Um Blog é a melhor coisa para um Artista

Em tempos de Redes Sociais, recomendar um Blog para um Artista parece ser uma insanidade. Mas coloquei alguns motivos em que isso pode ser uma boa ideia.

Okay, eu sei que talvez eu esteja falando por mim, mas pela experiência que ando tendo, vejo que ter um Blog é a melhor coisa para um Artista.

Talvez, falar isso seja uma loucura em tempos em que as Redes Sociais estão aí e as pessoas passam a maior parte do tempo nelas, seja no Facebook, Instagram ou o Twitter/X. Mas não acho que seja uma loucura, afinal a Internet é muito mais do que esses três aplicativos.

Mas porque um Blog seria a melhor coisa para um Artista? Para mim, é por alguns motivos simples:

  1. A Liberdade de postar o que, quando e como quiser;
  2. Escrever ajuda a Arte;
  3. Organização e a Capacidade de ser Encontrável;
  4. Uma ilha de calmaria num mar turbulento;
  5. É uma ótima companhia para Redes Sociais;
  6. Dá pra formar uma base sólida de seguidores;
  7. Se você não quer ser usado por uma IA, Blog é a melhor coisa.

E irei detalhar ada um dos pontos agora.

Comodidade ou Liberdade?

Se tem uma analogia que pode ser feita, é a de que estar exclusivamente nas Redes Sociais, seria como ainda estar morando com os pais: você tem tudo a mão, não precisa se preocupar com a manutenção de um Blog e você pode criar uma página ou um perfil de graça – apesar daquela frase: “Se você não está pagando, o produto é VOCÊ.

Mas nem tudo são flores. Você tem que obedecer as regras da Rede Social que você está, e se não respeitar a risca, você é punido. Às vezes, nem mesmo precisa fazer algo de errado para ser punido.

Ainda por cima, não tem a liberdade de como postar algum determinado conteúdo. Pessoalmente, eu sinto que nas Redes Sociais, o conteúdo é bem superficial. Ainda que tenha páginas que tentam fazer conteúdos aprofundados – como a Nomes Científicos, que é excelente por sinal -, o restante é bem superficial, pois não dá pra se aprofundar muito em algum assunto com a forma em que as Redes Sociais são feitas pra ser.

Já os Blogs, é como sair da casa dos pais e ir morar sozinho – ao menos foi assim que me senti quando eu comecei a levar esse Blog mais a sério. Num Blog se tem a total liberdade de se postar o que quiser, como quiser e de forma bem mais aprofundada.

Porém, assim como é ir morar sozinho, você tem que lidar com a manutenção de um Blog – como a instalação e atualização de plugins, temas até algumas coisas um pouco mais na unha – e também fazer um bom Blog não é de graça.

Apesar de ter plataformas de Blogs que são gratuitas como o Blogger e o WordPress.com elas são extremamente limitadas – e provavelmente falar assim é até um eufemismo perante ao quão limitadas elas são – , o melhor a se fazer é realmente pagar por isso.

Escrever sobre o Processo Criativo ajuda a arte

Se tem uma coisa que eu aprendi nesse tempo com um Blog que onde eu falo das minhas artes é que escrever sobre o Processo Criativo ajuda – e muito – a arte. Ao tirar fotos do que você está fazendo, para mais tarde escrever uma postagem sobre a arte que você fez ajuda para ver as etapas do processo.

Às vezes não nos damos conta do nosso próprio processo e ao parar um pouco para rever o processo criativo das artes que fazemos, vemos coisas que não víamos antes, por justamente estarmos fazendo as coisas no “piloto automático”.

Além de que, escrever sobre o Processo coloca toda a arte que foi feita em perspectiva. O que está bom e o que precisa claramente ser melhorado e tudo isso aparece quando escrevemos sobre o Processo.

Também escrever sobre o processo coloca outra coisa em evidência: A própria evolução do Artista. Por exemplo, isso fica escancarado quando se pega o primeiro desenho do Cantinho do Romeo que eu refiz em 2021 com o mesmo desenho refeito em 2023.

