Estudando: Traço Kemono

Uma nova série do Blog, que serão alguns pequenos estudos que estou começando a fazer para melhorar em meus desenhos. Começando pelo estilo Kemono.

Decidi começar uma nova série aqui no Blog do Cantinho, que é começar a estudar algumas coisas dos desenhos, para poder melhorar mais o meu traço, que já está demonstrando algumas limitações. E como o meu traço mudou para um mais Kemono (Principalmente no Romeo), decidi estudar mais isso, além de estudar mais outras coisas, como estrutura do desenho, perspectiva e desenho gestual.

O que é Kemono?

Primeiramente, precisamos explicar o que é Kemono, e para isso, tem um vídeo da Shira Zem, que explica bem sobre o que é:

Entre o Cartoon e o Kemono

E o meu estilo de desenho acaba ficando no meio do caminho entre os Furries Ocidentais e os Kemonos, com algumas características dos Kemonos (como as orelhas grandes e os olhos enormes), e a boca um pouco maior o que a de um Kemono.

E outra característica que acabei incorporando do traço Kemono (principalmente ao traço da Rady), foi os quadris um pouco largos.

E esse desenho do Romeo com meias, mostra um pouco dessa mistura dos estilos ocidental e kemono.

Começo dos estudos

Agora é a hora de começar os estudos para esse estilo.

Primeiro Estudo [21/02/21]

Para os estudos de Kemonos, decidi estudar mais o estilo o corpo e também as patas, e como inspiração, peguei alguns desenhos da artista Rady, que um estilo de Kemono que acho muito lindo!

Treino de corpo para Kemono

Para o corpo, primeiramente peguei esse tweet da Rady para fazer um primeiro estudo dele.

Com isso em mãos, passei a fazer o desenho, e também a fazer um tímido treino de desenho gestual.

20/02/2021 às 14:20 – Começando a fazer o desenho
20/02/2021 às 14:20 – Um tímido treino de gestual

Neste desenho, acabei por fazer a estrutura do corpo do jeito que eu sempre faço, porém é algo que eu pretendo e que preciso melhorar muito.

20/02/2021 às 14:24 – Fazendo a estrutura do corpo
20/02/2021 às 14:27 – Esboço das orelhas e dos olhos

E sinto que essa estrutura deixa os meus desenhos um pouco travados.

20/02/2021 às 14:32 – Começando o colar de pelos

Aqui tem outro ponto que preciso melhorar, que é a pelagem, que não está parecendo tão natural quanto eu gostaria.

20/02/2021 às 14:39 – Colar de Pelos feito
20/02/2021 às 14:40 – Pelos da cabeça feitos!

E assim ficou o desenho terminado. Há vários pontos para melhorar, como nos olhos, que não está com uma perspectiva muito boa e a pelagem.

Também decidi simplificar o desenho em formas mais simples. E bem provavelmente, essa será a nova estrutura dos meus desenhos, e talvez combinando com o desenho gestual, o resultado fique bem interessante.

Desenho feito com base no desenho da Rady
Desenho simplificado em formas geométricas

Patas!

E também, preciso melhorar as patas, pois isso é outro aspecto que me limita bastante. E para isso, peguei outros desenhos da Rady para fins de estudo, principalmente desses dois Tweets:

E com isso, eu acabei fazendo as patas, e como o processo seria simples, acabei por fazer um segundo desenho com somente as formas das patas, assim estruturando as patas de outra forma.

Patinhas de Kemono!
Patas feitas com base nos desenhos da Rady
Patinhas simplificadas em formas
As patas simplificadas em formas geométricas.

E eu nunca fazia as bases das patas desse jeito, simplificando com as formas geométricas, e provavelmente eu seguirei com os estudos com esse tipo de estrutura.

Resultados

O resultado desse estudo foram esses dois desenhos e um tímido treino de desenho gestual. Esse, sendo feito antes de simplificar a estrutura do desenho em formas geométricas.

E o segundo, com as formas básicas desse desenho, que é bem provável que eu vá seguir essa estrutura de desenho, e que pretendo combinar com o desenho gestual.

Segundo Estudo [08/09/23]

Eu estava navegado pelo Facebook quando vi um esboço feito pelo Nikoriel de um Kemono, mais precisamente do Laga, que eu já desenhei algumas vezes por aqui), e decidi com esse esboço fazer mais uma postagem da série Estudando, para voltar ela às suas Origens. As redes do Nikoriel está em seu Carrd.

