2024: Uma volta para as Redes Sociais?

Depois de um hiato do Facebook, Twitter/X e Instagram, estou de volta. E claro, com novidades como o modelo de post para essas redes e o Fediverso.

Eu tinha parado de postar nas Redes Sociais do Cantinho do Romeo, mas eu pretendo voltar. Apesar de eu não precisar tanto das Redes, quero voltar mais pelas pessoas que me seguem nelas.

E claro, que acabei testando algumas coisas ao longo do ano passado, e irei detalhar se eu irei ficar ou não e detalhar um pouco a forma em que voltarei para as Redes em que eu já estava e como vou entrar em outras.

Facebook, Instagram e Twitter/X

Só que ainda não sei como eu voltarei, já que em Setembro, a Meta e o Twitter/X resolveram que irão usar os nossos dados para treinamento de IAs Generativas.

Nesse caso, eu posso postar apenas um vislumbre de minhas artes, tal como as capas das postagens aqui no Blog dão um vislumbre daquela arte enquanto você navega nas páginas dos Arquivos deste Blog, e com uma indicação de que a arte completa está disponível no Blog.

E pessoalmente eu gostei desse modelo de postagem, mas pode ser que tenha coisas para melhorar e eu faça alguns pequenos ajustes.

Fediverso

E outra coisa sobre as Redes Sociais e que estou testando, é tornar o Blog do Cantinho do Romeo parte do Fediverso. É algo que estou testando e ainda estou ajustando, mas que por enquanto estou testando. Assim, cheguei num modelo de postagem que me agradou:

O meu modelo de postagem no Mastodon.

Testei apenas no Mastodon e no Friendica, e ao menos neles estão funcionando e pode ser que em outras plataformas que usem o ActivityPub esteja funcionando também.

O meu modelo de postagem no Friendica

E se tem uma coisa que achei legal no ActivityPub é o fato de que toda postagem que eu faço estar disponível no mesmo momento em que ela é postada no Blog.

Ao menos, o Fediverso é algo que eu não tenho que me preocupar muito em atualizar, já que ele será atualizado automaticamente.

Bluesky e Threads

Agora para as duas Redes que eu testei nesse ano: Bluesky e Threads. Apesar dessas duas Redes serem concorrentes do Twitter, ainda faltam algumas coisas nelas. E claro, foram duas Redes Sociais que acabei abandonando em pouco tempo.

Bluesky e um Mastodonte na Sala

Começando pela rede que eu não gostei e que me pergunto o porquê de todos estarem tão empolgados pra ela: O Bluesky. Não sei se é apenas comigo, mas achei o Bluesky extremamente limitado.

Primeiramente pela falta da opção de Fixar as postagens no perfil. Depois por problemas para colocar a capa no perfil. Problemas básicos que não encontrei em outras redes sociais! Nem as famosas Hashtags existem no Bluesky.

Mas é aquela coisa: O Bluesky é funcional. E só. Não há nada de especial nele. Então, por que escolher o Bluesky ao invés do Mastodon/ActivityPub ou o Twitter/X, sendo que faltam recursos básicos?

Pode ser que algumas coisas mudem e eu esteja completamente errado? Sim. Mas nesse momento, pra mim o Bluesky não é viável – e nem mudou muito desde que o Rodrigo Ghedin fez uma Review do Bluesky no Manual do Usuário. E pra mim, o Bluesky (ainda) não é uma escolha.

Não confio no Mark Zuckerberg, mas…

Já o Threads é outra história totalmente diferente. Ele é da Meta – que não confio em nada do que eles fazem ou dizem – e também é uma rede que não gostei.

Porém, há uma coisa que o diferencia do Bluesky e que pra mim é um acerto: A integração com o ActivityPub que está sendo implementada aos poucos. E na minha conta do Threads, esse recurso está como “em breve”.

Com isso, pode ser que o Cantinho do Romeo também apareça no Threads como feed@cantinhodoromeo.com.br.

Telegram

Eu ainda estou vendo como eu voltarei para o Telegram. Se voltarei ao modo antigo ou da mesma forma do Facebook, Instagram e Twitter/X. Eu prefiro mais ao modo antigo. Talvez seja a única Rede que eu vá voltar ao modo antigo.

Concluindo…

Eu tive essa experiência um pouco involuntária de não atualizar as Redes Sociais do Cantinho, e posso dizer que a experiência foi positiva. Não afetou o Cantinho tanto assim.

Porém, essa minha volta é realmente por causa do Público que tenho por lá. E como eu falei, os Blogs complementam as Redes Sociais e isso é bom.

Também estou começando a experiência num Universo que onde eu não tenho muita familiaridade, que é o do Fediverso. Por lá, eu não tenho público (ainda) e entrei pela curiosidade de saber o que é aquilo.

E digo que estou gostando disso. E o Fediverso está funcionando bem como um Feed RSS. É bem interessante essa ideia.

Preciso de alguns pequenos ajustes para entrar de vez nesse mundo do Fediverso. Talvez, isso seja maior do que se mudar para outra Rede Social, como os outros estão fazendo. Eu sou a minha própria instância de conteúdo.

TL;DR

Resumindo, essas serão as mudanças

  • Telegram: Nada mudará. As Artes serão postadas normalmente por lá.
  • Fediverso: Estou entrando por lá. As Artes são postadas como as Capas dos Posts daqui do Blog e por lá as atualizações são instantâneas graças ao ActivityPub.
  • Instagram, Facebook e Twitter/X: Serão postados apenas um “vislumbre” das artes, por justamente essas Redes estarem usando o conteúdo delas para alimentar as IAs Generativas deles.
  • Threads e Bluesky: A não ser que haja uma integração com o ActivityPub, eu não estarei entrando nessas Redes Sociais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.