Minhas Melhores Artes de 2021

Já que fazer um Resumo das Artes é uma tradição entre vários artistas fiz o Resumo de 2021 do Cantinho e resolvi comentar cada uma das artes que coloquei no resumo.

Desde 2017 eu faço aquele meme de “Resumo de Suas Artes”, que nada mais é do que um compilado da melhor arte de um artista em cada mês. Um bom exemplo do que é esse meme, é o da IzaPug, uma das artistas que mais gosto.

Ou seja, é um meme bastante simples. E também, foi algo que eu fiz nos anos anteriores, desde 2017 quando criei o Cantinho do Romeo. E como esse post será bem longo, coloquei um sumário para facilitar a navegação.

Resumos Anteriores

Pessoalmente, gosto desse meme por que a evolução de traço fica bastante visível com os meses e os anos. E uma coisa que percebo é que eu não tinha um estilo tão bem definido até 2019.

E em 2019, eu já estava acertando o meu caminho. Até ali, eu não tinha tantos desenhos digitais, então por esse motivo, os meus Resumos eram compostos principalmente por artes no Tradicional. E em 2020, tive mais desenhos digitais, então separei o meu resumo em dois.

Em 2020, sinto que o meu estilo se definiu um pouco mais, principalmente a partir de Abril, com os olhos enormes, patas grandes e muito pelo! Mas eu não imaginava uma coisa: Que eu poderia evoluir ainda mais em 2021 e que o meu estilo poderia melhorar um pouco mais.

O meu Resumo de 2021

Assim como em 2020, também dividi o meu resumo de 2021 em dois: Em Artes Digitais e em Artes Tradicionais. E este foi o meu resumo de 2021. E optei como critério para as artes tradicionais, colocar aquelas que não foram digitalizadas depois e que se mantiveram como rascunho.

Esmiuçando as artes

Se esse Blog é um Blog de comentários de Processo das Artes, por que não comentar as minhas melhores artes, assim como fiz no meu Art vs Artist? E é isso que farei nesse momento!

Janeiro

Janeiro foi um mês bem tranquilo quanto a desenhos. Explorei algo que fazia tempo que eu não fazia, que era colorir um desenho feito no Tradicional no PaintTool SAI usando as camadas de Multiplicação. E 2021 começou com um desenho digital que gostei bastante e que por muito tempo usei como referência do Romeo.

Art Trade com o Foca DS

Já no primeiro mês, uma certa inovação. O desenho tradicional que foi escolhido, foi uma arte Trade que fiz com o Foca DS, de uma personagem dele: Shakke. E esse foi um personagem que gostei muito de fazer, principalmente por ter me desafiado pela quantidade de detalhes.

O meu melhor desenho de Janeiro no Tradicional

Outra coisa que me fez escolher essa arte para estar no meu Resumo, foi a técnica de pintura, onde colori o desenho feito no Tradicional no PaintTool SAI. E este desenho foi feito em Janeiro, porém publicado apenas em Fevereiro.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/02/art-trade-focads-2/

Coelhoposa de Meias

Indo para o Digital, o meu melhor desenho, foi um desenho de 2020 e que foi digitalizado em 2021, sendo o primeiro desenho do Ano. E este foi um desenho que gostei muito, principalmente por causa dessas meias listradas, e também por causa da pose do Romeo.

O meu melhor desenho de Janeiro no Digital

Gostei também desse desenho por causa do Cenário, e se eu não tivesse demorado muito, esse seria o desenho para a minha Badge, substituindo a de 2020.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/01/badge-romeo-3/

Fevereiro

Fevereiro foi bastante tranquilo, ao mesmo tempo que ocorreu uma revolução no Cantinho: Foi neste mês que onde comecei a comentar mais do processo dos meus desenhos, no Estudo sobre Traço Kemono. E isso, virou uma marca em minhas postagens por aqui. Porém, os desenhos que foram escolhidos são antes desse Estudo, e eles não apresentam os comentários do Processo.

Um Coelhoposa tomando Café

Em Fevereiro, um desenho que gostei bastante. Esse desenho do Romeo tomando café é um dos meus favoritos pela calma que ele me traz. Eu tinha a intenção de digitalizar ele, porém acabei não fazendo isso.

O meu melhor desenho de Fevereiro no Tradicional

E esse é um desenho que quero refazer para 2022, ou até mesmo digitalizar este desenho.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/02/tomando-cafe/

Wonny, Romeo, Hideo

O desenho Digital que foi escolhido para Fevereiro, foi o meu segundo desenho Vetorial que eu cogitei colocar na minha “lista de serviços”. Este desenho foi feito no Inkscape, com uma finalização no Affinity Photo. Talvez, eu abra alguns slots de comissões com esse estilo de arte, com uma borda branca ao redor do personagem.

