Atualização [Abr/23]: Essa postagem foi atualizada para conter todas as partes do Desenho de Páscoa do Romeo feito em 2021. Pode ser que algumas partes tenham sido reescritas e outras adicionadas para deixar essa postagem atualizada. As partes originais estão disponíveis do Wayback Machine: [1], [2] e [3]. Alguns dos comentários, foram feitos com a minha visão de 2023.
Finalmente, o Desenho de Páscoa do Romeo! Esse desenho, sem dúvida, foi um desafio enorme fazer esse Desenho e ele tem mais detalhes do que qualquer outro desenho do Cantinho. E sem dúvida, esse foi o desenho mais demorado do Cantinho do Romeo. Até agora.
Romeo na Páscoa: Uma Ideia! [21/03/21]
Finalmente, mais uma live da Brasil FurFest, e mais um desenho do Romeo. O tema para a Live da Brasil FurFest, acabou seno de páscoa, então por que não, um desenho do Romeo, o meu coelho-raposa?
Inspiração
A maior inspiração para esse desenho, foi o desenho de Páscoa do Romeo do ano passado, e que gosto até hoje.
Fotos do Processo
Primeiramente, comecei com o gestual, e já com o Ovo de Páscoa tamanho família. E depois, comecei a fazer o colar de pelos e as patas do Romeo.
E fui detalhando mais o desenho, deixando o Romeo mais peludinho e a cauda dele. Depois, fiz as orelhas enormes dele, a marca do rosto, os pelinhos das bochechas e os pelos da cabeça.
E logo depois de uma longa pausa, apaguei as linhas que estavam em excesso, para assim finalizar o desenho.
Romeo com um Ovo de Páscoa
Eu simplesmente amei como ficou o desenho! Simplesmente gostei essa ideia do Romeo, sendo um mestiço de Coelho com Feneco, com um Ovo de Páscoa enorme!
Esse é um desenho que eu posso digitalizar, apenas não sei se irei digitalizar como Vetorial ou como Bitmap.
Romeo na Páscoa: Caçando Ovos [23/03/21]
Prosseguindo com o desenho de Páscoa do Romeo, com uma outra ideia que acabou vindo, que seria dele caçando Ovos Pintados por aí em arbustos. E acabou sendo uma ideia que gostei muito.
Inspirações
Alguns desenhos de outros artistas acabam inspirando esse desenho do Romeo caçando Ovos de Páscoa. O primeiro desenho, do artista Sockune, me inspirou muito mais a fazer o Romeo mais como um Coelho o que um Feneco.
O segundo desenho é do artista otakuap, e me deu uma ideia de fazer o Romeo segurando um Ovo Pintado meio grandinho. Essa ideia não foi para o desenho no papel, mas pode aparecer na hora da digitalização. E também, deu uma pequena inspiração para o cenário do desenho.
A terceira inspiração, veio do artista WeisserRauch, que deu uma ideia que seria do Romeo estar segurando vários ovinhos coloridos, ao invés de um único ovo grande.
E já a quarta inspiração, veio do artista GrimmInHisCrib, que deu uma boa ideia do que fazer no cenário do desenho.
Processo do Desenho
Todo o processo do desenho do desenho do Romeo, foi dividido em duas partes: O Romeo e o cenário.
Romeo
Comecei o desenho mais diretamente na estrutura, sem passar muito pelo gestual, e logo depois, montei uma estrutura bem padrão. Também, busquei deixar o Romeo, mais como um coelho mesmo, com pernas mais curtas, e uma primeira ideia, era que o Romeo teria uma cesta de ovos por perto dele.
E logo depois, prossegui com o rosto do Romeo, fazendo os olhos e o focinho, as orelhas, os pelos da cabeça e das patas e o “colar” de pelos.
Fazendo o Cenário
Primeiramente, para o cenário tive que aumentar a área do desenho, de uma folha A4 para três folhas. E depois, comecei a rascunhar todo o cenário do desenho.
Também no cenário, tive que limitar a área do desenho para poder fazer melhor o desenho, e assim decido fazer o Romeo em uma clareira circular cercada por arbustos. E nesses arbustos, terão alguns ovos coloridos.
