as imagens finalizadas e os .PSD em mãos, agora é abrir o Photoshop e começar a trabalhar na referência


E como precisava das informações da Fursona, e a Lilian me passou os dados que eu precisava para fazer o cabeçalho da referência, e como ela ainda não havia decidido o nome, acabei usando o nome dela como nome provisório.
E comecei a referência colocando as imagens da fursona, tanto da pelagem, das roupa e de um dos detalhes que eu mais gostei dela: A marca de coração embaixo do cabelo dela.


E depois que foi decidido o nome, ele foi incluído na referência. Também decidi colocar um pequeno destaque para o detalhe de coração na ponta da cauda dela.


E depois foi a hora e acertar mais algumas coisas no leiaute da referência. E também coloquei as cores dela como pequenas bolinhas coloridas.


Resultado final
Sinceramente, amei todo o processo de criação dessa personagem. Me tirou bastante da minha zona de conforto, sendo uma espécie que eu nunca desenhei e ainda sendo uma personagem feminina (que eu não costumo desenhar tanto).


Deixe um comentário