Esse é uma postagem um tanto diferente para comemorar mais um outono para o Cantinho do Romeo. Decidi fazer bem diferente, decidi contar um pouco sobre a minha trajetória antes do Cantinho. Desde os meus primeiros blogs, passando pelos meus primeiros canais e indo até o Cantinho.
2010 a 2013: Minha era dos Blogs
O ano era 2010, e era a primeira vez que eu tinha internet decente. E com isso, comecei a aprender mais sobre a paixão que eu tinha na época: Informática.
Uma Aventura no Linux e o Começo de Tudo.
Com uma Internet decente, conheci um tal de Linux, e por curiosidade comecei a testar, até que instalei em meu computador (e estragando a instalação do Windows que eu tinha), e nisso, em 2010 comecei um pequeno Blog: Uma Aventura no Linux. Ao menos, é essa a data que mostra no Wayback Machine.
Mas apesar de ter sido criado em Dezembro de 2010, foi apenas em Maio de 2011, que o Blog começou realmente.
E você pode se perguntar: “Mas o que isso tem a ver com o Cantinho do Romeo?”. Na verdade, tem tudo a ver. Essa foi a época que eu comecei a ter uma certa paixão por Blogs, tanto que comecei o meu e vários outros que eu fui deixando pelo caminho.
Esse blog era para relatar alguns problemas que tive com o Linux, coisas que descobri, tutoriais, notícias e outros. Sendo de minha autoria ou não, e os que não eram feitos por mim, eu sempre deixava os devidos créditos.
Porém, muitos dos Posts do Uma Aventura no Linux acabaram se perdendo com as mudanças que esse blog teve e alguns dos posts perdidos entre Dezembro de 2010 e Julho de 2011 e Agosto e Outubro de 2011 dão pra ver no Wayback Machine. E como eu sou um inquieto por natureza, fui testando outras plataformas, e assim conheci o WordPress.
Diário de um Linuxer: Conhecendo o WordPress
Quando conheci o WordPress, já criei um Blog nele. O Diário de um Linuxer, que foi uma espécie de sucessor para o Uma Aventura no Linux.
Digo uma espécie de sucessor, pois eu fiquei numa indecisão braba: Blogger ou WordPress?
O WordPress era bem poderoso, com vários temas bem bonitos, mas a sua versão gratuita era bem limitada: Apenas 3 GB de espaço, apenas com os temas da Automattic sendo permitidos e sem a posssibilidade de usar os plugins que fazem o WordPress ser ainda mais poderoso. E isso tudo me frustrava na versão Gratuita do WordPress.
Já o Blogger, era extremamente simples, com meia dúzia de tems que não eram tão bonitos. Porém, tinha espaço praticamente ilimitado. E as limitações do Blogger também me deixavam frustrado.
Com essa indecisão, eu fui pulando do Blogger para o WordPress e do WordPress para o Blogger. Porém, a era do Uma Aventura no Linux e Diário de um Linuxer acabou no Final de 2012.
Mundo Linux e a volta ao Blogger
Mas, não fiquei parado por muito tempo. Alguns poucos meses depois, criei outro Blog: o Mundo Linux. Esse era um Blog bem parecido com os dois anteriores, mas com um novo nome.
E ele tinha o que os outros Blogs tinham: Tutoriais e Notícias, sendo ou não de minha autoria e com algumas coisas que descobri por aí e algumas reviews. Nada demais.
Esse Blog teve uma vida bem curta: de 02 de Janeiro a 26 de Abril de 2013, com um hiato de 2 meses, entre 12 de Fevereiro e 10 de Abril. Mas esse Hiato é um pouco explicado por outro Blog, que falarei a seguir.
Blog de um Gateiro, apenas um Blog de quem gosta de Gatos
Se o Mundo Linux teve uma vida curta, o Blog de um Gateiro teve uma vida ainda mais curta. Eu estava para ganhar um Gatinho da minha vó, e então decidi criar um Blog para compartilhar esses momentos.
E inicialmente, seria um Blog com dicas sobre Gatos e o meu dia-a-dia com o meu Gatinho. Porém, esse blog durou menos de um mês. E esse Blog foi tão esquecido que eu nem lembrava que eu tinha criado ele. Mas é curioso que eu tenha criado esse Blog sobre Gatos e que eu nem lembrava dele.
TecBrasil e o Fim da minha Era dos Blogs
O dia era 28 de Maio de 2013. E nesse dia, criei o que por muito tempo seria o meu último Blog, o TecBrasil. Esse era um Blog em uma época em que eu estava voltando a usar o Windows, mesmo que em dualboot com o Linux.
Assim, decidi juntar coisas que eu gostava. As Dicas para Windows e Linux e S40, Jogos e Dicas para o Nokia Asha 302, que era o celular que eu usava nessa época.