Também, tive que apagar a cauda do Romeo para refazer ela depois.
E depois, finalizei o desenho reforçando os traços mais importantes e refiz a cauda do Romeo. Fiz as árvores no fundo e pretendo detalhar o fundo no digital.
Resultado Final
Esse foi um desenho que simplesmente amei! E provavelmente, esse foi um os desenhos mais ousados que eu tive, principalmente no cenário, que tentei ao máximo deixar ao menos o mínimo para facilitar a digitalização.
Usarei o Designer para digitalizar esse desenho do Romeo?
E para aumentar ainda mais a ousadia, pretendo fazer uso do Affinity Designer. Provavelmente, é um salto enorme sair de um desenho mais simples para um com um cenário bem complexo, mas preciso sair de minha zona de conforto que o PaintTool SAI acabou me deixando.
Ao mesmo tempo, que pode ser um salto enorme, há ferramentas no Affinity Designer que podem me facilitar para fazer algumas coisas. E também, usar mais o Designer pode ser muito bom, para aumentar mais o leque do que posso fazer.
Romeo na Páscoa: A Digitalização da Segunda Ideia [04/04/21]
Os programas utilizados
O primeiro programa utilizado, foi o Affinity Photo, que foi utilizado para juntar os três desenhos e recortar a área, para depois ser passado para o Affinity Designer.
E o Affinity Designer, é um programa que utilizei anteriormente em dois desenho (No desenho do Wonny mostrando as patas e no desenho do Romeo com perninhas curtas) e ele foi escolhido para romper a minha zona de conforto de vez.
O Affinity Photo e o Affinity Designer são desenvolvidos pela Serif e são substitutos para o Adobe Photoshop e o Illustrator, respectivamente.
Inspirações
Além das inspirações iniciais do desenho, tive mais algumas para o cenário e principalmente para os 32 ovos que foram feitos.
Outras duas inspirações, principalmente para alguns dos elementos do cenário, e que seriam uma inspiração para os detalhes, foram dois desenhos do artista WeisserRauch.
Minnow por WeisserRauch
Alguns objetos de Cenário
Para deixar o cenário ainda mais rico, acabei fazendo mais algumas coisas em separado, principalmente as flores e plantas que ficariam no cenário.
E também, coloquei uma pequena surpresa no desenho, que foi o Wonny tirando foto do Romeo, e acabei achando que seria uma grata adição ao desenho e uma oportunidade para deixar o desenho ainda mais rico.
Para o celular que o Wonny está segurando, me baseei muito no meu velho Motorola Moto x4, que tem esse clássico anel redondo ao redor da câmera.
E depois, fiz todos os ovos que ficariam no desenho. Acabei fazendo 32 tipos de ovos, porém, acabou que não usei todos.
Processo de Digitalização
Inicialmente, foram 7 arquivos escaneados para todo o desenho. E as partes são as seguintes:
- A parte esquerda do cenário
- O Romeo, que fica na parte central do desenho
- A parte direita do cenário, que tem parte da cauda do Romeo
- Um desenho do Romeo, antes de apagar os traços
- O Wonny que fica ao fundo
- As plantas que complementam o Cenário
- A Cesta e os ovos iniciais
Juntando os Desenhos Principais
Primeiramente, abri a parte da esquerda do cenário, e aumentei o espaço do desenho em 3 vezes.
E logo depois, eu colei as demais partes do desenho
E cortei o esenho, para limitar apenas a área do desenho.
Logo depois, fui para o Affinity Designer para preparar o desenho.
Preparando o Desenho
E como os arquivos dos programas da Serif são intercambiáveis (ou seja, os arquivos do Photo podem ser abertos no Designer e vice-versa), abri o arquivo do Affinity Photo (.afphoto) no Designer e salvei no formato dele (.afdesign). Depois, colei a parte o Wonny no desenho.
E também, colei alguns elementos, tanto os reutilizáveis como o cesto, laço e os primeiros ovos.
