O que espero da Brasil FurFest 2024

Resposta curta: Eu não espero nada dessa edição da Brasil FurFest. E a resposta longa está nessa postagem enorme, sobre a BFF 2023 e 2024.

Nota: Nesse post, além de falar da Brasil FurFest 2024, eu irei falar sobre a edição do ano passado. Para ver somente sobre a edição desse ano, clique aqui para ir diretamente para a parte que fala sobre isso.

A Brasil FurFest 2024 está ocorrendo neste momento, entre os dias 19 e 21 de Julho, e tenho muito a dizer sobre o que espero desse evento, que agora tem concorrência – mas que isso é assunto para outra postagem – e que pra mim, vem decaindo bastante nessa era Sheraton – e que isso também é assunto para outra postagem.

Mas para falar sobre o que espero da Brasil FurFest desse ano, preciso falar do ano passado primeiro.

A Brasil FurFest 2023

Eu sei. Estou devendo um post sobre a Brasil FurFest 2023 há quase um ano, mas não tive cabeça para escrever sobre aquela BFF naquela época, pois o evento foi bem irritante em alguns aspectos e bem decepcionante em outros.

Para falar da edição de 2023, um pequeno contexto da edição anterior: A Edição de 2022 foi uma edição muito boa da Brasil FurFest, e foi uma edição que gostei bastante. E essa edição era muito esperada e que inicialmente ela seria realizada em 2020, mas por causa de uma Pandemia teve que ser adiada por duas vezes.

E além de ser uma Edição em que a Brasil FurFest estava de Hotel novo. Ao invés de ser no Mercure como foi de 2016 até 2019, a BFF 2022 seria feita no luxuoso Sheraton Santos Hotel.

O que não era o caso da edição de 2023. Não havia mais a muleta de ser um evento que estava de volta depois de quase três anos sem uma nova edição e o Hotel já não era mais novidade. E aí os problemas começaram.

O Mau, o Feio e o Bom

Começando com algumas das coisas que ocorreram na Brasil FurFest do Ano Passado e que pra mim, fizeram o evento ir de um evento bom, para um evento que estaria começando a decair.

Ingressos que aumentaram de preço, mas não entregando a qualidade que se esperava. Um gerenciamento de crise risível, que não esclareceu em nada o que ocorreu. E por fim, colocando o que não devia na minha caixa que dei para o Leilão de Caridade. E irei falar de cada uma dessas coisas.

Uma Polêmica com os Ingressos

O Ano de 2022 mal estava terminando e teve o anúncio dos preços da edição seguinte da Brasil FurFest. E bom, o negócio não foi bonito: O Ingresso era vendido a R$ 250, o básico. Que não viria muita coisa. E se quisesse mais coisas, teria que comprar um “Pacote de Experiência”.

O novo sistema de ingressos que foi inaugurado na BFF 2023

E ali daria para ver o aumento dos ingressos, mesmo em comparação ao último Lote da BFF 2022. E era até entendível, já que as coisas aumentaram, mas quando veio o anúncio dos brindes, é aí que a porca torceu o rabo: Depenaram o ingresso mais básico, sobrando pouca coisa para quem queria gastar pouco, mas ainda ter alguns brindes.

Sério. Inicialmente não viria muita coisa no Ingresso básico. Viria apenas isso:

Os Brindes Iniciais da Brasil FurFest

Comparando os brindes da edição de 2022 com os que estavam inicialmente planejados para o Ingresso Básico, a diferença fica ainda mais gritante.

20222023 (Brindes iniciais do anúncio)
Badge do Evento
Cordão de Badge Simples
Garrafinha
Botton
Conbook
Não Perturbe
Badge do Evento
Cordão de Badge Simples
Garrafinha
Cartela de Adesivos
Brindes da BFF 2022 vs Brindes Iniciais da BFF 2023 do Ingresso Básico

É. Apenas isso. Não teria nem o Conbook e nem mesmo um mísero Botton e um “Não Perturbe”. Aumentou o valor e Diminuiu os Brindes. Mas depois de muito barulho, o ingresso mais básico foi um pouco mais recheado.