Também assim como em outros blogs, eu repostava conteúdos de outros lugares, porém com os devidos créditos. Junto com outros posts que eram realmente de minha autoria. Mas acabei parando com esse blog no final de 2013.
2013 a 2017: O Youtube
Essa foi uma fase Pré-Cantinho do Romeo, onde pela primeira vez eu estava mostrando os meus desenhos para a Internet. Ainda demoraria um tempo, mas os desenhos ainda viriam. E aqui foram dois canais: Rocky Play e Rookie Play.
Rocky Play: Meu Primeiro Canal, com Vida Curta
Nesse período, deixei os Blog de lado. E comecei a investir no YouTube. Depois de alguns pequenos testes, comecei de vez, com um pequeno canal. Assim, em 2013, criei o meu primeiro canal de fato do YouTube: o Rocky Play. E com duas inspirações: Um canal sobre Jogos e de um desenho da época da Guerra Fria.
Uma pequena Inspiração de um Esquilo Voador da Guerra Fria
E quanto a esse nome? É que nessa época, eu tinha visto um filme que eu tinha gostado muito: As Aventuras de Rocky e Bullwinkle (ou As Aventuras de Alceu e Dentinho em algumas dublagens).
E esse é um filme meio pastelão, das aventuras de Rocky, um esquilo voador e de Bullwinkle, um alce não muito inteligente em que os dois precisam deter Boris e Natasha de dominar os EUA. E esse é um filme lançado em 2000, com a história de uma série que foi feita no começo da Guerra Fria entre 1959 e 1964.
Não me recordo muito da Data e nem do Canal, mas gostei tanto do Rocky, que adotei como o meu apelido em alguns locais da Internet. E esse é o Rocky ou Dentinho:
Com esse nome, juntei com o “Play” e assim surgiu o nome do Canal: Rocky Play.
Inspiração no TirantGamer
Uma das minhas inspirações foi um canal mais ou menos em 2012, que eu gostava muito: TirantGamer. Esse era um canal ele falava bastante de jogos, seja com Gameplays, Hack ROMs, Lendas ou Creepypastas dos mais diversos jogos. Basicamente, era um canal de jogos, mas com um toque de Terror, que o meu eu de 2013 adorava.
Assim, o Tirant me inspirou um pouco o que eu fiz no Rocky Play. Eu não iria falar nada de terror, mas iria tentar fazer o que eu fazia de melhor: Tutoriais. E quem sabe, uma Gameplay de vez em quando, algum jogo que o meu computador rodasse bem.
Os vídeos do Rocky Play
Porém, o Rocky Play teve uma vida muito curta. De apenas 6 meses e tendo apenas três vídeos. Assim, quero comentar um pouco sobre esses vídeos.
Esse foi o primeiro vídeo do Rocky Play. Um Tutorial de como ativar o Aero no Windows 7 Home Basic e Starter, com um pequeno Hack para isso. E esse vídeo havia sido feito num Netbook que eu usava nessa época, então é por esse motivo que o vídeo tem uma resolução máxima de 480p.
Já o segundo vídeo, era sobre um programa para mexer no Boot do Windows. Um vídeo simples, sem roteiro, com um áudio bem ruim, mas que é o meu vídeo mais visto. E me surpreende que eu tenha conseguido ajudar algumas pessoas. E aqui, tem a vinheta que era inspirada no TirantGamer.
Por fim, esse Speedpaint da Ruby. Esse foi um desenho que fiz usando o Inkscape e o Photoshop e que na época, lembro de ter gostado de como o desenho havia ficado.
Porém, esse canal acabou sendo deixado de lado com apenas três vídeos.
Rookie Play: O antecessor do Cantinho e o Canal dos Hiatos
E assim, meses depois criei mais um canal, que durou bastante tempo, embora que tenha sofrido muito com Hiatos. Assim como o Rocky Play, o Rookie Play iria falar um pouco de tudo tendo vídeos de Desenhos, Dicas, Gameplays, Tutoriais e do Windows Phone, que eu usava na época.
O Rookie Play foi um canal que durou até meados de 2018 e que teve várias eras e que se definem pelas vinhetas de abertura e cores, apesar desse canal ter poucos vídeos.
Primeira Era: O Começo sem Vinheta
Esse canal se iniciou de fato em 14 de Agosto de 2014 com um Tutorial com um Áudio horrível, com o som do Touchpad e do HD bem aparentes e bem sem roteiro.
Segunda Era: A Vinheta Azul e a continuação do Rocky Play
Depois de um breve hiato, em 27 de Outubro de 2014 veio o primeiro de vários vídeos de Speedpaint com um desenho do Romeo, que na época eu gostei, mas que hoje em dia eu vejo o quanto que eu evoluí. E esse vídeo
Ao contrário do desenho da Ruby em que usei o Inkscape e o Photoshop, aqui eu usei o PaintTool SAI em sua versão 1.0, junto com o Photoshop para alguns efeitos no desenho.
