Tentando animar algo pela primeira vez

Descobri um programa novo, tentei descobrir como ele funcionava e com isso tentei fazer uma animação. E aqui usei o trio Krita, Glaxnimate e Kdenlive.

O Blog do Cantinho do Romeo está pausado. Os novos desenhos estão sendo publicados no Made by Romeo, meu novo Blog de Desenhos.

Eu estava completamente entediado, quando resolvi dar uma lida no manual do Kdenlive, que é o editor que vídeo que utilizo para editar as Timelapses que posto no canal. Até que vi uma parte de “Gráficos e Animação” e que o Kdenlive tem uma integração com um tal de Glaxnimate.

E fui atrás de saber sobre esse tal de Glaxnimate. Tem ele em Flatpak, o que faz com que ele fosse uma excelente opção pra mim. Afinal, os aplicativos em Flatpak atualizam de forma independente do sistema e também não preciso instalar 2050 dependências diferentes no sistema.

E ao abrir o Glaxnimate, me deparo com um programa aparentemente simples, e que tem suporte aos arquivos .kra do Krita.

Isso acabou me dando uma ideia: Fazer um desenho no Krita, me utilizando da parte Vetorial do Programa, e com isso separando todas as partes “móveis” do desenho.

Um pequeno Rascunho

Eu não poderia começar a fazer essa animação sem ter uma referência do que fazer. Sendo assim, fiz um pequeno rascunho para ter de referência para essa animação.

E fiz esse rascunho com uma certa inspiração na Thumbnail de um vídeo de uma Youtuber chamada Marpple e que eu achei bem fofinha:

Vídeo VOCÊ GOSTA DE TOQUE FÍSICO? por Marpple

E assim decidi usar essa pose para o teste de animação do Romeo. Comecei com as primeiras linhas da pose e depois fiz o esboço das orelhas, corpo, colar de pelos, braços, olhos, pelos das bochechas, marca do rosto, focinho e bochechas.

Depois fiz os pelos da cabeça, as patas, a parte interna das orelhas e os pelos das patas. E como esse seria apenas um rascunho para se ter uma ideia de como essa pequena animação.

Separando as Partes

Depois foi a hora de decidir quais partes seriam “móveis”. Decidi por separar as orelhas, cabeça, tronco, colar de pelos, braços e patas. Primeiro fiz uma das orelhas e depois fui para a cabeça.

Com isso, fiz o rosto do Romeo, com os pelos das bochechas, olhos, marca do rosto e focinho. Também fiz a outra orelha, fiz o tronco e o colar de pelos acabei dividindo em duas partes.

E assim prossegui com o desenho, fazendo os braços e as patas do Romeo. Por fim, pintei as pupilas dos olhos do Romeo. E tinha apagado os traços em excesso, mas não fiz esse registro.

Digitalizando no Krita

Como sempre, comecei a digitalização organizando o Canvas do desenho, colocando a Base em sua pasta e as pastas da Linework. Mas esse é um desenho um pouco diferente, onde cada uma das partes tem uma pasta separada.

Sendo assim, comecei a fazer o desenho pelas orelhas, fazendo cada uma das orelhas separadamente.

E com isso, fui logo para o Colar de Pelos. Inicialmente o Colar de Pelos seria uma “peça” única, mas acabei optando por separar ele em duas partes: Uma das partes que ficará no primeiro plano, por cima da cabeça do Romeo e uma outra parte que ficará em segundo plano, escondida pela cabeça desse Coelhoposa peludo.

E com isso, parti para as patas. Com isso, decidi experimentar algo diferente: Por que não fazer os dedos das patas com o círculo. E assim eu fiz.

Depois disso, fui apagando os segmentos em excesso, e posso dizer que esse resultado me agradou muito.

Com isso, foi a hora de fazer os pelos da pata do Romeo. Para mim, ficou bem adorável.

E assim avancei mais no desenho. Fiz os braços (que foi nada mais que uma elipse) e dupliquei a pata esquerda e espelhei ela para o outro lado, fazendo assim a pata direita.

Ainda faltava fazer o corpo e a cabeça do Romeo. Começando pelo corpo dele, decidi experimentar aqui também. Fiz um Retângulo…

… e desse retângulo, fui ajustando ele para se adequar ao corpo do Romeo. Depois, comecei a colorir as partes e a juntar as partes do desenho, para ter uma ideia de como ele ficaria ao final.

E no final, o corpo do Romeo estava assim. Para finalizar esse desenho, ainda faltava a cabeça do Romeo.

E assim comecei a fazer. Decidi experimentar novamente, fazendo a cabeça como um único segmento…

… e ajustei esses segmentos para fazer os pelos da cabeça do Romeo. Depois comecei a fazer as bochechas…

… e com isso, fiz com os pelos das bochechas e a marca do rosto a mesma coisa que fiz com os pelos da cabeça.