Depois de muito barulho, o ingresso mais básico ficou mais recheado. Captura de 12 de Fevereiro de 2023 no Wayback Machine.

E com esses aumentos de preços, subiu a expectativa de um evento que seria ainda melhor do que o do ano anterior.

Um Gerenciamento de Crise Pífio

Era a madrugada de Sábado para Domingo, onde normalmente ocorrem as Rooms Parties e estávamos prontos para fazermos a Balloon Party, que é feita desde 2018.

Mas teve uma fofoca que começou a rolar a solta nos grupos de Telegram por aí: Alguma coisa havia acontecido no Sétimo Andar, numa festa de um certo Panda Vermelho. Ninguém soube o que tinha acontecido.

E como tem aquela máxima de “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, e houve fofoca de tudo: Desde o que pode ter acontecido naquele quarto, até mesmo de que rolou polícia, com a foto do outro carro de alguns amigos que desceram junto com a gente para fazer o Desafio Fursuit 24 Horas.

Com isso, fomos tomados por um mar de incertezas. Fazer ou não a Ballon Party? Será que daria certo fazer? O que fazer? Nessa incerteza, decidimos por suspender a Ballon Party e arcar com possíveis prejuízos.

Tipo, o que fazer com tanto Refrigerante It Lemon Ice – carinhosamente chamado de “It Aqua” pelo Bando – e ingredientes para Drinks que compramos se não iria ter a Balloon Party do jeito que ela tradicionalmente é? E a Balloon Party até aconteceu, mas de uma forma muito mais contida e somente com amigos bem próximos da Diretoria do Bando.

O que a Cúpula do evento fez?

E o que se seguiu com isso, foi um Gerenciamento de Crise bem patético. Claro, quem causou o problema sendo “premiado”, com o evento que eles teriam sendo ainda mais visível. De uma sala no quinto andar, para uma no quarto andar, onde ocorre as principais atividades do evento.

Sei que não foi decisão somente da Staff, mas isso deixou aquele gosto amargo de impunidade, de que quem causou problemas, se deu muito bem.

E quando se esperava que a cúpula da BFF iria falar sobre o ocorrido na cerimônia de encerramento, isso não aconteceu. Nada de esclarecedor fora dito, com a cúpula apenas se limitando a mostrar que ficou “chateada” com os presentes por um meme que tinha circulado naquele salseiro todo, onde não se tinha respostas.

E isso foi até irresponsável, considerando que tinha muitos que queriam uma resposta para toda aquela confusão que ocorreu.

Colocaram coisas na minha caixa do Leilão da Caridade!

Se já não bastasse os acontecimentos da Madrugada, no Leilão de Caridade, mais uma patifaria. Mas antes, um pequeno contexto.

Na postagem de 2022, eu mencionei bem vagamente que eu tinha feito uma caixa surpresa para ser leiloada no Leilão de Caridade da Brasil FurFest daquele ano. Havia encapado ela com um tecido laranja e a tampa com um tecido roxo. E dentro dela tinha os itens que eu vendi naquele ano, além de um estojo que o Artes do Hieno havia feito.

E por não ter dado tempo, simplesmente não deu para leiloar a caixa surpresa, e decidi deixar com o evento para poder leiloar no ano seguinte. Pois então. A minha caixa apareceu para ser leiloada em 2023.

No Leilão de Caridade da Brasil FurFest 2023
Olha! Minha caixa surpresa apareceu!

Mas tinha algo estranho… Quando abriram a caixa um pouco para darem uma espiadinha, claramente tinha itens que não eram meus. E nem do Artes do Hieno.