O desenho de 2021 foi feito numa época onde eu estava começando a comentar sobre o meu processo criativo dos desenho, e o de 2023 foi feito com todas as observações do que eu poderia melhorar, com todo o aprendizado que tive olhando para o meu próprio processo de criação dos meus desenhos.

Tudo fica guardado, organizado e encontrável

Além das escrita ajudar na evolução, tudo o que você posta estará no Blog, arquivado por mês e ano, com marcações do que é e organizado em Categorias.

E isso facilita demais na hora de encontrar alguma arte que fiz no passado e para usar de referência, além de olhar como eu fiz alguma coisa que estou em dúvida.

E além de ficar organizado, o conteúdo fica muito fácil de ser encontrado, tanto no Google como no próprio Blog. Isso facilita demais de alguma pessoa que não conhece o seu trabalho ver a arte que você faz na busca do Google.

Por exemplo, as postagens que volta e meia faço na série de Arquivo de Poses para desenhos, aparecem no Google ao pesquisar por “Poses para desenho”.

Mãe, estou no Google!

E lógico, um blog é excelente para guardar estudos que você fez. Além de ter um Arquivo sempre a mão e com o conteúdo que pode facilmente ser buscado seja pelo Google ou por uma barra de busca do Blog, você ajuda outras pessoas, que podem ter a mesma dificuldade que você tem. Ou seja, ter um Blog é benefício para todo mundo.

Um Porto Seguro para Mares Turbulentos

Quem imaginaria em 2021 que o Elon Musk iria comprar o Twitter e fazer várias mudanças que desagradaram uma boa parte das pessoas que usavam o Twitter? Ou mesmo, quem imaginaria em 2017 que o Tumblr iria proibir NSFW?

Redes Sociais, assim como a maioria das coisas da Internet, são muito turbulentas. Da noite para o dia, podem acontecer mudanças drásticas na rede onde estavam os seus seguidores, não se sabe o dia de amanhã.

Ou mesmo, a sua conta da Rede Social pode ser suspensa da noite pro dia, como aconteceu com a conta NSFW do Kima, um artista que eu adoro:

Um Captura do Post do Kima no Twitter/X. Dias depois, ele teve a sua conta SFW suspensa. Arquivado no Archive.is

Estar exclusivamente nas Redes Sociais é como conviver com o medo de todo dia sofrer uma ordem de despejo, estar sujeito a desaparecer num estalar de dedos. É apavorador.

Por outro lado, os Blogs são um porto seguro para onde você pode sempre voltar de mares turbulentos. Um lugar onde você pode deixar o seu trabalho arquivado, sem se perder nos mares turbulentos das Redes Sociais.

E que aliás, parte dos Posts são salvos automaticamente pelo Wayback Machine. O seu conteúdo fica eternizado na Internet.

Redes Sociais funcionam melhor com Blogs

Para mim, isso é a maior verdade: As Redes Sociais funcionam muito melhor com os Blogs e os Blogs complementam muito as Redes Sociais. As Redes Sociais com a Comodidade e os Blogs com a Liberdade e Profundidade.

Há pessoas que realmente querem saber como Salsichas são feitas. Assim como há pessoas que querem realmente dar uma espiada por trás das cortinas. E há outras pessoas que querem saber como você fez aquela arte incrível!

Uma Rede Social pode ser usada para divulgar o Blog para o seu público enquanto que o Blog pode ser usado para que você seja encontrado mais facilmente na Internet e listar as redes sociais que você está.

Ainda mais, se você for suspenso de alguma Rede Social, pode anunciar mais facilmente em seu Blog.

Não é fácil, mas compensa

Mas apesar das vantagens. nem tudo são flores, quando se fala de se ter algo apenas seu. Eu estaria sendo desonesto se eu apenas falasse das vantagens de um Blog, sem falar das desvantagens de se focar nessa forma de mostrar o trabalho.

Você não vai ter resultados imediatos com um Blog. O seu Blog não vai ficar famoso do dia pra noite e provavelmente não terá centenas de milhares de acessos logo no primeiro mês.

