Mudanças No Site Do Cantinho

Ano novo, cara nova para o Site do Cantinho! Acabei fazendo algumas mudanças no site tanto no Leiaute como em algumas otimizações, e descrevi o que fiz aqui.

O site do Cantinho está de cara nova e espero que o site esteja bem mais leve e rápido para vocês acessarem.

Este é um post um radicalmente fora do escopo da Arte, mas que talvez possa ajudar outros artistas que assim como eu, tem um site. E este post será bastante técnico, já que estarei falando do “Por trás das cenas” do próprio Blog do Cantinho.

O porquê das mudanças no site

Os dois principais motivos para as mudanças no site, foram a Velocidade de Carregamento e o próprio Leiaute do site. E outro motivo bem mais secundário, foi um tema escuro, que eu gostaria de ter, mas queria dar a escolha ao leitor. Porém, eu queria fazer isso sem adicionar plugins ao site.

Velocidade de Carregamento

Eu estava olhando o Google Analytics, quando vi que o site do Cantinho estava com uma Taxa de Rejeição bem grande e com uma Duração Média de Sessão muito baixa.

E foi aí que fui procurar o motivo disso: O site estava muito lento em celulares. Num país, onde mais da metade das pessoas usam a internet apenas pelo celular, isso era completamente inaceitável. E ainda tem mais uma coisa: Um dos fatores para o Google rankear qualquer site, é a velocidade em que o site carrega.

No Lighthouse, o site do Cantinho do Romeo estava com uma pontuação de 73, com o índice de Velocidade de 2,5 segundos e o Carregamento do Maior Conteúdo em 3,2 segundos.

Desempenho do Site do Cantinho no Lighthouse antes das mudanças: 73

Leiaute

Também estava um tanto insatisfeito com o leiaute. O Hestia, que era tema que eu estava usando, tinha um leiaute bonito, mas me limitava muito no que podia fazer. E para fazer o que queria, teria que pagar bem caro pelo tema completo.

Leiaute do site do Cantinho antes das mudanças, em 14/11/2021
Site antes das mudanças

A minha intenção era ter um Leiaute que se focasse no Blog, já que o Cantinho se tornou um site para compartilhar o meu processo de criação das artes.

Tema Escuro

Meu Deus, como eu queria um site que tivesse a opção de Tema Escuro. Eu queria um tema escuro no site para dar mais uma opção para os leitores que utilizam esse esquema de cor. E novamente, o tema que eu utilizava não oferecia esse recurso.

Preparando as coisas…

Como eu tinha migrado o meu site da Hostgator para a Hostinger (em maio de 2021) e paguei a hospedagem de um ano, acabei ganhando um domínio gratuito por um ano. Assim, decidi registrar um domínio secundário, e na Black Friday comprei uma hospedagem secundária.

E com isso, comecei alguns testes, tanto com um tema que eu gostei bastante mas que não sabia mexer nele quando criei o site do Cantinho, como com algumas otimizações do Cache. E as mudanças foram divididas em duas partes: A Otimização e o novo visual do site.

Primeira parte: a Otimização o Site do Cantinho

Inicialmente, para deixar o site mais rápido, eu fiz duas pequenas mudanças: Atrasar o carregamento de Javascript e mudar a fonte do site. Esses testes eu fiz no site do Cantinho, ao invés de fazer no site de testes.

Atraso de Carregamento do Javascript

A mudança do Atraso do Javascript foi feita no Litespeed Cache, que é o Cache que a Hostinger utiliza. Essa mudança foi feita, por conta do Google Tag Manager que estava atrasando o carregamento do site.

A configuração para Atrasar o Javascript no Litespeed Cache
A configuração para Atrasar o Javascript

E apenas essa pequena mudança, fez a pontuação do site no Lighthouse ir de 73 para 81. Nesse ponto, o site não melhorou nem no Índice de Velocidade e nem no Carregamento de Maior Conteúdo, mas sim no Tempo para Interação, Tempo Total de Bloqueio e nas Mudanças de Leiaute Cumulativas.

Resultado no Lighthouse depois de configurar o atraso do Javascript
Lighthouse depois de atrasar o Javascript

Já havia melhorado muito, mas ainda não era o bastante. Eu queria melhorar ainda mais o site, e havia bastante espaço pra isso.

Mudança nas fontes do site

Depois, estava olhando algumas coisas no GTmetrix, até que uma coisa me chamou a atenção: o quanto que as fontes ocupavam na transferência de arquivos do site. A página inicial do site tinha 510 KB. As fontes ocupavam 111 KB, o que seria 21% do tamanho do site!

