Como eu não tinha ideias para desenhos, resolvi resgatar uma ideia antiga: Um Tutorial de como eu Faço as minhas Badges. E achei mais interessante fazer esse tutorial como algo mais livre, para qualquer tamanho de Badge (desde que seja num formato retangular).
Materiais para as Badges
- Papel Canson 300 g/m² para o Miolo das Badges
- Acetato de Encardenação para dar um reforço a mais
- Fita Dupla-Face para a colagem de todas as partes
- Papel Canson 180 g/m para a Impressão da Frente e Verso
- Contact para a Proteção da Frente e do Verso
- Washi Tape para o Acabamento das Bordas
- Fita Adesiva Transparente para a vedação da Badge nas Bordas
- Fita Mágica para o Acabamento Fosco nas Bordas
Como Fazer?
Fazendo o Miolo
Primeiramente, pego o primeiro material que usarei: O Canson 300. Esse é um Papel que é usado para pinturas em Aquarela, mas que me serviu bem para ser o Miolo das minhas Badges.
Depois começo a fazer as marcações para os cortes para a Badge. Como eu faço as minhas Badges na medida de 16 x 11 cm, então é possível fazer os dois lados em uma folha só.
Depois, apago todos os traços em excesso.
E logo depois de fazer as marcações, eu corto os pedaços para o miolo da Badge. Você pode cortar tanto com a tesoura como com o estilete. Depois de cortados, os pedaços estarão assim:
Depois é a hora de começar a colar. Então, eu coloco os pedaços de fita dupla-face nos miolos, e logo em seguida eu faço o furo para ser usado o mosquetão. E recomendo que seja usado o corte para o Mosquetão, pois se usar o prendedor com o tipo Jacaré terá que fazer o corte mais próximo da borda e isso diminui a resistência da Badge.
Depois de colar a fita dupla-face, cole o miolo no Acetato. O Acetato seria para dar uma certa resistência para a Badge nas bordas, para evitar que a Badge rasgue com facilidade.
Depois de colar o miolo no Acetato, eu faço os cortes, assim completando a segunda camada da Badge. Também uso o furador para fazer o furo para o mosquetão no Acetato.
Logo em seguida, coloco a fita dupla-face para colar os dois lados da Badge.
Depois de colar os dois lados da Badge, colo pequenos pedaços de Fita Dupla Face para a Washi Tape aderir melhor no Acetato.
E depois da Fita Dupla-Face colada, eu colo a Washi Tape para dar um acabamento melhor para as Badges, assim não ficando as camadas a mostra.
Colando a Arte
Logo depois, começo a imprimir as Badges. Prefiro imprimir no Canson 180, pois por ele ser mais grosso para mim facilita a colagem com a Fita Dupla-Face.
E antes de cortar as Badges, eu protejo a Frente e o Verso com um pedaço de Contact. Isso faz com que a Badge fique mais protegida contra sujeiras e que dure mais.
Depois corto as artes da Badge, e começo a colocar a fita Dupla-Face para colar as artes.
E com a arte colada, eu faço o furo. Mas ainda faltam duas coisas: A fita transparente para dar uma vedação na Badge e a Fita Mágica para dar um acabamento final.
Assim, eu colo a Fita Transparente e a Fita Mágica para dar um acabamento final na Badge.
Finalmentes!
E assim, temos uma Badge relativamente barata e feita e forma bem fácil. Esse tutorial é bem flexível, podendo ser plicado para Badges e diversos tamanhos, desde que seja num formato sem curvas.
Achei interessante compartilhar esse tutorial justamente para que vocês possam adaptar conforme as suas necessidades.
Deixe um comentário