O meu melhor desenho de Fevereiro no Digital

E esse desenho me animou muito para aprender a fazer desenhos vetoriais. Também foi o meu último desenho feito no Inkscape.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/02/wonny-romeo-hideo/

Março

Março acabou sendo um mês de dualidade. Foi uma continuidade na forma de mostrar o meu trabalho e de uma mudança no meu estilo, que acabou sendo mais puxado para o Kemono, com focinhos menores e olhos maiores.

Romeo de Meias e Flores

Mais um mês, e mais um desenho que amei! Eu gostei desse desenho muito mais pelo cenário e com o Romeo usando as meias. Hoje eu vejo que este seria um bom desenho para uma Badge bem bonitinha do Romeo.

E este é um desenho que talvez eu refaça, pois quero muito trabalhar em cenários em 2022 e também o meu estilo de traço mudou um pouco, sendo um pouco mais Cartoon do que Kemono.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/03/romeo-meias-flores/

Romeo no Verão: Picolés!

Com o finalzinho do Verão, por que não fazer um desenho do Romeo com Picolés? Este seria um desenho para a Live da Brasil FurFest de Março que era com o tema “Furries e Verão”, mas acabei perdendo o prazo de envio da arte.

E mesmo assim, terminei essa arte e até gostei de como ela ficou. E ainda dava para ver como o estilo Kemono me influenciava ainda.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/03/romeo-verao-5/

Abril

Abril foi um mês um pouco mais movimentado. Foi um mês de uma ideia nova, mas que acabei não finalizando, que era um Dakimakura do Romeo e um dos meus desenhos que mais ousei, sendo feito totalmente no Affinity Designer.

Romeo mostrando a língua

Um dos desenhos que mais gostei de fazer no Tradicional. Esse desenho surgiu de uma ideia de fazer um Dakimakura do Romeo, e gostei bastante dessa ideia.

E também esse desenho teve várias versões e uma das que mais gostei foi essa com ele de meias e mostrando as patas.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/04/romeo-blep-2/

Romeo na Páscoa

O desenho digital que escolhi para o mês de Abril, foi o desenho que mais me desafiou. Este foi um desenho que foi feito totalmente no Affinity Designer, depois de uma tentativa fracassada e de um desenho muito mais simples.

Este desenho levou 15 horas para ser feito, e é um dos desenhos com mais detalhes no cenário que fiz. Também, é um dos poucos desenhos que foi feito pensando no cenário que seria feito.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/04/romeo-pascoa-3/

Maio

O mês de Maio foi um mês bem fraco de desenhos tradicionais, mas bem forte nos desenhos digitais. Escolhi um desenho que marca uma pequena mudança no meu estilo e um outro que gostei bastante e que foi para a Live da Brasil FurFest de Maio.

Mais um desenho do Wonny

De desenhos puramente tradicionais, Maio foi um mês um tanto fraco. Esse foi um do desenhos que eu mais gostei, e que dá pra notar uma pequena mudança no meu estilo, que onde saí um pouco do estilo mais Kemono.

Mas este desenho ficou bem pouco inspirado, e os que mais gostei, acabaram sendo digitalizados, que foi o desenho do Lek Furry e o da Jessie. E como acabou sendo um mês fraco, acabou sendo escolhido um desenho que foi bem pouco inspirado.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/05/desenho-wonny/

Mas nos desenhos digitais, eu tive mais opções, e acabei escolhendo uma das versões do desenho do Romeo com um Cookie, que é ele com as meias roxas dele. Este desenho também apareceu no meu Art vs Artist.

Uma das coisas que mais gostei nesse desenho, foi fazer os detalhes. Tanto os potes de doces ali atrás como o balcão da cozinha. Também, coloquei uma referência a um dos doces que eu mais gosto, que é o famoso Dadinho, que é o Doce que foi feito para o IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Este foi um desenho que foi para a Live de Maio a Brasil FurFest, que era a contagem regressiva para a Brasil FurFest 2022 – que seria em Maio de 2022, mas que foi adiada para Julho de 2022.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/05/coelhoposa-doces-2/

Junho

Junho foi mais um mês bem tranquilo, com um desenho do Romeo que não tenho muito o que comentar, mas que gosto bastante e um desenho do Sweet que simplesmente amei o resultado e o processo.

Apenas um Coelhoposa Relaxando

Esse desenho foi escolhido muito pela sensação de calma que ele me traz.