Não lembrava de ter colocado tantos itens nessa caixa…

E isso se confirmou quando o Uncle Kage tirou um dos itens para mostrar o que poderia ter na caixa. Era um item que claramente não era meu. E claramente não era o meu traço.

Hey! Esse item não é meu! Por que colocaram na minha caixa?

Mas pelo menos, um dos meus itens estava na caixa surpresa, que foi a placa do “Faça Cookie, não faça Guerra”. Ao menos esse item estava por lá. Não sei dos outros.

Vendo isso, senti um desrespeito bem grande. Como podem fazer isso sem nem avisar a pessoa? Sorte que eu apenas assisti a transmissão feita pelo Youtube e não estava lá, pois provavelmente eu iria fazer um escarcéu por lá.

Um Clima meio pesado…

Além de tudo isso, dava para sentir um clima meio pesado no evento. Não sei bem dizer, mas não foi um evento que eu me senti lá muito bem. Fiquei com dores nas pernas e uma dor de cabeça terríveis. Aquelas dores que simplesmente não passam. Eu não me lembro de ter ficado mal durante um evento e ter me sentido melhor depois que fui embora.

Além de que parece que a “Lei de Murphy” imperou um pouco no evento de 2023. Até mesmo os balões daquela Balloon Party mais contida que fizemos estavam estourando. E olha que o Acir e o Renato Clarein tem um cuidado enorme com os balões para eles não estourarem.

Além de todos nós estávamos com os nervos à flor da pele, algo incomum entre nós. Não sei dizer, mas esse evento foi bem estranho. Foi tão estranho, que nem sequer tive aquela “deprê-pós-con”.

Coisas boas no meio de um desastre

Mas apesar dessas coisas ruins, tiveram algumas pequenas coisas boas. Como o Bazar, que pela primeira vez juntamos forças numa única marca: Bando Studio. Juntou Odaiment/Trakkar, Artes do Hieno e Cantinho do Romeo, numa única mesa. E acabamos dividindo a mesa em três partes.

Mas senti que eu errei – e muito – na precificação dos meus itens. Os adesivos que acabaram vendendo mais foram os pequenos e os grandes nem sequer venderam. Além dos Bottons que venderam um pouco a mais. Acho que pesou bastante a falta de itens feitos com as minhas próprias mãos.

E claro, outra coisa legal foi o Meet and Greet das Maids, que foi bem legal, e acabei indo com a fursuit do Romeo. Sinceramente, eu poderia muito bem ter feito um Better Off Alone nesse evento e acho que poderia ser bem engraçado.

Uma foto com algumas das Maids que estavam no Meet and Greet das Maids

E claro, que conheci pessoas novas por lá. Entre elas, uma pessoa que eu já havia conhecido no Facebook há vários anos e que só no ano passado conheci ela pessoalmente.

Pequenas considerações sobre a Brasil FurFest 2023…

Se a edição de 2022 foi dos Doces, a de 2023 teve um sabor mais Agridoce, e que se fosse somente pelo evento, seria uma experiência amarga, mas o fato de estar com meus amigos, trouxe um sabor mais adocicado para essa amargura.

E se eu tinha mencionado que no post de 2022 que a Brasil FurFest 2022 tinha perdido um pouco da magia, creio que essa perdeu não só a magia, como grande parte da essência. A Simplicidade feita com Maestria, fazia parte da essência do evento.

E na edição de 2023, isso se perdeu. Não sei se é pelo viés de ser a primeira vez, mas a edição de 2019 era menor mais simples, mas era um evento mais agradável de se estar.

Além de que parece que as coisas funcionaram melhor na edição de 2019, e apesar do Sheraton ser um hotel bem luxuoso o Mercure era mais aconchegante, além de ser um hotel que cabia no bolso e entregava muito bem pelo valor que era cobrado para ficar hospedado.

Já a edição de 2022, era maior, mas parte da simplicidade bem-feita continuava, mesmo que o evento tenha sido feito num hotel mais luxuoso. Em resumo: o Simples executado com maestria é muito melhor.