E depois de mais três vídeos em Sequência, essa primeira fase do Rookie Play terminou com o Vídeo do desenho do Sweet com a Hanako, que era uma personagem de uma pessoa que era amiga minha, em 29 de Novembro de 2014.
E com um pouco mais de um mês e 4 vídeos, terminou a Segunda Era do canal.
Terceira Era: A Vinheta dos Quadradinhos
Depois de mais um Hiato no Rookie Play, mais uma era começa. Dessa vez com uma vinheta com uns quadradinhos e que eu tinha gostado muito e essa Era começa em 01 de Fevereiro de 2015 com um Recolor de um desenho do Tails para transformar ele no Romeo, e que eu já refiz esse desenho por aqui no Cantinho, ao menos no Tradicional.
Porém, depois de um Hiato de uns 8 meses, volto em Outubro com um desenho realmente meu: Um desenho do Sweet em 10 de Outubro de 2015.
E nisso faço mais dois desenhos até terminar essa era em 31 de Outubro de 2015, com um desenho do Romeo.
Essa Era durou quase 9 meses e com 4 vídeos lançados.
Quarta Era: Pré-Cantinho do Romeo
Mais um Hiato, e mais uma Era para o Rookie Play. Depois de 10 meses, acabo voltando com o canal em 24 de Agosto de 2016 com um Tutorial de Como resolver o problema de FPS do LOL no Windows 10 Anniversary Update.
E com essa nova era, uma nova vinheta, onde mostra do que o vídeo se trata logo no começo. Assim como na Era anterior, teve um novo Hiato até engrenar de vez e foi depois de 5 meses, em 25 de Janeiro de 2017, que teve um novo vídeo. E foi de um desenho do Romeo, com ele dando um “Olá”.
E em 28 de Fevereiro de 2017, foi postado o Speedpant do último desenho dessa era. Do Romeo bem peludão.
E essa Era se encerra de vez em 26 de Março de 2017 com um teste de Gameplay. Jogando o jogo que eu estava jogando muito na época, num modo que eu adorei e com uma personagem que eu amava jogar. E durou 6 meses e com 6 vídeos lançados.
Uma coisa engraçada dessa Era é que eu me focava muito mais na pintura do desenho do que em melhorar no meu traço. Hoje quando olho para esses desenhos vejo que, ao menos pra mim, eles não envelheceram tão bem.
Essa Era acabou sendo um pouco antes do Cantinho do Romeo e, tirando o Hiato, durou bem pouco tempo. Um pouco mais de um mês depois, surgiria o Cantinho do Romeo, que é a minha marca na Internet mais duradoura, digamos assim.
2017 a 2020: Redes Sociais
27 de Abril de 2017. Nesse dia, eu criei o Cantinho do Romeo, que não foi uma mudança tão grande assim de rumos, já que no Rookie Play tinha mais desenhos do que qualquer outra coisa. Mas pela primeira vez, eu tinha realmente um nome na Internet, não apenas um canal do YouTube.
Ainda, esse nome foi escolhido porque eu queria compartilhar outras coisas além da arte. Como coisas de informática ou mesmo Reviews de coisas que eu comprasse. Queria algo mais amplo do que apenas arte.
O começo no Facebook
O Cantinho do Romeo começou no Facebook, já que era (e ainda é) a Rede Social que eu mais uso, e no começo era um meio para eu compartilhar as minhas artes com mais gente de uma forma bem fácil.
E o primeiro post da Página foi apenas o Romeo dando um Olá e eu me apresentando. O que eu não sabia quando fiz essa postagem no Facebook é que esse seria o meu projeto mais duradouro. A minha marca que mais iria durar, nesse mar de desistências que eu tive em todos esses anos.
A transformação do Rookie Play no Canal do Cantinho do Romeo
Depois eu também comecei a ir para o YouTube transformando o antigo Rookie Play no canal do Cantinho do Romeo, e assim continuei até esse canal parar de vez.
Em 23 de Julho de 2017 essa era começa com uma nova Timelapse, dessa vez da Referência o Romeo. E essa foi a primeira Referência que eu fiz, então ela não estava como uma Referência deveria ser, mas isso seria algo que eu iria melhorar com o tempo.
E em 18 de Outubro de 2017 foi quando eu mostrei o que queria para o Cantinho. Um vídeo, que era um trabalho de faculdade em que eu falava sobre Programação em Ruby e que poderia tornar uma série: Romeo a Programar.
E essa era terminou em 19 de Agosto de 2018 com um Vídeo de um desenho do Ygo no Tradicional. Apesar de hoje eu não gostar muito do desenho que fiz, eu gosto desse vídeo por um motivo bem simples: Ele mostra como os meus desenhos nascem no Tradicional.