Esse desenho não tem muita coisa de especial, mas é um desenho que gosto bastante.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/06/just-chillin/

Soneca na Floresta

Já para o desenho Digital, um desenho do Sweet que foi inicialmente feito em Outubro de 2020. Acabei adiando a digitalização desse desenho por tanto tempo, pois queria fazer um desenho perfeito, mas acabei digitalizando em Junho.

Sinceramente? Eu amei como esse desenho ficou! Tive que fazer algumas pequenas correções nas plantas e um fundo para o desenho não ficar tão vazio. E este é um dos meus desenhos favoritos.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/06/soneca-na-floresta-2/

Julho

Julho foi um mês bem interessante. Quase não teve desenhos puramente tradicionais, e teve dois desenhos digitais que foi um páreo duro de escolher: Um desenho que amei fazer na BFF Online ou um desenho que me fez sair da minha zona de conforto?

Apenas o Wonny de Gravata-Borboleta

O desenho que foi escolhido para o mês de Julho, foi o único desenho puramente tradicional desse mês. Os demais desenhos tradicionais foram digitalizados em algum momento de 2021.

Mas esse é um desenho que ficou até bem simpático e que ficou bem simples. Até que gostei de como esse desenho ficou.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/07/wonny-gravata-borboleta/

Desenho do Romeo na BFF Online

Escolher o desenho de Julho, foi um páreo duro. Eu estava entre o desenho do Romeo que fiz na Brasil FurFest Online e um desenho do Wonny em que testei outra pintura e que me fez sair um pouco de minha zona de conforto.

E este desenho do Romeo, foi a digitalização de um desenho dele feito em Abril, mas que tinha alguns erros de anatomia e que tiveram que ser corrigidos na digitalização. Esse desenho também foi baseado num desenho antigo do Romeo, que era da minha Badge de 2020.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/07/desenho-romeo-bff-online/

Agosto

Em Agosto foi um mês em que não teve tantos desenhos digitais, e que teve o desenho que de longe foi o mais popular do ano, com aquela Jack-O Pose que foi uma febre. E o desenho digital, foi um desenho simples, para uma pessoa fofísima.

Primeiro desenho com a Jack-O Pose

Okay. Indiscutivelmente, este é o desenho mais popular que eu já fiz nesse ano. Estava tendo uma onda dos desenhos com a Jack-O Pose e assim decidi fazer o meu desenho, usando o Wonny como personagem para este desenho.

E me surpreendi como que esse desenho acabou sendo procurado, e com a demanda que ele teve para o Blog do Cantinho. E apesar de ser o meu primeiro desenho com a Jack-O Pose, acabou sendo o único desenho com essa pose. Talvez, eu ainda faça um desenho desse com o Romeo.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/08/primeiro-jack-o-challenge/

Digitalizando o desenho do fofo do Laga

Tirando algumas comissões, Agosto não teve tantos desenhos digitais de destaque. Acho que o maior destaque acabou sendo esse Kemono bem fofinho com o nome de Laga.

E acabei gostando muito mais desse desenho pelo quão fofo o Laga ficou nesse desenho. Dá vontade de apertar essa coisinha fofa!

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/08/digitalizando-laga/

Setembro

Esse mês, eu escolhi os desenhos mais pela Ténica mesmo. No Tradicional, escolhi um desenho do Wonny, em que fiz ele um pouco mais felino. Já no Digital, escolhi um desenho dele que metade dele foi refeito, apenas para o desenho ficar melhor.

Gatinho de Gravata-Borboleta

Escolhi para Setembro, esse desenho do Wonny. Eu realmente gostei de como esse desenho ficou, com os olhos mais arredondados e com os bigodes de Gato.

E este é um desenho que pretendo digitalizar futuramente e que talvez eu faça uma pintura Lineless nele.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/09/bow-tie-kitten/

Badge do Wonny [Parte 2] ou Apenas um Gatinho

Eu poderia ter colocado o desenho da Badge do Romeo que é um remake do desenho de 2019, mas decidi esse desenho por uma questão mais técnica.

A versão no Tradicional não havia ficado tão boa quanto queria, e no Digital foi um desafio para fazer esse desenho. Tive que fazer uma série de correções nos braços e nas coxas do Wonny, pegando partes de um outro desenho do Wonny e um do Romeo. Por isso que gosto tanto desse desenho.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/09/badge-wonny-2/

Outubro

Eu gostei do mês de Outubro. O que mais gostei, foram dos desenhos tradicionais, e acabei optando por escolher um desenho do Wonny que gostei bastante. Já nos desenhos Digitais, tive apenas um único desenho pessoal, que foi um desenho bem simpes do Ygo feito no Affinity Designer.