Tamanho do Site com a fonte Quattrocento Sans
Tamanho do site antes de alterar as fontes

Eu estava usando a fonte Quattrocento Sans para todos os títulos. É uma fonte que gosto, mas que estava afetando um pouco o site. E no site de testes, eu estava usando a Trebuchet MS. Assim decidi mudar a fonte do site do Cantinho para a fonte que estava no site de testes. Com essa pequena mudança, o site tinha ficado mais leve.

Tamanho do Site com a fonte Trebuchet MS
Tamanho do Site depois de alterar as fontes

Depois de alterar a fonte de Quattrocento Sans para Trebuchet MS, tive uma redução considerável no tamanho do site. De 510 KB para 398 KB. E essas mudanças se refletiram no Lighthouse.

Lighthouse depois de alterar a fonte do site

Comparando os resultados

Ao menos, no tocante ao Lighthouse, a primeira parte da otimização do site deu grandes resultados. E para mostrar esses resultados, montei uma tabela.

MétricaComeço (13/11)Atrasar JavascriptAlteração da Fonte
Nota do Lighthouse738192
Primeiro Carregamento de Conteúdo (FCP)2,0 s3,1 s1,9 s
Índice de Velocidade2,5 s3,1 s1,9 s
Carregamento do Maior Conteúdo (LCP)3,2 s4,1 s3,2 s
Tempo para Interagir5,6 s3,1 s2,3 s
Tempo Total de Bloqueio (TBT)620 ms0 ms80 ms
Mudanças Cumulativas de Leiaute (CLS)0,0610,0440,001
Tamanho da Página598 KB510 KB398 KB
Requisições291210
Um resumo de como as mudanças afetaram as métricas do site nesse primeiro momento

Mas uma das coisas que eu mais notei, foi que o “Atrasar Javascript” afeta muito o Plugin do Jetpack e talvez afete o próprio Google Analytics. Então não sei até que ponto fazer isso valha a pena, apenas para obter uma pontuação mais alta no Lighthouse.

Algumas pequenas alterações…

Porém, optei por colocar o Google Ads e o Google Analytics via Google Tag Manager, pois eles estavam atrapalhando um pouco o carregamento do site. E atrasar o carregamento do Javascript estava atrapalhando o plugin do Jetpack. Com o Google Tag Manager, este foi o resultado do Lighthouse.

E há uma boa documentação de como implementar o Google Ads e o Google Analytics via Google Tag Manager.

MétricaComeço (13/11)Alteração da Fonte + Atrasar JavascriptAlteração da Fonte + Google Tag Manager
Nota do Lighthouse739282
Primeiro Carregamento de Conteúdo (FCP)2,0 s1,9 s1,7 s
Índice de Velocidade2,5 s1,9 s2,8 s
Carregamento do Maior Conteúdo (LCP)3,2 s3,2 s2,7 s
Tempo para Interagir5,6 s2,3 s5,5 s
Tempo Total de Bloqueio (TBT)620 ms80 ms370 ms
Mudanças Cumulativas de Leiaute (CLS)0,0610,0010,093
Tamanho da Página598 KB398 KB433 KB
Requisições291017
Um resumo de como as mudanças afetaram as métricas do site depois de implementar o Google Tag Manager

E essa simples ação aumentou bastante o desempenho do site. Não tanto como atrasar o Javascript, mas ficou num equilíbrio entre Desempenho e Funcionalidade. E assim, encerrei a primeira parte da otimização do site no final de Novembro.

Segunda Parte: O Leiaute e o Tema

Na segunda parte das mudanças do site foi a mudança do leiaute e do tema. Como falei anteriormente, uma das razões para as mudanças do site do Cantinho era a minha insatisfação com o leiaute do site.

Apesar de eu gostar do Hestia, que é o tema anterior do site, ele me limitava demais. E fazer uma nova página inicial no Elementor estava totalmente fora de questão.

Planejando um novo Leiaute

Eu já tinha uma ideia de mudar o Leiaute do site há bastante tempo. Eu já havia feito um outro leiaute já no Aniversário de 1 ano do Blog no Elementor, mas o site havia ficado muito pesado. E até por isso, esse leiaute ficou poucos dias no ar, e para esse novo leiaute, o Elementor está totalmente fora de questão. E no Planejamento, ele estava assim:

Com esse relativo fracasso em relação ao novo leiaute, acabei adotando o leiaute padrão do Hestia. Porém, eu percebia que o meu site não estava muito do jeito que eu queria, e não queria desembolsar uma boa grana somente para mudar os itens de lugar no tema Hestia.

Assim, comecei a planejar uma nova página inicial. Eu gostaria de uma página como a que fiz no Elementor, porém eu decidi por usar o Gutenberg, o editor padrão do WordPress. Planejei a página mais ou menos assim.

