Atualizando as Referências

Uma jornada para tentar fazer um novo modelo de referências. A primeira não deu certo, pois beirou o plágio e com isso tentei uma temporária.

Errata (22/05/23): Havia tido uma inspiração que eu havia esquecido, e que a minha referência ficou muito parecida. Adicionei a inspiração e organizei melhor a postagem. E terei que trabalhar num modelo diferente de Referência.

Em Novembro de 2020, acabei decidindo por mudar o meu modelo de referências, pois pra mim, o modelo que eu estava usando, estava bem desatualizado. Com isso, surgiu o modelo de Referências que usei até hoje, que é esse aqui:

Tabela de Referência do Romeo, feita em 2020

E apesar de gostar desse modelo, eu desejo atualizar ele.

Por que atualizar as Referências?

Uma das coisas que me fez mudar esse modelo, foi que em referências mais simples ela fica muito vazia, como a referência do Roc. Fica muito espaço em branco na Referência e os dados do Fursona acabam ocupando um espaço bem precioso.

Mas como eu normalmente não faço referências tão simples quanto essa do Roc, eu não liguei muito pra isso. Porém, as Referências das Parentes da Bea (Eevee, Espeon, Umbreon, Jolteon e Glaceon) seriam muito simples me fez pensar novamente em um novo modelo de Referência.

Outra coisa que me fez pensar nessa atualização, foi que pra mim esse modelo parece um pouco desatualizado. Acho que eu consigo fazer um novo modelo de Referência melhor do que esse que eu fiz. E que junte beleza com Simplicidade, o que quero muito.

Inspirações para uma nova Referência

Eu me usei e algumas inspirações para fazer esse modelo de Referência. Dois artistas, minhas Badges e uma Interface do Windows.

O Estalo inicial

Uma das inspirações iniciais veio da Rachel Loal, uma artista bem talentosa e que foi a primeira inspiração para esse modelo de Referência. Eu havia visto essa referência primeiro, antes das outras, e que foi a que me deu um estalo do que eu poderia fazer.

E foi um modelo que realmente gostei. Simples, e bem prático. Para não ficar parecido, tentei combinar com outras coisas e tentei fazer algo mais próprio. Porém, foi uma inspiração tão marcante, que mesmo tentando me afastar, acabou pesando muito.

Outra Inspiração: Dot

Uma das inspirações que eu vi e que me fizeram pensar nisso, foram as referências do Dot. Eu gostei muito desse modelo de Referência com essa barra lateral com alguns detalhes a mais sobre o Fursona.

E esse foi um modelo que acabou sendo uma inspiração ao lado do modelo que

É bem provável que eu me inspire nesse tipo de referência, mas colocando muito do Cantinho no modelo que quero fazer.

O Leiaute da Badge para a Barra de Informações

Outra inspiração, é nas minhas próprias Badges que faço. Mais precisamente, no verso das Badges, onde contém as informações dela.

Verso novo da Badge

Provavelmente, usando a Lateral da Referência para fazer os dados do Fursona que estou fazendo a Referência, com os dados de Apelido, Nome Completo, Espécie, Sexo e a Paleta de Cores. Tudo num local só.

Windows 11 sendo usado como Referência?

E para essa barra lateral, uma inspiração bem menor vêm do Windows 11, que estou usando desde Março, e que a interface me agrada bastante.

Embora eu não use muito dessa referência, acho que posso brincar com o fato da interface do Windows se usar de “camadas” para separar algumas coisas. Como nessa separação da barra inferior do Menu iniciar.

E também, com a separação do Menu Inicial ter uma entre ele e a barra de tarefas, o que faz parecer que ele “flutua”. As minhas Badges, o Windows 11 e as Referências do Dot e da Rachel Loal. Essas são as minhas inspirações para um novo modelo de Referência.

Mão na Massa!

Como eu precisava de um ponto de partida, decidi começar a fazer pela Referência do Wonny.

Essa havia sido a última referência que eu havia feito de um fursona meu, e por isso decidi por ele. As fontes aqui estavam estranhas, pois eu não tinha nem a Pacifico e nem a Eurofurence instaladas.

Depois fiz a barra lateral da Referência. E separei a barra lateral em três segmentos.