Apenas um Gato Miando

Outro desenho que simplesmente amei. O desenho de Outubro, foi baseado em uma arte de um artista que gosto muito, e que gostei muito quando fiz.

Também é um desenho que quero digitalizar em breve e bem provavelmente eu faça um fundo apenas em cores sólidas.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/10/miau/

Ygo num estilo Simples ou Voltando a Usar o Affinity Designer

Já nos desenhos Digitais, tirando a comissão da Amber, esse foi o único desenho digital que fiz nesse mês. Mas que foi um tanto quanto especial, pois depois de meses, eu voltei a usar o Affinity Designer.

E até gostei de como esse desenho ficou. Ficou bem simples, perfeito para desenhos vetoriais. Eu quero refinar mais esse estilo para poder oferecer como uma opção de ícone para os meus clientes.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/10/ygo-simples/

Novembro

Mais um mês, e mais dois desenhos escolhidos. Novembro foi um mês que tive bons desenhos, e pra mim, esses dois desenhos se encaixaram muito bem.

O do Sasha, escolhi por ser um dos raríssimos desenhos que faço de algo da Nintendo e o do Romeo vestido de Zé Vampir, coloquei aqui por ser um desenho com uma referência a um personagem nacional.

Sasha, aquele coelho do Animal Crossing

Eu estava entre colocar um desenho do Sweet e esse do Sasha, mas como essa é uma das poucas artes que faço de algo da Nintendo, decidi colocar a arte do Sasha. Esse é um personagem do Animal Crossing, e que todos acharam que ele seria uma garota, mas que no final das contas, ele era um garoto. E achei ele muito fofinho.

Assim, decidi desenhar ele e gostei muito de como ele ficou no meu estilo, assim como eu amei ver todas as artes que foram feitas desse personagem. E o que eu mais gostei desse desenho, foi a roupinha dele, que achei que ficou muito fofinha.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/11/sasha-animal-crossing/

Romeo como Zé Vampir

Este foi um desenho que fiz com bastante carinho, principalmente por ter uma referência a um personagem brasileiro: O Zé Vampir. Essa é uma ideia que eu estava tentando fazer há tempos, mas que eu não tinha a oportunidade de fazer.

Também, este foi um dos pouquíssimos desenhos em que o Romeo está com uma roupa completa, e até gostei de como a roupa do Zé Vampir serviu bem nele. Outra coisa que gostei nesse desenho, foi o cenário de fundo, que faz referência a uma arte da Turma do Zé Vampir.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/11/romeo-halloween-2/

Dezembro

Uma continuação de um projeto um pouco antigo e um desenho de Natal. Esses foram os desenhos que selecionei para o mês de Dezembro. E foram desenhos que gostei muito de fazer, tanto no Tradicional, como no Digital.

Romeo mostrando a língua

Esse foi uma outra tentativa de fazer um desenho que eu havia gostado bastante. Essa foi mais uma parte daquele Dakimakura do Romeo que comecei a desenhar em Abril, mas dessa vez, tentando combinar os dois desenhos que eu tinha gostado.

Apenas um Coelhoposa mostrando a língua. Desenho de Corpo Inteiro.

O que mais gostei desse desenho, foi que o Romeo parece estar realmente dançando, e o desenho parece estar com uma perspectiva (o que não foi planejado). Esse desenho me deu um fôlego a mais para trabalhar nesse pequeno projeto.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/12/romeo-blep-3/

Romeo com um Presente

Uma ideia que veio de um desenho antigo que ganhei de presente de um artista que não encontrei mais. Eu gostei desse desenho muito mais pela expressão do Romeo, e desses olhos, que apesar de serem bem grandes, ficaram mais Cartoons.

Outra coisa que gostei nesse desenho, foi os detalhes da árvore de Natal que está no cenário e que deu bastante trabalho para fazer e acho que é possível refinar mais os cenários que eu faço.

https://cantinhodoromeo.com.br/2021/12/romeo-natal-3/

Conclusão

2021 foi um ano de crescimento. E também, foi um ano em que elevei um pouco a qualidade de meus desenhos, porém acabei diminuindo a quantidade de desenhos em que fiz. Enquanto que em 2020 foram 427 desenhos, esse ano foram bem menos desenhos: 240.

Mas eu queria realmente diminuir um pouco a quantidade de desenhos que eu fazia para começar a me concentrar na qualidade de cada um deles, e aparentemente deu certo. A qualidade os meus desenhos aumentaram um pouco. E espero crescer mais em qualidade nesse ano que está por vir, tanto nos posts como nos desenhos que estão sendo postados por aqui.

Desenhar e escrever são duas paixões pra mim, e é onde eu quero crescer.

Categorias:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.