Acertei os segmentos e fiz a marca do rosto do Romeo. Posso dizer que esse jeito de fazer isso me agradou bastante.

Depois acertei mais algumas coisinhas e fiz os olhos do Romeo, com a ferramenta de círculo, onde eu fui acertando as linhas até chegar onde queria. Também fiz o focinho do Romeo e depois acertei as linhas do focinho e do olho direito dele.

Aqui experimentei mais uma coisinha que me facilitou muito: Fazer o brilho e as írís com a ferramenta de círculo mesmo. Posso dizer que esse resultado me agradou muito. E aqui eu já fui colorindo os olhos do Romeo…

… e logo depois colori a cabeça. Ao “encaixar” a cabeça no desenho, me deparei com um problema: o “encaixe” ficou meio estranho. Assim, tive que adicionar mais uma parte para o colar de pelos do Romeo para corrigir isso.

E fiz isso copiando algumas linhas das duas partes do colar de pelos e das bochechas do Romeo…

… isso resolveu o problema. Assim, juntei as orelhas e a cabeça no restante do desenho.

Um pequeno desafio

Mas antes, um problema: Como colocar isso no Glaxnimate? Tentei importar o arquivo por inteiro, mas não dava para animar o arquivo .kra por inteiro no Glaxnimate. Ao usar a ferramenta de “Traçar Bitmap”, a situação piora, pois o Glaxnimate separa as cores.

O que fazer? Acabei decidindo por exportar cada uma das partes do desenho como um arquivo diferente. Mas como fazer isso? Eis que descubro uma ferramenta no Krita que era a resposta que eu precisava: O Script de “Exportar Camadas”, que fica em Ferramentas > Scripts > Exportar Camadas.

E essa ferramenta é bem simples de ser utilizada. Precisa apenas do documento a ter as camadas exportadas, a pasta onde essas camadas serão exportadas, tamanho e formato do arquivo.

Tentei algumas vezes com o arquivo original, mas sem sucesso. Com isso, tive que mesclar as camadas, para assim poder levar tudo para o Glaxnimate. E foi assim que os arquivos ficaram:

Animando no Glaxnimate

Depois foi a hora de jogar todos esses arquivos no Glaxnimate. Aqui, decidi mostrar um vídeo de como foi isso, pois não sei como eu comentaria isso em texto.

O processo foi basicamente: Importa a imagem da parte da animação, arruma a posição e importa a parte seguinte logo em seguida. E claro, que tive alguns pequenos problemas com o colar de pelos e que tive que resolver depois no Krita para continuar a animar.

E já a parte para animar, foi enlouquecedora. Principalmente por não saber como fazer. Mas eventualmente descobri que tinha que clicar no botão “Record” para poder girar a parte e assim fazer a animação. Também coloquei isso em vídeo, pois é melhor para comentar.

Para facilitar essa parte, coloquei o eixo de rotação perto de onde de fato essas partes rotacionariam. E isso me facilitou demais. Coloquei cada uma das partes com ângulos de rotação diferente e em pontos diferentes.

No fim, movi o arquivo da animação para o Kdenlive para finalizar o arquivo, e assim renderizar o arquivo final.

E claro, que depois fui acertando o tamanho da animação até chegar num tamanho que me agradasse mais.

Mostrando os Pontos Chaves

E por fim, mostrando os pontos chaves. Primeiramente, da Pata Direita, onde coloquei bastante pontos chaves…

… ao contrário da pata esquerda, que teve poucos. Mas que tentei fazer com o que o braço se movimentasse um pouco. Nesse caso, seria legal descobrir algum recursos que me permita monta uma espécie de esqueleto para o personagem.

Depois a orelha esquerda, que teve poucos pontos de animação…

… ao contrário da orelha direita que teve bastante ponto de animação.

E como podem notar o ponto central desses elementos não está exatamente no centro, mas sim na parte de baixo, onde as orelhas e as patas iriam rotacionar.

Palavras Finais

Isso tudo foi uma aventura e tanto. Sei que ficou extremamente simples, mas isso foi uma coisa que gostei muito de fazer. Para mim, essa pequena animação pode até ser um indício de que tentarei algo novo.

É uma coisa engraçada, que desde que passei a usar o Linux no meu dia a dia, a chama da curiosidade se acendeu com mais força. Passei a explorar mais o Krita, descobri programas novos, e estou usando um novo editor de Vídeo, que eu não vi muito potencial no Windows, mas que hoje estou gostando muito de usar.

E espero muito poder descobrir mais coisas e ousar fazer outras coisas que não fiz ainda. Quem sabe, assim eu aprenda ainda mais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.