O tema a ser escolhido

O tema que acabei optando para ser o novo tema do Blog foi o Neve, que é desenvolvido pela Themeisle, a mesma desenvolvedora do Hestia. As principais razões por ter escolhido o Neve, foi a Flexibilidade e o Desempenho.

Flexibilidade do Neve

A principal razão que me fez escolher o Neve, foi a flexibilidade que ele oferece para montar o site, mesmo em sua versão gratuita. Por exemplo, esta é uma das “caras” do tema Neve:

Um exemplo do Tema Neve, disponível na página do Diretório de Temas do WordPress

E a flexibilidade desse tema já se mostra em seus templates (gratuitos e pagos). Vale muito a pena dar uma chance a esse tema.

Desempenho do Neve em comparação ao Hestia

Outra razão que me fez escolher esse tema é a leveza dele, com o site de testes batendo notas altíssimas no Pagespeed e sendo bem consistente, atingindo uma pontuação de 98/100 no site de testes.

Teste do Lighthouse do site de testes com o tema Neve
Teste do Lighthouse do site de testes com o tema Neve

E claro que o site de testes não tem o Jetpack e nem o Google Tag Manager que influenciam no carregamento do site, mas mesmo assim é bem impressionante de como esse tema é leve em comparação ao Hestia. Abaixo, uma tabela com a diferença nas métricas dos dois temas:

MétricaHestiaNeveDiferença (Neve – Hestia)
Nota do Lighthouse8898+ 12
Primeiro Carregamento de Conteúdo (FCP)2,9 s1,8 s– 1,0 s
Índice de Velocidade2,9 s1,8 s– 1,1 s
Carregamento do Maior Conteúdo (LCP)3,2 s2,0 s– 1,2 s
Tempo para Interagir2,9 s1,9 s– 1,0 s
Tempo Total de Bloqueio (TBT)0 ms10 ms+ 10 ms
Mudanças Cumulativas de Leiaute (CLS)0,0010– 0,001
Tamanho da Página528 KB378 KB– 150 KB
Requisições1711– 6
As diferenças entre as métricas do tema Hestia e do tema Neve

O Neve mostrou ser um tema bastante leve e rápido, e isto ajudou a deixar a deixar o site mais leve, com uma diferença enorme no tamanho da página, o que faz o carregamento ser mais rápido.

Resultado do novo Leiaute

E com o tema Neve em mente e com a ideia que estava na gaveta há meses, fiz um novo leiaute para o Blog. E sinceramente, amei esse Leiaute. Olha só como ele ficou no site de testes:

Leiaute do site quase finalizado
O Leiaute quase final do site do Cantinho do Romeo

E depois fiz um pequeno ajuste no leiaute do site e configurei o tema escuro do site. E que simplesmente amei! Olhem a comparação do tema claro e do tema escuro do Site do Cantinho do Romeo:

Decidi fazer uma certa diferenciação nas cores do Cantinho nos dois temas. No tema mais claro, os botões e os links são em Roxo (no mesmo roxo das meias do Romeo). Já no tema escuro, os botões e os links são na cor Ambar (a mesma cor do Romeo). Simplesmente amei esses detalhes.

Concluindo…

O site do Cantinho do Romeo teve um crescimento enorme em 2021, e vi que precisava me adequar melhor, tanto em velocidade como no leiaute do site.

Também, desde que o site do Cantinho do Romeo entrou no ar, ele teve mudanças de direcionamento. Primeiro, seria como um site como de muitos artistas que vejo por ai: Apenas com alguns exemplos de artes, os Termos de Serviços, os preços e de vez em quando, alguma notícia no Blog. E a própria página inicial refletia isso no começo do site.

E isso mudou logo no primeiro dia em que o site entrou no ar. O Blog estava ganhando espaço e sendo atualizado com bem mais frequência do que o planejado inicialmente. Mais tarde, isso se refletiu na página inicial do site, em que foi um pouco improvisada para mostrar as postagens do Blog.

A primeira mudança no site do Cantinho do Romeo

Comecei a comentar as artes finalizadas e mostrando apenas capturas de tela do processo de digitalização das artes. Mais tarde, outra mudança: Fotos do processo dos desenhos no Tradicional.

Por fim, em 2021, uma mudança total na filosofia no site, com os comentários do processo das artes e refinando cada vez mais esse processo. Em todo esse processo de mudança, o Blog foi ganhando cada vez mais espaço e o Cantinho mudou para um site sobre o Processo das minhas artes, ao invés de mostrar apenas o resultado final.

E é disso que o Cantinho do Romeo se trata hoje em dia. Se trata de mostrar o processo, mostrar como trabalho, e assim, ser um meio de me reinventar. E creio que nesse ano, o Cantinho do Romeo tem tudo para crescer mais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.