O Simples bem-feito é bem melhor

O Evento ficou maior com um andar a mais, e pra mim isso deixou o evento mais confuso de acompanhar. Ainda mais com a experiência de pegar o elevador em horário de pico, que é simplesmente torturante. E outra coisa é que as atrações do quinto andar não me atraíram muito e eles foi bem mal aproveitado. Para mim, um único andar bastava e as novas atrações no andar novo não me atraíram tanto assim.

Em resumo: Um Arroz e Feijão bem feito é muito melhor do que um enorme Banquete, mas em que a comida falta tempero.

E a Brasil FurFest 2024?

Depois de gastar bem mais de mil palavras para falar sobre a Brasil FurFest do ano passado, agora é hora de falar da edição desse ano, e que ocorrer entre os dias 19 e 21 de Julho. E posso dizer que eu não estou lá muito empolgado para a Brasil FurFest desse ano.

Eu vou para essa edição, mas com vários pés atrás. Justamente por coisas que foram surgindo durante o ano e que eu irei citar.

Um Hotel inteiro para o Evento

Mesmo com os problemas do ano anterior, a edição de 2024 terá o Hotel inteiro fechado para a convenção. Isso mesmo, sem ter que dividir o hotel com outros hóspedes. O que a princípio era uma coisa boa.

E apesar dos valores serem um pouco salgados, condizem um pouco com os preços de um Sheraton, que é um hotel mais luxuoso. E a vantagem é que os preços seriam fixos. O que também é uma coisa boa. Também teria a possibilidade de parcelar em seis vezes. O que também é uma coisa boa.

Os valores para os quartos do Sheraton

Mas o Diabo mora dos detalhes. Como pode ver, inicialmente o pagamento seria no ato da reserva. Até aí tudo bem, mas o parcelamento deveria terminar antes do evento. E era em até 6x sem juros. Ou seja, se você quisesse aproveitar os “6x sem juros”, teria que fazer a hospedagem no máximo até Janeiro!

“Parcelamento deve terminar antes do evento”

Ainda que a Brasil Furfest aparentemente retirou essa exigência lá para Abril, não vi isso com bons olhos. Mas pode ser que eles apenas adiaram o final das parcelas mesmo, pois na última live deles em Junho, voltou a ser em 3x. E isso daria até Setembro.

Um valor bem pesado no bolso

E apesar de poder dividir o pagamento entre os amigos, ainda assim o valor era desconfortável.

Somente para se ter uma ideia: colocando de Sexta até Segunda, que é os dias que peguei na BFF 2022 e 2023, daria uns R$ 3.281. Dividido em quatro pessoas, daria uns R$ 820. Isso por um evento que é durante um final de semana.

O valor do quarto, segundo a calculadora que a Brasil FurFest disponibilizou.

E considerando isso, está bem mais caro que nos anos anteriores. Em 2022 e 2023, o quarto que peguei foi para duas pessoas. Em 2022, foi uns R$ 680 (ou R$ 1360), num quarto que claramente era para quatro pessoas, mas por questões de Pandemia, estava restrito apenas para dois hóspedes.

Já em 2023, peguei um quarto que claramente era o Classic King, que era menor e para dois hóspedes. E foi uns R$ 915 (ou R$ 1.830). Isso considerando a taxa de estacionamento, que foi uns R$ 150. E para 2024? Bom… R$ 1.308 por pessoa.

Se for ficar no Hotel, com mais três amigos e no Ingresso mais básico – desde que tenha comprado o ingresso no primeiro lote – irá gastar no mínimo uns R$ 1.070. Ou seja, para mim simplesmente não vale a pena ficar no Hotel pagando tão caro, para um evento de um final de semana.

Tanto que valeu muito mais a pena ficar num Airbnb mesmo. Se paga muito mais barato, e ainda os amigos ficam reunidos.