E acabei ficando muito tempo fora do YouTube. Mas tirando o meu fracasso com o Youtube, esses primeiros meses foram bons, e continuei no Facebook. Até começar a expandir para outras redes sociais.
Expandindo para outras redes e um descontentamento com o Facebook
E claro, depois de algum tempo eu fui para outras redes sociais, como o Twitter e o Instagram. Também comecei a ganhar uma quantidade razoável de seguidores e as minhas artes começaram a ganhar mais visibilidade.
Porém, em 31 de Janeiro de 2019, me deparo com uma coisa que me deixou descontente e um tanto desolado: O Facebook havia apagado praticamente todas as minhas postagens de 2018 e de 2019 até aquele dia.
Isso me fez perder totalmente a confiança no Facebook e a começar a considerar a voltar para os Blogs. Porém, as opções que eu tinha na mesa eram bem limitadas.
E até criar o Blog do Cantinho, eu ainda continuei no Facebook, pois não tinha muito pra onde ir, e com alguns pequenos Voos de Galinha tanto no Twitter como no Instagram. Assim foi indo até decidir de vez fazer o Blog.
2020 – Presente: O Bom Filho a Casa Torna; Blog e Canal do Cantinho do Romeo
Mas como conto de forma extremamente curta e breve no meu post de 3 anos na Fandom, foi na Brasil FurFest de 2019, na palestra da Coffee e do Perx sobre Marketing Digital onde eu decidi por criar o site do Cantinho do Romeo.
Voltando aos Blogs…
Assim, em 27 de Abril de 2020, criei o site do Cantinho do Romeo com um objetivo em mente: Ser um ponto onde eu pudesse colocar algumas artes de exemplo e os meus Termos de Serviço. Não seria nada muito além disso. Isso, se eu não tivesse ouvido um certo Podcast e que mudou totalmente os rumos desse site.
O que começou com um objetivo, foi indo para outros rumos. Comecei a ver o site como uma forma de me reiventar, uma forma a mais para mostrar o meu trabalho, e mostrar o que há além do trabalho final. E fui descobrindo ao longo de 2020 como eu poderia mostrar o que eu faço para o mundo, mostrar o meu processo para o mundo. Mas essa história eu já contei antes, no post do Primeiro Aniversário do Blog.
Assim o Blog foi se tornando cada vez mais importante no Cantinho. Primeiramente, as novidades vem no Blog. Depois para as Redes Sociais. E eu tenho gostado muito mais de criar conteúdo pra cá do que para as Redes Sociais.
Aqui eu me sinto muito mais livre para mostrar o que quero e postar os meus desenhos para o mundo.
Também voltando ao Youtube… E entrando no Reels e TikTok
Mais uma coisa que acabei voltando nessa época: Com o Canal do Cantinho do Romeo. Apesar do Canal ter sido criado em 4 de Junho de 2017, foi apenas em 16 de Outubro de 2020 que o Canal realmente começou.
E esse Canal veio para ser um complemento ao Blog, e assim foi, com Timelapses mostrando como as minhas Artes Digitais são feitas. Assim, foi feito. Quando surgiu os Shorts, eu comecei a investir nisso. Apesar de ter voltado com o Canal, ele ainda tem sofrido com alguns Hiatos ocasionais.
Além de eu estar postando ocasionalmente no Reels do Instagram e no TikTok, que é a minha maior rede atualmente.
Finalizando…
O Cantinho do Romeo está sendo a coisa mais duradoura que eu já criei. Porém, é difícil não pensar no que o Rocky Play poderia ter se tornado se eu tivesse insistido mais um pouco. Talvez eu seria mais reconhecido. Mas isso é difícil de pensar no que poderia ter sido, por que não foi. Mas talvez, tudo teve que ser do jeito que foi para que eu chegasse até aqui do jeitinho que eu sou.
E hoje o Blog do Cantinho do Romeo faz 3 anos e o Cantinho do Romeo faz 6 anos de vida. Esse é a coisa mais duradoura que fiz nesses 12 anos que estou na Internet, desde o meu primeiro Blog que abri lá pelo final de 2010.
Com essa minha história na Internet, deixo que eu sempre fui inquieto e inconstante. Esse Blog é a prova viva disso, nas mais diversas mudanças e evoluções que esse Blog teve. Desde pequenas mudanças de Organização até grandes mudanças visuais no Blog.
Tudo o que fiz é reflexo da minha própria inquietude, da Metamorfose Ambulante que sou. E eu gosto disso.
Assim como podem vir mais anos no Cantinho do Romeo, pode ser que pela minha inquietude, tudo mude outra vez. Como já mudei várias e várias outras vezes. Mas que venham mais anos do Cantinho do Romeo! E que eu consiga melhorar mais e mais tudo o que eu faço por aqui.
Deixe um comentário