E para começar a fazer o desenho, ocultei o grupo dos reutilizáveis.
Com isso, fui para o desenho em si.
Fazendo o Cenário
Nesse desenho, comecei bem diferente do que normalmente faço. Geralmente, começo pelo Romeo ou pelo personagem que está em primeiro plano, mas acabei optando por começar pelo cenário do desenho. Primeiramente, comecei pelo primeiro arbusto.
E para fazer os arbustos, usei muito a ferramenta de Composto, que é bem parecida com as Operações Booleanas, mas com a vantagem dos objetos poderem ser adicionados ou removidos sem restrições. Nesse ponto, também fiz o centro do cenário.
Claro, que devido ao tamanho do desenho, o Affinity Designer travou em alguns momentos.
E depois, terminei os arbustos da esquerda e comecei a fazer os da direita.
Assim, fiz toda a estrutura dos arbustos e fui detalhando eles, usando a ferramenta de Composto.
E com os arbustos finalizados, pintei eles com qualquer cor para poder ver como ficou. E me agradou muito o jeito que os arbustos ficaram.
E assim, ficou os arbustos sem as cores.
Wonny
Depois, comecei a fazer o Wonny, que ficaria ao fundo do desenho tirando foto do que o Romeo estaria fazendo. Comecei pelos limites da cabeça, com as linhas bem grosseiras.
Depois, fui arrumando as linhas da cabeça do Wonny e logo depois, fiz as orelhas que ficam na camada atrás da cabeça.
Depois das orelhas feitas, comecei a fazer os olhos do Wonny, que são muito mais fáceis e fazer do que os do Romeo.
Com os olhos feitos, comecei a fazer o celular que o Wonny está segurando…
E depois, fiz as patas do Wonny que estão segurando o celular. Também, fiz usando a ferramenta de Composto, e realmente gostei do resultado.
Depois, foram feitos os dedos da Pata do Wonny e copiei ela para o outro lado.
Depois das Patas, fiz a marca do rosto do Wonny, e da mesma forma: Primeiro de forma grosseira, e depois corrigindo e arredondando os traços.
Depois de ter feito a marca do rosto do Wonny, colori ele com as cores dele.
E o resultado final do Wonny por trás do Arbusto foi este:
Romeo
Depois do Wonny, agora a estrela principal do desenho, o Romeo. No Romeo, comecei a fazer pelas orelhas dele.
Novamente, assim como na parte do Wonny, comecei a fazer a cabeça com os traços feitos de forma mais grosseira.
E depois, fui corrigindo. Nesse ponto, dá pra ver a diferença entre a parte que já suavizei e a que aina não suavizei.
Depois, fiz a franja. Ao contrário das Orelhas e dos Pelos da Cabeça, a franja foi feita em 4 partes, pois não sabia como fazer em apenas uma única camada.
Corpo do Romeo
Depois de fazer a cabeça, fui para o colar de Pelos do Romeo, que foi relativamente fácil de fazer. E depois, juntei as linhas do Colar de Pelos, com as da cabeça.
Logo após, fiz as pernas do Romeo, e que gostei bastante de como ficou, principalmente depois de suavizar os traços.
Depois disso, fiz as patas do Romeo, que foi a parte que eu mais gostei, e foi o que deixou o Romeo bem parecido com um coelhinho.
E aqui também eu fiz as linhas da virilha do Romeo.
Depois, comecei a fazer as patas do Romeo, e fazendo quase o mesmo que havia feito nas patas do Wonny.
E depois de pronta, copiei a pata para o outro lado.
Logo após, fiz os braços e também comecei a fazer os pelos a bochecha do Romeo e a marca do rosto dele.
Também fiz os olhos do Romeo, e usando o recurso de subcamada, fiz a íris, pupila e os brilhos dos olhos.
E para ser sincero, o Affinity Designer facilita demais na hora de fazer os olhos, justamente pelo recurso de subcamada. O que seria um trabalho maior no PaintTool SAI, no Designer é bem fácil de fazer.
E depois, fiz o focinho do Romeo, e nesse ponto, os elementos principais estavam quase todos terminados.