Um Bazar meio confuso e que não convenceu

Depois vem o Bazar. Isso era uma coisa que estávamos aguardando ansiosamente, mas que não conseguimos pegar nenhuma das mesas. Tudo fui feito pelo site da Brasil FurFest, e claro, teve problemas na compra da mesa.

Como não atualizar corretamente quais mesas estavam realmente disponíveis. Nesse exemplo mesmo, a mesa estava como disponível, mas a compra não conseguia ser finalizada.

A mesa 09 estava disponível às 21:46, mas mesmo assim dava erro ao finalizar a compra

E as vagas para o Bazar acabaram extremamente rápido. Não tinha nem mesmo uma fila, o que aparentemente tinha no ano passado. E olha que tem plugins para o WordPress que permitem fazer essa fila de espera como o Waitlist. O pior de tudo, é que o regulamento estava prevendo uma fila. E em dois itens:

(…)

3.d. A Brasil Furfest se reserva ao direito de recusar quaisquer inscrições que entender violar às disposições do presente Regulamento e/ou a legislação brasileira aplicável.

(…)

4.d. Em caso de desistência de um dos participantes, a ordem de inscrição será seguida, chamando-se o próximo participante inscrito na fila.

Regulamento do Bazar da Brasil FurFest 2024. Arquivado no Archive.is

Do jeito que a venda das mesas foram feitas, como iria chamar o próximo em caso de recusa das inscrição ou da desistência da mesa?

Segundo lote e a explicação que não convenceu

E depois anunciaram um segundo lote para o Bazar, mas com uma coisa que eu estranhei bastante: Só o segundo lote seria com curadoria. A explicação disso, realmente não me convenceu, falando que em “outros eventos é assim também”.

Pior de tudo: Como iriam ver a questão de artes por Inteligência Artificial e de material protegido por Direitos Autorais, se apenas o Segundo Lote é curadoria? O Primeiro Lote é várzea mesmo?

Para mim, isso foi conversa para boi dormir. E depois foi dito que a curadoria seria feita julgando por propostas que fossem inovadoras. Isso também não me convenceu.

E no Bando Studio acabamos por não irmos para o Bazar desse ano, e apenas nos concentrarmos para um novo evento que está por vir: O Patas 2025.

Não estavam recompensando a Red Panda? Eis a Hipocrisia cantando

Essa foi a parte que mais me deixou puto da vida. Ao menos um dos membros da cúpula afirmou de pés juntos que eles não recompensaram a Red Panda com o que ocorreu no ano passado, em que eles fizeram uma balbúrdia no quarto deles no sétimo andar, que deu um problemaço e que mesmo assim, o evento deles que ocorreria no quinto andar, foi movido para o quarto andar.

Então… eis que na Live do dia 30 de Junho de 2024, isso é dito em um tom quase que de deboche “Lembram aquela festa e que causava um monte de problemas? Então… vai ser no salão principal!”. E não precisam acreditar em mim. Basta ver nesse corte:

Live completa no Youtube

E ainda num tom tão casual, como que se o que ocorreu no ano anterior – com aquele salseiro todo – não tivesse sido grande coisa. Aquilo só quase destruiu o evento. Apenas isso. E ainda um dos membros da cúpula do evento teve a desfaçatez de dizer pra mim que eles não premiaram a Red Panda.

Eles saíram impunes!

Talvez não tenham premiado naquele momento. Vou dar essa colher de chá. Mas estão premiando agora. Justamente quem – de caso pensado ou não – causou uma enorme confusão, que segundo a cúpula do evento, deixou as relações da Brasil FurFest com o Hotel abaladas.

E sei que estou sendo bem radical, mas se alguém fizesse o que fez no evento, eu não premiaria. O Banhammer iria cantar, pois se não vira várzea. E com que argumento a Brasil FurFest vai punir aqueles que podem fazer confusão no evento, se eles não fizeram nada com aqueles que quase ferraram com o evento no ano anterior?

