Atualização [Jun/24]: Essa postagem foi atualizada para conter todas as partes de um desenho da Ruby que refiz e digitalizei em 2021. Algumas partes foram reescritas e outras adicionadas para deixar essa postagem atualizada. As partes originais estão disponíveis no archive.today: [1] e [2]. Procurei deixar as postagens o mais próximas possíveis das originais.
O ano era 2014, e eu publicava um primeiro Speedpaint em um canal bem antigo que eu tinha, e que seria o primeiro desenho de uma personagem que eu simplesmente amei, e dei o nome de Ruby a essa personagem.
E desse vídeo, surgiu essa raposinha, de cabelos loiros, pelos alaranjados e com orelhas e cauda brancas.
E com essa proposta de refazer o meu primeiro Speedpaint, fui refazer esse desenho. Primeiramente no Tradicional e depois no Digital.
Tentativas no Tradicional
Foram duas tentativas de refazer esse desenho no Tradicional: Uma que eu não gostei muito e depois uma outra tentativa que foi bem sucedida.
Primeira tentativa fracassada
Comecei o desenho, fazendo a estrutura no gestual e sinceramente achei que no gestual, o desenho já estava bem estranho.
E depois, deixei o esboço bem mais encorpado, e nesse ponto, já fiz os seios dela e comecei a fazer o vestido dela. Logo após, comecei a detalhar o vestido e a detalhar o rosto dela.
Depois, fiz o cabelo dela, porém eu já estava bastante insatisfeito com esse desenho.
Pra mim, o vestido dela estava realmente muito estranho, e com isso, acabei desistindo desse desenho e partindo para outra tentativa.
Segunda tentativa
Eu ainda queria refazer o desenho da Ruby, então acabei indo em busca de algumas inspirações, até que me lembrei que eu tinha pego algumas inspirações para o Rework da Ruby, e essa arte do artista Setouchi Kurage, que eu simplesmente amo!
E com essa inspiração, fui fazer o desenho da Ruby. Comecei a fazer o desenho pelas formas gestuais, e acabei optando por deixar os braços bem mais parecido com o desenho que me inspirei do que com o desenho original. Depois, encorpei a estrutura do desenho, e comecei a fazer os seios da Ruby.
Nesse ponto, eu comecei a fazer o rosto e o vestido da Ruby. Fiz o esboço as orelhas, olhos, vestido e cauda. Depois fiz o cabelo, detalhei os olhos e o vestido.
E por fim, apaguei os traços que estavam sobrando e corrigi o focinho da Ruby, que estava bem esquisito. Assim, finalizei o desenho.
Digitalizando…
Simplesmente amei esse desenho e como ele ficou, e uma das coisas que eu mais gostei nesse desenho, foi que ele ficou parecendo muito aquelas fotos que algumas pessoas tiram na mesma pose anos depois.
E eu raramente havia tentado fazer a ponta da cauda “se enrolar” ao redor do braço de alguma personagem. Depois do desenho no Tradicional, agora é a hora da Digitalização do desenho da Ruby.
O desenho original, havia sido feito no Inkscape e sendo passado depois para o Photoshop, e esse remake está sendo feito no PaintTool SAI 2.
Comentários do Processo
Como em todo desenho digitalizado, comecei o desenho organizando as coisas no Paint Tool SAI.
A digitalização em si, comecei pelo cabelo da Ruby.
Depois, comecei a fazer a “separação” entre o cabelo e o rosto. Sempre que posso, faço os traços “livres” e depois, vou arrumando.
Depois do cabelo feito, comecei a fazer o corpo da Ruby, começando pelo braço dela.
E depois do corpo dela feito, comecei a fazer o vestido dela. E no lugar das rendinhas na barra do vestido dela, optei por fazer uma faixa.
Com a faixa na barra do vestido, o desenho ficou assim.
Depois, comecei a fazer a cauda da Ruby, e aqui novamente fiz os traços mais “livres”…
Fui deixando os pontos menos “curvos”, apertando AltGr e clicando em todos os pontos que eu queria deixar a linhas as linhas retas. Fazendo isso, as curvas que são feitas em algum lugar, não “contamina” a linha inteira.
E depois, fui acertando as linhas da cauda, e também comecei a refazer as linhas do tecido do vestido da Ruby. Também apaguei as linhas que eram desnecessárias, como as linhas da parte da cauda que estão atrás do braço da Ruby e a parte do vestido que está atrás da cauda.
E por fim, detalhei um pouco a faixa do vestido que fica na cintura da Ruby. Aqui nesse ponto, já estava com a maior parte da Linework concluída. Faltavam apenas os olhos, focinho e o laço dela.
Para os olhos, comecei a fazer de um lado e depois copiei para o outro lado e fiz as devidas correções.
Nesse ponto, a Linework já estava totalmente terminada.
Pintura
Depois da Linework terminada, comecei a colorir o desenho, começando pelo vestido. Comecei pela cor base dele e depois, colori as partes mais escuras.
Depois, colori a faixa e as partes que são da cor principal da pelagem e a parte branca do focinho da Ruby e a parte interna das orelhas dela.
Depois, colori o cabelo, laço e olhos da Ruby.
E por fim, finalizei o desenho. Eu até havia pensado em um cenário para esse desenho, mas como ele não havia sido pensado para um cenário, acabei optando por não fazer.
Resultado Final
Simplesmente me apaixonei por como esse desenho ficou! Eu acho que esse desenho mostra muito bem a evolução que tive em meu traço nos últimos 7 anos!
Também, amei a evolução da Ruby, que partiu de uma personagem que era bem parecida com o Romeo, para uma personagem única, apesar de compartilhar algumas características com o Romeo, como os olhos verdes, a cauda e as orelhas brancas.
E também amei o fato de que, se colocar os dois desenhos lado a lado, realmente parece aquelas fotos que são tiradas quase na mesma pose. A única diferença, é o tempo entre elas.
E por fim, nunca desista
E mais uma coisa antes de terminar esse post: Nunca desistam de seus sonhos. Se você sonha em ser um desenhista, desenhe, mesmo que suas primeiras artes são sejam um primor. Se você quer ser cantor, cante, mesmo que suas músicas não sejam tão boas no começo. Com o tempo, você irá evoluir, nada precisa ser perfeito no começo, você apenas precisa começar.
Com o tempo, todos evoluem. Todos precisaram de várias tentativas até ficar bom naquilo que faz, ver o que errou, estudar, tentar novamente e aprender. Por isso digo, se você está começando alguma coisa, não desista.
Deixe um comentário