O primeiro, com a imagem de perfil do fursona e o Primeiro Nome (ou o apelido) do fursona embaixo. O segundo, com o nome completo, sexo e espécie. E o último com a paleta de cores do fursona.

Também diferenciei o primeiro e o último segmento com uma sobreposição na cor branca. Assim como no novo tema do Blog, eu decidi colocar mais cantos arredondados, principalmente na barra lateral e na Paleta.

E já que eu coloquei uma sobreposição no segmento da imagem de perfil e apelido do fursona e no segmento da paleta de cores, decidi colocar uma outra na cor preta para as informações. Isso ajudaria muito a ler os textos caso o fundo da barra lateral seja mais claro.

Assim, eu testei como a Barra Lateral ficaria com um fundo personalizado. E sinceramente, gostei muito disso.

Com isso, a Referência estava quase finalizada e faltavam apenas duas coisas: organizar os detalhes da referência e mexer no rodapé da referência.

Decidi mudar o Rodapé da Referência, colocando as Redes Sociais na Esquerda e a frase “Referência Feita com Carinho por Romeo” na direita. E acabei fazendo o fundo com uma sobreposição na cor preta, assim como na parte das informações do fursona na barra lateral.

Para mim, isso deixou o rodapé bem melhor. Depois organizei os detalhes da referência, para finalizar o trabalho.

Comentários sobre essa Referência

Sinceramente, eu amei fazer essa atualização nas minhas referências. Eu gosto do modelo anterior, mas pra mim precisava de algumas atualizações. Havia um desperdício de espaço, e colocar as informações na lateral da referência fez com que a referência tivesse mais espaço.

Eu simplesmente amei como esse modelo de referência ficou. Para mim, foi um respiro num modelo de referência estava um pouco datado.

Assim como as minhas Badges, esse modelo de Referência foi feito tanto para ter um fundo personalizado quanto para não ter.

Gostei bastante dos dois modelos. Talvez, eu use o modelo com fundo personalizado com o Romeo, Wonny e Nicco. Mas, pode ser que eu tenha que mudar esse modelo…

Errei… fiquei na linha tênue entre a Inspiração e o Plágio

Pois acabei pesando muito a mão em uma das inspirações, talvez chegando bem perto do plágio mesmo sem querer. Mesmo tentando me afastar da inspiração que vi primeiramente, me apontaram que ficou parecido.

Admito que errei ao pesar a mão nessa inspiração. Nisso, dou os devidos créditos para a Rachel Loal, que é uma artista que vale muito a pena acompanhar. E deixo o Canal do Telegram e o Perfil do Twitter dela para que vocês possam acompanhar o trabalho dela:

Também irei trabalhar mais para pensar em um novo modelo de Referência. E até pensar em um novo modelo, pode ser que eu ainda use o anterior em algumas referências que tenho pra fazer.

Uma Referência Temporária

Para fazer as referências das parentes da Bea, eu precisei de um novo modelo de Referência. Eu não poderia usar o modelo que gostei, então fiz um temporário. Juntei o modelo de 2020 com o de 2019, para assim fazer essas referências.

O Processo da Referência Temporária

Comecei pegando a Referência do Roc para modificar ela. Excluí as imagens do Roc e substituí os dados dele pelos da personagem que eu estava fazendo, que no caso, era a Eevee que é a Sobrinha da Bea.

Aqui, decidi colocar um pouco das referências de 2019. Fiz essa barra superior, que ocupou muito espaço que poderia ser usado para a personagem e coloquei os dados da personagem.

Já para a Paleta de Cores, fiz a mesma coisa que eu havia feito: Usei a forma para colocar os quadrados das outras cores por dentro, e ainda coloquei uma sombra para dar um destaque para a paleta.

E assim, eu fiz com outros elementos, como os textos. Por fim, outra coisa que aproveitei da Referência que eu não pude usar, foi o rodapé que eu tinha gostado bastante de como havia ficado.

Comentários sobre essa Referência

Essa é uma Referência que não me agradou muito, mas que precisei dar uma mudada, pois essas são personagens bem simples. Queria ter feito algo melhor, mas isso foi o que consegui pensar na hora que eu estava fazendo essas referências.

Mas eu ainda irei tentar fazer uma nova referência. Essa é nada mais do que um “tampa-buraco” e um pequeno incentivo para buscar fazer referências melhores.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.