E como encontrei no Facebook, decidi dar uma busca no X/Twitter para encontrar o esboço, e o esboço é esse aqui:

Arte por Nikoriel. Disponível no Twitter/X. Arquivado no Archive.is

Esse é um esboço que eu achei bem fofinho e se encaixa bem como um treino para Kemonos, e como personagem acabei escolhendo o Mocha.

Primeiro Desenho

Comecei o desenho como eu sempre começo: Com as linhas da pose e o esboço da cabeça e depois fiz o esboço do corpo do Mocha. Eu fiz o esboço ligeiramente diferente, usando formas mais arredondadas e simplesmente gostei muito.

Depois avancei no esboço do Mocha, fazendo as patas e definindo melhor o corpo dele. Também fiz a marca do rosto, franja, pelos das bochechas, focinho e olhos.

Também fiz a parte interna das orelhas e depois fiz uma mudança na marca do rosto dele. E nesse ponto, fiz os pelos dos ombros e algumas as novas marcas para a pelagem do Mocha.

Assim avancei mais no esboço do Mocha, fazendo as marcas dos braços, cotovelo e barriga. E depois comecei apagar os traços em excesso. Também fiz aqueles três risquinhos no rosto do Mocha e pintei as pupilas dele.

Prossegui apagando os traços em excesso, e eu estava gostando muito de como o Mocha estava ficando. Assim eu fiz as marcas das orelhas dele. Por fim, fiz a cauda dele e decidi fazer como ela seria inicialmente no Nicco.

Segundo Desenho

Já para o segundo desenho do Mocha, eu fiz o esboço dele como o segundo esboço do Nikoriel. E também fiz o esboço mais arredondado e depois eu fiz o esboço das orelhas e defini mais o corpo do Mocha.

A minha intenção é realmente fazer o Mocha como um Kemono, sendo mais esbelto, porém com o quadril mais largo (como são os Kemonos em geral).

Depois fiz as patas, marcas do corpo, olhos e os pelos dos ombros dele.

Assim eu fiz as marcas do rosto, olhos, boca e focinho. Também fiz a cauda dele como eu fiz no desenho anterior dele. Depois apaguei os traços em excesso e mudei um pouco a expressão dele.

Resultados

Eu não gostei muito de como esses desenhos ficaram. Sinto que realmente tenho que estudar mais como Kemonos funcionam. Quem sabe, com mais artes do Nikoriel ou mesmo de outros artistas que desenham personagens nesse estilo.

Mas ao mesmo tempo, eu melhorei desde o meu primeiro Estudando. Eu gostei dessa evolução e sei que posso melhorar mais.



2 respostas

  1. Avatar de Hugo Salviano de Oliveira
    Hugo Salviano de Oliveira

    Eu estou empacado no desenho, queria desenhar como uma artista kemono lá do Telegram, ela está desenhando sergais agora. Eu queria desenhar como ela desenha, mas ter o meu próprio estilo, até tenho baixado alguns livros de desenho furry e kemono, mas eles estão em inglês e japonês, fora que eu não entendo os esboços, a anatomia, não sei desenhar furry/kemono. Quando eu desenho desanimo por não sair como eu queria, aí deixo pra lá, mas estou mudando isso, estou retomando isso, aquele gosto que sentia desenhando.

    1. Olá! Bom, na questão de artistas, há outros artistas que fazem um trabalho bem interessante, quando o assunto é Kemono: Ancesra e NyaSwitchNya.

      O Ancesra tinha alguns guias em seu Patreon, pagando o nível mais alto (R$ 57,50), tendo acesso aos Arquivos Brutos das artes, e esse artista fez o seu próprio estilo e pode ser um artista interessante de se acompanhar no Twitter/X.

      Já a NyaSwitchNya é uma outra artista que também publica as suas artes no Patreon (a partir de R$ 17,50) e no Twitter. E claro, no Patreon ela publica os rascunhos e de vez em quando publica os rascunhos no Twitter/X.

      Esses artistas geralmente publicam em Inglês. E até eu tinha visto um Guia de Kemono em Português, mas parte dele está perdido e também tem um artista brasileiro que faz alguns Kemonos que é o Nikoriel. Ele também tem Twitter/X, mas ultimamente ele está mais ativo no Bluesky.

      E quanto ao desânimo, é normal alguns desenhos não saírem como a gente quer, o que pode ser um pouco frustrante. O melhor a se fazer é ter um certo desapego aos resultados e ver aquele desenho que falhou como um aprendizado e seguir pra outro desenho e assim indo evoluindo.