Como eu faço as minhas Badges?

Decidi fazer um tutorial de uma das coisas que mais gosto de fazer: Badges. Esse é um tutorial que queria fazer há tempo e assim compartilhando o que faço.

O Blog do Cantinho do Romeo está pausado. Os novos desenhos estão sendo publicados no Made by Romeo, meu novo Blog de Desenhos.

Como eu não tinha ideias para desenhos, resolvi resgatar uma ideia antiga: Um Tutorial de como eu Faço as minhas Badges. E achei mais interessante fazer esse tutorial como algo mais livre, para qualquer tamanho de Badge (desde que seja num formato retangular).

Materiais para as Badges

  • Papel Canson 300 g/m² para o Miolo das Badges
  • Acetato de Encardenação para dar um reforço a mais
  • Fita Dupla-Face para a colagem de todas as partes
  • Papel Canson 180 g/m para a Impressão da Frente e Verso
  • Contact para a Proteção da Frente e do Verso
  • Washi Tape para o Acabamento das Bordas
  • Fita Adesiva Transparente para a vedação da Badge nas Bordas
  • Fita Mágica para o Acabamento Fosco nas Bordas

Como Fazer?

Fazendo o Miolo

Primeiramente, pego o primeiro material que usarei: O Canson 300. Esse é um Papel que é usado para pinturas em Aquarela, mas que me serviu bem para ser o Miolo das minhas Badges.

Depois começo a fazer as marcações para os cortes para a Badge. Como eu faço as minhas Badges na medida de 16 x 11 cm, então é possível fazer os dois lados em uma folha só.

Depois, apago todos os traços em excesso.

E logo depois de fazer as marcações, eu corto os pedaços para o miolo da Badge. Você pode cortar tanto com a tesoura como com o estilete. Depois de cortados, os pedaços estarão assim:

Depois é a hora de começar a colar. Então, eu coloco os pedaços de fita dupla-face nos miolos, e logo em seguida eu faço o furo para ser usado o mosquetão. E recomendo que seja usado o corte para o Mosquetão, pois se usar o prendedor com o tipo Jacaré terá que fazer o corte mais próximo da borda e isso diminui a resistência da Badge.

Depois de colar a fita dupla-face, cole o miolo no Acetato. O Acetato seria para dar uma certa resistência para a Badge nas bordas, para evitar que a Badge rasgue com facilidade.

Depois de colar o miolo no Acetato, eu faço os cortes, assim completando a segunda camada da Badge. Também uso o furador para fazer o furo para o mosquetão no Acetato.

Logo em seguida, coloco a fita dupla-face para colar os dois lados da Badge.

Depois de colar os dois lados da Badge, colo pequenos pedaços de Fita Dupla Face para a Washi Tape aderir melhor no Acetato.

E depois da Fita Dupla-Face colada, eu colo a Washi Tape para dar um acabamento melhor para as Badges, assim não ficando as camadas a mostra.

Colando a Arte

Logo depois, começo a imprimir as Badges. Prefiro imprimir no Canson 180, pois por ele ser mais grosso para mim facilita a colagem com a Fita Dupla-Face.

E antes de cortar as Badges, eu protejo a Frente e o Verso com um pedaço de Contact. Isso faz com que a Badge fique mais protegida contra sujeiras e que dure mais.

Depois corto as artes da Badge, e começo a colocar a fita Dupla-Face para colar as artes.

E com a arte colada, eu faço o furo. Mas ainda faltam duas coisas: A fita transparente para dar uma vedação na Badge e a Fita Mágica para dar um acabamento final.

Assim, eu colo a Fita Transparente e a Fita Mágica para dar um acabamento final na Badge.

Finalmentes!

E assim, temos uma Badge relativamente barata e feita e forma bem fácil. Esse tutorial é bem flexível, podendo ser plicado para Badges e diversos tamanhos, desde que seja num formato sem curvas.

Achei interessante compartilhar esse tutorial justamente para que vocês possam adaptar conforme as suas necessidades.

Categorias:

,

Tags:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.