Colorindo o Romeo
Nesse ponto, esse era o estado do desenho do Romeo. Ainda faltava fazer a cauda e colorir o Romeo.
Primeiramente, colori as partes da cor principal do Romeo
E aqui, eu já tinha colorido a marca o rosto e os olhos do Romeo, e havia feito as sardas do Romeo. Também, nesse ponto dá pra ver que pelo focinho estar com a cor certa, parte das presas estão escondidas.
E por fim, depois e colorir o Romeo, o desenho já estava assim. E tive que deslocar um pouco o Romeo para posicionar ele melhor no cenário.
Complementando o Cenário
Antes de começar a complementar o cenário, ele estava assim:
E depois de ocultar as outras camadas, comecei a trabalhar nas árvores do cenário, e aqui há uma diferença para o desenho original no Tradicional: Uma árvore a mais, que foi a do meio.
Aqui fiz a base das copas das três árvores, e elas estavam assim. E também, acabei ativando o grupo do cenário para verificar como o desenho estava.
E assim como nos arbustos, fiz as árvores usando o Composto, para facilitar a criação da folhagem das árvores.
Ao final, o desenho já estava assim. Ainda faltava detalhar mais o Centro do Cenário e fazer o fundo.
Ovos e Cesta do Romeo
Depois do Cenário feito, comecei a fazer os ovinhos que irão ficar no cenário.
Nesses ovinhos, eu comecei a usar e a abusar das subcamadas, que deram resultados bem interessantes.
Logo após, fiz o Laço que iria na cesta de Ovos.
E o resultado da Cesta de Ovos e do Ovo o Romeo foi esse. Para o Ovo do Romeo, usei as mesmas cores das meias dele.
Fazendo Plantas e as Graminhas
E na hora de fazer as plantas, usei a primeira folha dos reutilizáveis. Começando primeiro por algumas plantas que ficariam no primeiro plano.
E depois, pela grama que ficaria perto dos arbustos, e que esconderia alguns dos ovos do cenário.
E com as plantas no primeiro plano e com as graminhas, o cenário ficou assim, e me agradou bem mais do que antes.
Começando a espalhar os ovos e refazendo a Cesta do Romeo
Depois de fazer as plantas e as gramas, comecei a espalhar os ovos que foram feitos inicialmente. Inicialmente, eles ficariam nos arbustos.
E logo após, acabei tendo a ideia de colocar os ovos entre os arbustos, o que pra mim, ficou bem mais agradável.
E assim, espalhei todos os ovos que eu havia feito inicialmente, e achei que eram muito poucos.
Também, tentei fazer variações aqueles poucos ovos que eu havia feito, porém acabei desistindo da ideia.
E depois coloquei alguns ovos na cesta, e essa parte me deu um pouco de dificuldade pelo jeito que eu havia feito a cesta.
E até havia tentado separar a parte de trás da cesta da parte da frente, porém, isso deixou uma linha marrom que não deu para retirar, o que me obrigou a refazer a cesta.
A nova cesta, foi feita em 4 peças diferentes, que onde a Amarela ficou sendo a cesta em si, uma das Vermelhas, ficou sendo a parte da alça e a outra vermelha, ficou sendo como a parte interna e a Rosa, ficou sendo a parte de trás da cesta. E a cesta foi construída com uma série de operações Booleanas de Subtração, que remove partes sobrepostas dos elementos.
No dia seguinte, comecei a trabalhar novamente no desenho. E assim, ficou a cesta de ovos, depois de ser refeita.
Mais Plantas, Flores e Ovos
Depois da cesta refeita, comecei a fazer mais algumas plantas, que eu havia feito de uma segunda folha de reutilizáveis. E essa seria uma planta que ficaria em um dos cantos, e que no tradicional, eu gostei muito.
E esse foi um dos pontos, em que usei os Modos de Desenho de Curva do Affinity Designer, que facilita em fazer essas plantas.
E depois, para não deixar os arbustos muito vazios, por que não, colocar pequenas flores? Escolhi as cores rosa e branca para espalhar em todos os arbustos de forma bem aleatória.