Você terá que se reinventar para tornar as suas postagens interessantes, relevantes e úteis para o formato de Blog e ainda terá que aprender como mecanismos de buscas funcionam. Terá que fazer otimização de SEO em seu Blog, e aprender a fazer textos que sejam otimizados para o leitor comum e para os motores de busca e ainda de forma que seja natural.

Ainda terá que aprender outras habilidades: Como escrever para Blogs, como conquistar leitores, como fazer um conteúdo que seja útil entre outras coisas.

Mas para construir uma comunidade, o Blog é a melhor coisa. Você pode criar uma lista de e-mails com os seus seguidores, e dar em primeira mão para os seus seguidores mais ávidos as suas artes, o que você está estudando e até mesmo o que você irá vender no futuro.

Blog é a melhor coisa Anti-IA

Eu entendo os artistas que estão meio fulos da vida e com medo de que o trabalho deles estejam sendo usado por uma IA e com medo de que eles sejam extintos, mas tem uma solução para lidar com isso: os Blogs. Para mim, eles são a melhor ferramenta para lidar com as IAs. Exatamente isso que você acabou de ler na frase anterior.

Foram desenvolvidas novas formas de lidar com a IA. Uma delas é o ai.txt, um arquivo de texto que é colocado na pasta raiz do site, e que tem um Plugin para WordPress que facilita bastante configurar o ai.txt (site oficial).

E essa é mais uma camada de consentimento para os artistas que não querem que as suas artes sejam usadas para treinar IAs. Uma outra solução desenvolvida para Sites é o Kudurru, que bloqueia os Crawlers mais teimosos que estão em busca de conteúdo para alimentar alguma IA. E essa ferramenta está em desenvolvimento atualmente (site oficial).

O que pra mim soa mais eficiente do que o Glaze ou outras ferramentas que precisam ser executadas toda vez que for enviar uma arte para a Internet. Colocar essas ferramentas num site é como dizer com uma placa do tamanho de um Outdoor e em letras garrafais “EU NÃO QUERO QUE MEU CONTEÚDO SEJA UTILIZADO PARA TREINAR UMA IA”.

Conclusão

Como eu já contei nos posts dos seis anos do Cantinho do Romeo, eu já fui muito prejudicado pelas Redes Sociais, sobretudo pelo Facebook, e depois comecei a planejar um site. Um site normal que seria nada mais do que um meio de ter um “cartão de visitas”.

Mas eu acabei fazendo muito mais do que isso, ousei, fui para um caminho mais difícil. Não queria mais a efemeridade das Redes Sociais, mas queria ajudar aos outros artistas. E o Blog ajudou muito nessa parte de ajudar os outros artistas, e as minhas postagens mais vistas são aquelas em que são úteis, como as da série de Arquivo de Poses.

Para mim foi algo bem ousado ir para um lado diferente dos outros artistas. Ao invés de ir para as Redes Sociais, decidi fazer algo pequeno, mas extremamente sólido do que algo popular.

Basicamente eu optei por construir uma casa de campo com suas fundações num enorme rochedo do que um um castelo luxuoso num banco de areia. E realmente, Blog é um caminho mais difícil, ainda mais num mundo tomado por Redes Sociais.

E se trata disso a migração de uma Rede Social para um Blog. Solidez, Liberdade e Utilidade, ainda que a jornada seja um pouco mais difícil. Ainda mais num mundo em que temos as IAs coletando tudo dos artistas, e pra mim é aqui que os Blogs se tornam essenciais, pois com eles dá pra mitigar os efeitos disso.

Mas a questão é: Para isso, tem que sair da Zona de Conforto das Redes Sociais. Quantos estão dispostos a isso? Quantos estão dispostos a gastar tempo, dinheiro e energia em algo que demora para dar frutos?

Para quem está disposto a sair da zona de conforto, colocar a cara em uma mídia diferente e esperar os frutos de seu trabalho, esse caminho é pra você.

Agora, para quem apenas quer ficar na mesma e quer resultados imediatos, aqui vai uma frase que está na lápide de um velho beberrão:

Nem tente

Henry Charles Bukowski

Até porque, se for tentar entrar para os Blogs, que entre pra valer.

Atualização [09/12/23]: Revisão e correção de algumas partes do texto.

Categorias:

Tags:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.