Eles se colocaram em um beco sem saída. Se não punir os arruaceiros, virará Várzea e o evento pode ter o mesmo fim da Rainfurrest. Se punir, apenas irá escancarar que eles tem os seus protegidos.

Considerações Finais

Fico triste que o evento tem tomado decisões tão ruins, principalmente no que tange a Red Panda, no Hotel e na Inércia.

Para mim foi um erro permitir que eles tenham uma mesa no Bazar em 2022 – e todos sabemos que a Red Panda não vende apenas Bottons, Cordões de Badge e Adesivos -, deixar eles impunes naquele salseiro que eles causaram em 2023 e por ter “premiado” eles agora em 2024. Sei que tem pessoas que não se incomodam com isso, mas isso me incomoda.

Claro, tem outras decisões ruins, como terem escolhido um Hotel Cinco Estrelas que é caro demais para a maioria de nós, que não temos tanto dinheiro assim para gastar com a Hospedagem. Tudo isso é para ser visto pelos gringos a todo custo? A maior parte de nós não estamos com dinheiro saindo pelo ladrão para bancar uma estadia num Hotel tão caro.

E claro, a inércia dos organizadores. Tiveram uma chance de deixar o evento acessível ao subir a serra e ir para a Capital, onde o que mais tem é Rodovia, Rodoviária e Aeroporto nos arredores. E talvez ir até para um Hotel acessível, mantendo o espírito das edições anteriores, que era ser um evento acessível para Brasileiros, mas mesmo assim, muito bom e que funcionava bem.

Essas são algumas das coisas que, pra mim, podem culminar numa possível decadência do evento, principalmente nesse momento em que a Brasil FurFest tem concorrência, e não é mais o único evento de Hotel relevante no Brasil e com eventos como o Patas, que teve a sua primeira edição nesse ano.

Se quiser sobreviver, tem que ser acessível

Embora não pude ir no Patas 2024, tive amigos que foram e que me relataram que apesar de alguns problemas, o evento foi bem agradável e o Hotel é bom e bem mais acessível, inclusive com a hospedagem dos três dias do evento custando menos que uma diária do Sheraton.

Se a Brasil FurFest quer sobreviver, ela deveria voltar às suas origens e ser um evento acessível. Não ter dado um passo maior do que a própria perna, seria um bom começo. A Brasil FurFest acabou com o tempo se tornando um evento caro demais para o que é entregue efetivamente.

O que efetivamente espero

Eu coloquei bastante expectativa no evento do Ano Passado, e até por isso eu fiquei bem decepcionado com a edição do ano passado a ponto de não ter ânimo para escrever sobre ele. Como dizem por aí:

“De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo”

Barão de Itararé

Para esse ano, eu espero nada. Para mim, esse evento não será tão bom e grandioso quanto outrora. Mas eu não quero que esse evento seja um desastre. Pelo contrário: Eu quero que a Brasil FurFest corrija os rumos. Até porque imagino como deve ser ruim ficar órfão de um evento que você participava.

Vejo que a Brasil FurFest infelizmente é um evento que se perdeu, na sofreguidão de querer crescer a todo custo, se esquecendo do que fez a Brasil FurFest ser a Brasil FurFest: Os Brasileiros. Sinto que a Brasil FurFest está aos poucos virando um evento para Gringos e Furries endinheirados, se tornando inacessível para o Brasileiro Comum.

Começando pelo valor dos Ingressos, que acabaram ficando mais caros do que eles entregam de fato. E depois pelo Hotel que também ficou caríssimo, em comparação aos anos anteriores. Mas acho que isso é assunto para um outro post.

Dito isso, apesar de não esperar nada, gostaria muito de escrever um post “pós-evento” falando que o evento aprendeu com os erros do passado, mas dado o que foi escrito, não parece que isso aconteceu.

Categorias:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.