1 ano de Blog, 4 anos de Cantinho

Um artigo sobre a pequena evolução que o Blog teve nesse um ano de existência. E também, um agradecimento a todos vocês.

Parece que foi ontem que o site do Cantinho do Romeo começou, e hoje o Blog do Cantinho do Romeo faz um ano! Algumas mudanças de rota, fizeram o site ser bem diferente do que foi inicialmente planejado, e assim, decidi contar essa pequena história.

O começo de uma ideia

A ideia de fazer o site, surgiu de uma palestra na Brasil FurFest de 2019 sobre Marketing Digital, e inicialmente o site seria nada mais do que uma vitrine para as minhas artes, com uma parte com os preços das Comissões e outra com os Termos de Serviço.

Também, na ideia inicial, a parte de Blog seria bem subutilizada, pois em outros sites, eu via a parte de Blog ou para anúncios ou para tirinhas. E não sabia muito bem o que fazer com essa parte, tanto que no primeiro post do blog, eu não falava nada sobre colocar o processo das minhas artes aqui.

A mudança

O começo da mudança de rota

A proposta original, seria como muitos sites de artistas, que contém apenas algumas artes de exemplo, os preços das comissões e os termos de serviço. Porém, no mesmo dia em que eu lançava o site ao público, o Resumocast postou um vídeo comentando sobre um livro que mudaria bastante a proposta do site.

O vídeo em questão, era sobre o livro Mostre o Seu Trabalho do autor Austin Kleon.

Este livro, fala como ser encontrável na Internet, e esse vídeo me deram dicas que foram valiosas, conforme me descobria como fazer isso.

Depois do Começo, o Descobrimento

Eu ainda não sabia como mostrar o meu trabalho, não tinha muita ideia de como iria fazer isso e também não sabia como eu iria fazer o blog ser ativo. Comecei a postar quando podia, depois passei a postar toda Segunda, Quarta e Sexta, e por fim, passei a postar dia sim, dia não.

E na forma, passei a postar os desenhos como eu postava no Fur Affinity.

O segundo desenho postado no Blog

Depois, passei a postar o processo dos desenhos digitalizados. E também, passei a comentar sobre os desenhos no tradicional.

Desenho que onde passei a comentar os desenhos feitos no Tradicional

E assim, continuei por meses, achando que eu tinha encontrado uma boa forma de mostrar o meu trabalho. E em algumas postagens, eu até comentava as inspirações que tive, mas era a minoria das postagens. Uma dessas postagens, foi o Rework da Ruby.

Porém, uma certa treta entre artistas, mudaria o formato das postagens, mais uma vez.

Uma treta que mudou tudo de novo

Lá pelos idos de Outubro de 2020, teve uma treta no mundo artístico, que mudou bastante o formato dos posts. A treta, foi da artista Imagine e Desenhe, que teve algumas acusações de plágio. Nessa treta, passei a colocar todo o processo criativo dos meus desenhos, inclusive no Tradicional.

O ponto que onde mudei totalmente o jeito que eu mostrava o meu trabalho

E essa mudança se deu, para maior transparência aos meus seguidores e para mostrar todo o processo de como as minhas artes são feitas, desde a inspiração inicial até a arte final.

Também, no mesmo mês, comecei a gravar todo o processo das artes digitalizadas, também para maior transparência de todo o processo.

Refinando as coisas

Depois de um tempo, achei um Audiobook do Mostre o Seu Trabalho e nisso, revi algumas das coisas do site. Nisso, revi principalmente a parte do Processo. Não estava mais tão satisfeito com a forma em que eu estava mostrando o meu processo, e pensei: Por que não, comentar o processo?

Nessa mudança, comecei a fazer comentários em cada parte do processo do desenho, tanto no Tradicional como no Digital. E é assim que está sendo feito até hoje.

De um site para vender comissões, para um Blog

No meio disso tudo, houve uma mudança bem drástica no site. O site que tinha foco em vender comissões, passou a ter um foco muito maior no Blog. E assim, houve a primeira mudança no site.

A primeira cara do Site

Depois, acabei adicionando uma parte para o Blog na página inicial, já que o Blog estava se tornando cada vez mais importante no site. E agora, está sendo lançada uma nova página inicial para o site, com uma ênfase maior no Blog.

Muito Obrigado e o Futuro

E sinceramente, a todos vocês que me acompanham, o meu mais sincero agradecimento. Sem o apoio e o incentivo de vocês, eu não teria ânimo para continuar a desenhar.

E quando, eu estava quase desistindo, vocês me apoiaram a continuar desenhando, e quero muito apoiar outros artistas que estão começando, assim como outros artistas me apoiaram quando eu estava começando. Nesses 4 anos, o Cantinho do Romeo se renova, e se reinventa a cada dia.

Para o futuro, pretendo refinar cada vez mais o meu processo. E também, refinar a maneira em que mostro o meu trabalho, e tornar esse blog, uma ferramenta para eu me reinventar dia a dia. Pretendo também, fazer do Cantinho, um lugar para divulgar outros artistas com algum projeto futuro.

Terá a Brasil FurFest Online, a qual eu participarei, e tentarei pegar um espaço de Bazar por lá, e que será um teste para eu ir para o bazar presencial na Brasil FurFest do ano que vem.

Categorias:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.