Comecei pelas flores rosas, que coloquei em 4 arbustos.
E já as brancas, eu coloquei nos arbustos restantes.
E com o Romeo no desenho e a planta do lado direito, ficaria assim:
E como eu havia esquecido de refazer o laço da cesta do Romeo, decidi fazer isso nesse momento.
Também, havia aproveitado e colocado mais flores nos arbustos, para deixar ainda mais rico.
E depois, recoloquei a cesta e o Romeo no desenho.
No dia seguinte, continuei a trabalhar no desenho.
Comecei a fazer as flores do cenário, que gosto muito de fazer para complementar o desenho e que pra mim, dá uma beleza a mais aos desenhos.
No total, acabei colocando apenas 4 flores no desenho:
- Vermelha e Amarela
- Azul
- Laranja e Amarela
- Rosa
Depois das flores posicionadas, comecei a colocar os ovos que já estavam prontos.
Fazendo o Fundo e Finalização
Inicialmente, comecei a fazer o fundo no mesmo arquivo do desenho, porém o programa estava ficando lento, pois o arquivo estava meio pesado.
Nisso, decidi fazer um novo arquivo com as mesmas dimensões do arquivo do desenho, e copiei tudo o que eu havia feito para o novo arquivo e continuei a fazer o trabalho.
Depois com os arbustos terminados, comecei a detalhar um pouco mais as árvores e finalizei o fundo do desenho.
E assim, ficou o desenho. Com uma floresta mais densa ao fundo, o que pra mim, deixou o desenho ainda melhor e mais detalhado.
Depois de uma pequena aula com a Tia Kira no servidor do Discord que ela criou, em que ela havia falado sobre cel shading, foi também falado sobre usar degradês no desenho. Apesar de eu não ter feito sombras nesse desenho, coloquei um gradiente bem fraquinho que fez bastante diferença.
Resultado Final
Ufa! Esse foi um desenho que teve um longo processo de criação, e que me tirou muito de minha zona de conforto. Desenhos do Cantinho tão detalhados quanto esse, são bem raros, pois costumo fazer desenhos bem mais simples.
E esse foi um dos desenhos que mais levou tempo para ser feito. Foram quase 15 horas para o desenho ser totalmente concluído, e esse foi desenho que me tirou da minha zona de conforto, não apenas pela quantidade de detalhes, mas sim, por ser um desenho Vetorial, que foi um salto enorme em relação ao desenho anterior do Romeo.
Com o tempo, vou melhorando nas minhas técnicas em desenho Vetorial, provavelmente mantendo o mesmo estilo dos desenhos feitos no PaintTool SAI ou talvez, eu faça um estilo totalmente novo para esse tipo de desenho, para variar um pouco a minha bagagem de estilos.
E também, quero mostrar que, um desenho vetorial pode não ser tão simplório, e que pode ser mais detalhado, mas que isso, apenas depende da vontade do artista.
Detalhes
E como é um desenho com bastante detalhes, nada melhor do que destacar alguns detalhes que amei nesse desenho.
Um dos detalhes, foi o próprio ovo que o Romeo está segurando, que tem as mesmas cores das meias dele.
E depois, os Ovos para alguns amigos meus. Em ordem, o da Agatha, o do Henry, o do Louis Okidoki e o do Renato Clarein.
Também, simplesmente amei o jeito que o “pequeno espião” Wonny, ficou, embora que ele ficou com poucos detalhes.
Outro detalhe que me agradou muito, foi esse ovo, que se parece com uma certa bandeira.
E por último, a cesta do Romeo, que tem alguns dos primeiros ovos que eu mais gostei, e também, gostei muito do laço da cesta.
Curiosidades
Algumas coisas sobre esse desenho:
- Esse é o desenho que mais levou tempo para ser feito. O processo levou ao todo, em torno de 15 horas. E foi feito em 3 dias seguidos (23, 24 e 25).
- O desenho foi composto 6.629 nodes:
- O desenho foi composto por 337 objetos, de acordo com o Affinity Designer e 419, de acordo com o Inkscape.
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